Entrar

Questão sobre Eletricidade: Tipos de Eletrização

Física

Originais Teachy

Eletricidade: Tipos de Eletrização

Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Física

Dois corpos inicialmente neutros, A e B, são aproximados sem contato. O corpo A é carregado negativamente por indução e, em seguida, é afastado do corpo B. Após o afastamento, o corpo A é eletrizado por contato com um terceiro corpo que estava inicialmente neutro e o corpo B é eletrizado por atrito com um quarto corpo também inicialmente neutro. Explique o processo de eletrização por indução e por contato, diferenciando-os e justificando por que o corpo A ficou negativamente carregado e o corpo B positivamente carregado. Além disso, discuta o papel da conservação da carga nesse processo, considerando que a soma algébrica das cargas dos corpos antes e depois do processo deve ser nula, e apresente um exemplo numérico hipotético para demonstrar a aplicação das leis da eletrização e da conservação da carga nesse contexto.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Júlia resolveu realizar um experimento de eletrização em seu laboratório da escola e decidiu utilizar um bastão de vidro e um pedaço de tecido de seda. Após a utilização de um dos processos de eletrização, Júlia observa que os dois materiais atraem pedaços de papel. Com base na situação apresentada, qual processo de eletrização foi utilizado por Júlia e qual o sinal das cargas elétricas finais do bastão e do tecido?

Eletricidade: Tipos de Eletrização

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

UEAM

Eletricidade: Tipos de Eletrização

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ENEM

Na madrugada de 11 de março de 1978, partes de um foguete soviético reentraram na atmosfera acima da cidade do Rio de Janeiro e caíram no Oceano Atlântico. Foi um belo espetáculo, os inúmeros fragmentos entrando em ignição devido ao atrito com a atmosfera brilharam intensamente, enquanto “cortavam o céu”. Mas se a reentrada tivesse acontecido alguns minutos depois, teríamos uma tragédia, pois a queda seria na área urbana do Rio de Janeiro e não no oceano. De acordo com os fatos relatados, a velocidade angular do foguete em relação à Terra no ponto de reentrada era

Cinemática: Movimento Circular Uniforme • 'EM13CNT309'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Um aluno brincalhão pendurou seu estojo, de massa 500 g, na ponta de uma mola ideal com constante elástica k = 100 N/m. Enquanto observava como a mola balança, a professora de física percebeu a oportunidade de ensinar sobre movimento harmônico simples (MHS). A mola, em repouso, sofreu uma deformação de 10 cm a partir da sua posição de equilíbrio. Em um momento o aluno solta o estojo, e o movimento começa. (a) Mostre que o movimento do estojo é um movimento harmônico simples. (b) Encontre a equação geral do MHS do estojo. (c) Determine a velocidade máxima da oscilação do estojo.

Movimento Harmônico Simples: Equação do Movimento

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies