Entrar

Questão sobre Egito Antigo

História

Originais Teachy

'EM13CHS105', 'EMCHS201'

Egito Antigo

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de História

Na cultura do Egito Antigo, a literatura também desempenhava um papel importante pois servia para transmitir conhecimento às gerações posteriores sobre as crenças religiosas da época e sobre as práticas sociais vigentes na época dos faraós. Qual era a principal obra literária produzida pelos egípcios?
a.
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
b.
O Livro dos Mortos.
c.
O Código de Hamurabi da Babilônia.
d.
Os Dez Mandamentos do Deus Único.
e.
A Bíblia Sagrada.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

No contexto do Antigo Egito, a civilização foi marcada pelo desenvolvimento de uma sociedade complexa e hierarquizada, cuja economia dependia grandemente do comércio. Este aspecto era crucial para a aquisição de recursos escassos no Vale do Nilo, como metais preciosos e madeiras, que eram trocados por cereais e produtos agrícolas em rotas comerciais que se estendiam por grande parte do continente africano. Em seu auge, o Egito estabeleceu intensas relações diplomáticas e econômicas com reinos vizinhos, expandindo sua influência cultural e política na região. Dentre as várias rotas comerciais que conectavam o Egito aos outros reinos africanos, destaca-se o trajeto conhecido como 'A Rota do Ouro', por onde fluíam não apenas minérios preciosos, mas também ideias e tecnologias. Considerando a importância dessas relações para o Egito Antigo, e tendo em vista a necessidade de manter um sistema de escrita e cálculo eficiente para gerir tais fluxos comerciais e administrar um império, a seguinte inscrição foi encontrada em uma antiga tabuleta egípcia, possivelmente usada por escribas e mercadores: 'Ao olhar para o horizonte, as pirâmides se erguem magníficas, como tesouros imortais de nossos faraós. Em cada bloco, a história de um reino, em cada medida, a riqueza de nossas terras. Decifre os enigmas da prosperidade e os segredos da escrita, e encontrarás a chave para os tesouros dessa grande civilização'. Com base na passagem e no conhecimento sobre a civilização do Egito Antigo, qual era o papel do sistema de escrita egípcio na gestão dos fluxos comerciais e no controle do império?

Egito Antigo • 'EM13CHS105', 'EMCHS201'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

A antiga sociedade egípcia apresentava uma série de características marcantes, incluindo formas de governo, religião e articulações entre populações nômades e sedentárias. Com base nesse contexto, aborde as seguintes questões: 1) Como era a organização política no Antigo Egito e quais eram suas principais características? 2) Explique a relação entre as populações nômades e sedentárias na região e como essa dinâmica influenciou a sociedade egípcia. 3) Discuta as principais oposições dicotômicas no contexto egípcio, como cidade/campo, cultura/natureza e civilizados/bárbaros, e como essas distinções influenciavam a percepção das pessoas na época.

Egito Antigo • 'EM13CHS105', 'EMCHS201'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ENEM

A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem no Pará, a Balaiada no Maranhão e a Sabinada na Bahia. Mas de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata. (PESAVENTO, S. J. Farrapos com a faca na bota. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013). A característica regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era a:

Brasil Império: Características do 2º Reinado • 'EM13CHS204'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Após as Independências na América Latina, as novas nações enfrentaram desafios para a construção de suas estruturas políticas e administrativas. No século XIX, a região foi marcada por conflitos internos, disputas territoriais e tentativas de modernização. Considerando o contexto pós-independência, analise como a Doutrina Monroe, proclamada em 1823, refletiu as tensões entre os Estados Unidos e as ex-colônias europeias na América Latina e Caribe. Além disso, identifique e descreva um dos instrumentos de política externa utilizados pelos Estados Unidos para influenciar a região durante o século XIX, explicando sua aplicação e impacto.

América no Século XIX: Revisão • 'EM13CHS103', 'EM13CHS204'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies