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Questão sobre Triângulos: Semelhança

Matemática

UEFS

'EM13MAT308'

Triângulos: Semelhança

Média

(UEFS 2010) - Questão Média de Matemática

Question illustration
a.
b.
c.
d.
e.

Gabarito:

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Dificuldade Média

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CEDERJ

Volume: Blocos Retangulares • 'EF08MA21'

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Teachy

Em um jogo de matemática avançada para crianças do 1º ano do ensino fundamental, a regra para formar uma sequência é multiplicar o número anterior por 2 e somar 1. A sequência dada é a seguinte: 1, 3, 7, 15, __, 31, __, 63. Qual é o número que completa corretamente o espaço em branco na sequência de acordo com a regra estabelecida? Considere que os espaços em branco devem ser preenchidos com o menor número natural possível que satisfaça a regra e mantenha a progressão crescente.

Sequências: Elementos Ausentes • 'EF01MA10'

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Dificuldade Fácil

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Teachy

No contexto da pintura de um vitral para uma igreja, um artista deseja criar um desenho que contenha um polígono regular de 10 lados. Este polígono será composto por triângulos isósceles idênticos, cada um deles tendo, como base, um lado do polígono e como lados congruentes os segmentos que ligam um vértice ao centro do polígono. Considerando que o artista pretende seguir um padrão de simetria radial, qual é o número de diagonais que passam pelo centro do polígono e qual é a medida de cada ângulo interno desse polígono? Além disso, se um observador estiver no centro da igreja e olhar para o vitral, qual a medida do ângulo sob o qual ele verá cada uma das bordas do polígono regular? Considere que o polígono e os triângulos formados são regulares e que a medida dos ângulos internos de um triângulo isósceles é dada por A = (n-2) * 180° / (2n), onde A é o ângulo procurado e n é o número de lados do polígono.

Polígonos Regulares: Ângulos e Diagonais

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Dificuldade Média

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Teachy

João e Maria estavam brincando de desenhar formas geométricas. João desenhou um triângulo e Maria ficou curiosa sobre seus componentes. Considerando o desenho de João, identifique os vértices, lados e ângulos do triângulo. Além disso, com base nas características do triângulo desenhado, classifique-o quanto aos lados (escaleno, isósceles ou equilátero) e quanto aos ângulos (acutângulo, retângulo ou obtusângulo). Explique sua resposta.

Componentes dos Triângulos

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