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Questão sobre Ponto, Plano e Reta

Matemática

Originais Teachy

Ponto, Plano e Reta

Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Difícil de Matemática

Um arquiteto deseja construir um prédio de escritórios em uma área urbana. Para garantir que o prédio não invada propriedades vizinhas nem ultrapasse o limite de altura permitido, ele utiliza conceitos de geometria espacial. Considere um terreno retangular ABCD, onde AB é paralelo a CD e mede 60 metros, e AD é paralelo a BC e mede 40 metros. No ponto A, ele deseja erguer uma coluna que será o ponto de encontro de duas vigas. A primeira viga seguirá perpendicularmente ao lado AB e paralelamente ao lado CD do terreno, e a segunda viga partirá da coluna A e seguirá perpendicularmente ao lado AD. As vigas devem ser construídas de tal forma que passem pelos vértices do terreno. 1. Determine a equação da reta que representa a primeira viga, que passa pelo ponto A e pelo vértice C do terreno. 2. Sabendo que a segunda viga deve ser construída de tal forma que, partindo do ponto A, seja perpendicular à reta que representa o lado AD do terreno, determine a equação dessa reta que representa a segunda viga. Utilize os conceitos de geometria espacial e trigonometria para resolver o problema.

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No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

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Em um jogo de matemática avançada para crianças do 1º ano do ensino fundamental, a regra para formar uma sequência é multiplicar o número anterior por 2 e somar 1. A sequência dada é a seguinte: 1, 3, 7, 15, __, 31, __, 63. Qual é o número que completa corretamente o espaço em branco na sequência de acordo com a regra estabelecida? Considere que os espaços em branco devem ser preenchidos com o menor número natural possível que satisfaça a regra e mantenha a progressão crescente.

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Qual é o algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadros e compasso?

Lado, Raio e Apótema de Polígonos Inscritos e Circunscritos • 'EF08MA16'

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