Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Física

Questão de: Gravitação: Corpos em Órbita

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Física

A Estação Espacial Internacional (ISS) está constantemente orbitando a Terra a uma altitude aproximada de 420 km acima da superfície terrestre. Sabendo que a aceleração da gravidade na superfície da Terra é aproximadamente 9,8 m/s², calcule a aceleração da gravidade experimentada pelos astronautas a bordo da ISS. Considere o raio da Terra como 6.371 km.
a.
8,66 m/s²
b.
10,2 m/s²
c.
9,4 m/s²
d.
7,3 m/s²
e.
8,0 m/s²

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Gravitação: Corpos em Órbita - EM13CNT204
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Fácil

Gravitação: Corpos em Órbita - EM13CNT204
Fonte: UEL
Questão 2:

Média

Gravitação: Corpos em Órbita - EM13CNT204
Fonte: FMJ
Questão 3:

Média

Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano. De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era
Question illustration
Cinemática: Movimento Circular Uniforme - EM13CNT309
Fonte: ENEM
Questão 4:

Difícil

Considere um corpo celeste que orbita o Sol com um período de revolução de 200 anos, mantendo uma órbita quase perfeitamente elíptica. A excentricidade da órbita é de 0,9, o que a torna muito mais alongada do que as órbitas dos planetas em nosso Sistema Solar. Para calcular a distância média desse corpo ao Sol, utilize a leis de Kepler, que relaciona o período de revolução (T) com a distância média ao Sol (a) para órbitas elípticas: T^2 = k * a^3, onde k é a constante gravitacional que para o Sistema Solar é aproximadamente 4 * pi^2 UA^3/ano^2. Após calcular a distância média, determine a velocidade orbital do corpo celeste em seu ponto mais próximo do Sol, considerando a segunda lei de Kepler, que estabelece que 'a linha que une um planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais', e que a conservação do momento angular é válida para o movimento do corpo celeste. Em seguida, explique como a excentricidade da órbita afeta a velocidade do corpo celeste, comparando-a com a velocidade orbital de um planeta situado a uma distância média similar no Sistema Solar, como Júpiter, que possui uma excentricidade muito menor. Para realizar essa comparação, considere as excentricidades conhecidas no momento da formulação desta questão: e = 0,9 para o corpo celeste e e = 0,048 para Júpiter.
Sistema Solar: Características
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo