Entrar

Questão sobre Noções de Classicismo e Barroco

Português

Originais Teachy

'EM13LGG601'

Noções de Classicismo e Barroco

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Português

Considere o seguinte trecho do poema 'O desconcerto do mundo' de Camões: "Os bons vi sempre passar \ No mundo graves tormentos; \ E para mais me espantar, \ Os maus vi sempre nadar \ Em mar de contentamentos." Este trecho reflete características tanto do Classicismo quanto do Barroco, movimentos literários que marcaram a literatura ocidental. Com base nesse contexto, identifique a característica do Classicismo e do Barroco presentes no poema e avalie como essas características se manifestam em sua estrutura e temática, considerando o contraste entre a ordem clássica e a complexidade barroca. Qual é a interpretação mais plausível para a mensagem implícita no poema ao considerar a influência de ambos os movimentos literários?
a.
A mensagem implícita no poema 'O desconcerto do mundo' de Camões é uma crítica à injustiça percebida no mundo, onde o sofrimento não é proporcional ao mérito moral. O poema expressa a perplexidade diante da injustiça do mundo, utilizando a clareza e a ordem clássicas na forma, mas explorando a complexidade e o contraste barrocos no conteúdo.
b.
A mensagem implícita no poema 'O desconcerto do mundo' de Camões é uma reflexão sobre a inevitabilidade do destino, onde os eventos ocorrem de maneira aleatória e sem relação com o mérito moral. O poema expressa a aceitação da ordem natural do mundo, utilizando a clareza e a ordem clássicas na forma, mas explorando a complexidade e o contraste barrocos no conteúdo.
c.
A mensagem implícita no poema 'O desconcerto do mundo' de Camões é uma análise da luta entre o bem e o mal, onde as forças opostas coexistem em equilíbrio. O poema expressa a coexistência de forças opostas, utilizando a clareza e a ordem clássicas na forma, mas explorando a complexidade e o contraste barrocos no conteúdo.
d.
A mensagem implícita no poema 'O desconcerto do mundo' de Camões é uma observação sobre a transitoriedade da vida, onde as circunstâncias mudam rapidamente e sem aviso. O poema expressa a efemeridade das condições humanas, utilizando a clareza e a ordem clássicas na forma, mas explorando a complexidade e o contraste barrocos no conteúdo.
e.
A mensagem implícita no poema 'O desconcerto do mundo' de Camões é uma meditação sobre a busca pela felicidade, onde a satisfação pessoal é vista como um objetivo inalcançável. O poema expressa a dificuldade de alcançar a felicidade plena, utilizando a clareza e a ordem clássicas na forma, mas explorando a complexidade e o contraste barrocos no conteúdo.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

CMB

Tipologia Textual: Práticas Narrativas • 'EF06LP01, EF67LP06'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o fragmento da crônica abaixo e responda à questão a seguir: "Todo dia, ao atravessar a praça, vejo o senhorzinho sentado no banco, alimentando os pombos. Sua serenidade parece contrastar com a correria ao redor. Uma cena simples, mas que convida à reflexão sobre o valor das pequenas pausas na rotina agitada da cidade grande." Com base neste fragmento, identifique qual característica fundamental da crônica é evidenciada e como ela se manifesta nesse texto.

Gênero Textual: Crônica • 'EF08LP01, EF89LP09'

Questão icon

Questão

Dificuldade Muito Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o conto 'A terceira margem do rio', de Guimarães Rosa, e a crônica 'O prazer de ler', de Rubem Alves, e identifique as características textuais que os diferenciam, considerando aspectos como a estrutura, o tempo e o espaço da narrativa, bem como a relação com o leitor e o uso de figuras de linguagem. Em seguida, elabore um texto argumentativo que discorra sobre como a escolha de tais elementos constrói a identidade de cada gênero e influencia a forma como são recebidos pelo público leitor. Faça uma análise crítica, apoiando-se em teóricos da literatura, para justificar a sua compreensão sobre a distinção entre o conto e a crônica, e a importância dessas distinções na prática da leitura e na apreciação da obra literária.

Gêneros Textuais • 'EM13LGG103'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies