Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Física

Questão de: Dilatação: Volumétrica

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Física

Um recipiente cúbico de alumínio, com aresta inicial de 10 cm, é preenchido completamente com álcool a 20°C. A temperatura do sistema é então elevada para 60°C. Considerando o coeficiente de dilatação volumétrica do alumínio como 7,5 x 10^-5 °C^-1 e do álcool como 11 x 10^-4 °C^-1, calcule o aumento de volume do recipiente e a variação do volume do álcool. Utilize o conhecimento sobre dilatação volumétrica e os coeficientes de dilatação apresentados para resolver a situação-problema.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Dilatação: Volumétrica
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Média

Dilatação: Volumétrica
Originais Teachy
Questão 2:

Muito Difícil

Um cilindro de latão (coeficiente de dilatação volumétrica 5,7 x 10^-5 °C^-1) com um furo no centro é inicialmente preenchido de água até a borda. A temperatura do sistema é então aumentada de 20 °C. Considerando que o volume inicial do cilindro é de 2000 cm^3 e o volume do furo é desconsiderável, calcule a variação do nível da água no cilindro. Considere o coeficiente de dilatação volumétrica da água como sendo 3,0 x 10^-4 °C^-1 e que a dilatação sofrida pelo furo é a mesma que a do latão. Considere também a aceleração da gravidade como 10 m/s^2 e que a densidade da água é 1000 kg/m^3.
Dilatação: Volumétrica
Originais Teachy
Questão 3:

Difícil

Uma escola organizou uma corrida de revezamento 4 x 400 metros, que consiste em uma prova esportiva na qual os atletas correm 400 metros cada um, segurando um bastão e repassando-o de um atleta para outro da mesma equipe, realizando três trocas ao longo do percurso, até o quarto atleta que cruzará a linha de chegada com o bastão. A equipe ganhadora realizou a prova em um tempo total de 325 segundos. O segundo corredor da equipe ganhadora correu seus 400 metros 15 segundos mais rápido do que o primeiro. O terceiro realizou seus 400 metros 5 segundos mais rápido que o segundo corredor e o último realizou seu percurso em dobro do tempo realizado pelo primeiro. Qual foi o tempo, em segundos, em que o último atleta da equipe ganhadora realizou seu percurso de 400 metros?
Cinemática: Variação de Posição - EM13CNT309
Fonte: ENEM
Questão 4:

Média

Um jogador de futebol chuta uma bola com uma velocidade inicial de 20 m/s, fazendo um ângulo de 30 graus com o solo. Considerando a resistência do ar desprezível e utilizando a decomposição do movimento oblíquo, analise o seguinte: a) Determine as velocidades iniciais nas direções horizontal e vertical. b) Calcule o tempo total que a bola passa no ar até tocar o solo novamente. c) Encontre o alcance horizontal da bola, ou seja, a distância percorrida no eixo X até tocar o solo.
Cinemática: Movimento Oblíquo
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo