Entrar

Questão sobre Interpretação Textual

Português

ENEM

Interpretação Textual

Difícil

(ENEM 2015) - Questão Difícil de Português

Na imagem encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela...
Question illustration
a.
Criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.
b.
Compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.
c.
Divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República.
d.
Violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.
e.
Adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

ENEM

A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente, a mãe comunista perseguida pelo nazismo envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto. Um sucesso absoluto e raro de crítica e público. Disponível em www.odevoradordelivros.com. Acesso em 24 jun. 2014. Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um(a):

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

CMB

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

UFPI

Noções de Classicismo e Barroco • 'EM13LGG601', 'EM13LGG602'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Trecho escolhido: "(...) tinha me lançado o ar do exílio, Sofrendo de um mal sem nome, é a vida inteira, E conheço que irei morrer último no laço, Com família longínqua, de terra estrangeira." (Luís Lopes, poeta angolano, em "Cantos de Exílio") Considerando o trecho do poema "Cantos de Exílio", de Luís Lopes, um importante escritor angolano, analise as seguintes afirmações e discuta como esse texto é representativo das características da literatura africana: 1. O tema do exílio e a luta pela identidade cultural são elementos constantes na literatura africana de língua portuguesa. 2. A relação com a terra natal e a diáspora são elementos que dialogam com as tendências atuais da literatura africana.

Tendências Literárias: Literatura Africana

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies