Entrar

Questão sobre Enunciação

Português

Originais Teachy

'EM13LGG104'

Enunciação

Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Português

Imagine que você está assistindo a um discurso político em que o orador aborda diversos temas relevantes para a sociedade atual. Neste contexto, as falas do orador são enunciados que expressam sua visão sobre esses assuntos e influenciam a opinião do público. Descreva o processo de enunciação no discurso político, destacando a importância do contexto e da relação entre o enunciador (orador) e o destinatário (público) na construção do significado dos enunciados. Além disso, explique como o uso de diferentes linguagens pelo orador pode contribuir para a compreensão e persuasão do público-alvo.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

No livro 'O Pequeno Príncipe', de Antoine de Saint-Exupéry, o autor utiliza diversas figuras de linguagem para transmitir suas mensagens ao leitor. No trecho 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas', qual é o processo de enunciação?

Enunciação • 'EM13LGG104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Analise o fragmento do poema 'Navegar é Preciso', de Fernando Pessoa, para responder à questão: 'Navegar é Preciso' Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: 'Navegar é preciso; viver não é preciso'. Quero para mim o espírito desta frase, transformando-a para a luta que a gente enfrenta. 'Viver não é necessário; o que é necessário é criar'. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, e esta é a minha luta. (Fernando Pessoa). Considerando o contexto do poema e a teoria dos atos de fala, explique como o eu lírico se posiciona em relação à vida e à ação de criar. Discorra sobre a relação entre a enunciação poética e a expressão dos desejos e intenções do sujeito poético, considerando os elementos linguísticos que evidenciam esse posicionamento.

Enunciação • 'EM13LGG104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Trecho: "O mulato era o trabalhador: o único ente útil naquele mundo improdutivo. Não era escravo nem senhor; filho de brancos, os brancos o insultavam; escravo de pretos, de pretos era escarnecido. Era o reprodutor da espécie, era o triturador do milho, o amassador da mandioca, o arador, o cavador, o carreiro." - Aluísio Azevedo, "O Mulato" Com base no trecho da obra "O Mulato", de Aluísio Azevedo, responda às questões: a) Quais são as visões de mundo percebidas no discurso de Aluísio Azevedo neste trecho? Como essas perspectivas retratam a sociedade da época em que o trabalho foi produzido? b) Caracterize o realismo presente nesse excerto. Como você difere o realismo do romantismo e do naturalismo, tendo em mente que Aluísio Azevedo foi autor nessas três correntes literárias?

Literatura Realista • 'EM13LGG302'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies