🇧🇷
Entrar

Questão sobre Noções de Classicismo e Barroco

Português

UFTM

'EM13LGG601', 'EM13LGG602'

Noções de Classicismo e Barroco

Média

(UFTM 2013) - Questão Média de Português

a.
b.
c.
d.
e.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

UFPI

Noções de Classicismo e Barroco • 'EM13LGG601', 'EM13LGG602'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Texto de referência: "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo." (Fernando Pessoa) Tendo em vista o texto de Fernando Pessoa acima e considerando seus conhecimentos sobre acento tônico e acento gráfico, responda: a) Identifique e classifique as palavras quanto à tonicidade no primeiro verso do poema de Fernando Pessoa, explicando a diferença entre acento tônico e gráfico. b) A palavra "nada" é um exemplo de palavra proparoxítona, sendo essa uma classe que sempre é acentuada graficamente. Explique o motivo dessa regra existir e dê outros dois exemplos de palavras proparoxítonas. Lembrando que suas respostas devem conter explicações claras e exemplos coerentes.

Acento Tônico e Acento Gráfico

Questão icon

Questão

Dificuldade Difícil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante um estudo de campo em uma região montanhosa, um grupo de geógrafos observa uma série de deslizamentos de terra, fenômeno conhecido por sua relação com a estabilidade dos solos e a topografia. Após analisar os fatores geológicos e climáticos que influenciam a ocorrência desses deslizamentos, os pesquisadores redigem um relatório no qual descrevem as características da região observada e suas implicações para o planejamento urbano e a conservação ambiental. Em um trecho do relatório, os geógrafos utilizam uma oração adjetiva para especificar o tipo de solo mais suscetível a deslizamentos na área, correlacionando-o com a frequência de chuvas intensas. Considerando o contexto interdisciplinar e o uso das orações adjetivas no texto científico, analise o seguinte trecho: 'Os solos granulares, que são compostos por partículas de tamanho variado, e que armazenam uma quantidade significativa de água entre suas fendas, são os mais afetados em ambientes com precipitações torrenciais, as quais desencadeiam processos erosivos e de instabilidade.' Com base em seus conhecimentos sobre orações adjetivas e o conteúdo fornecido, identifique a função e o efeito de sentido da oração adjetiva destacada no contexto do relatório, e discorra sobre como essa estrutura contribui para a precisão e clareza da informação transmitida, considerando o papel da geografia no entendimento de fenômenos naturais.

Orações Adjetivas • 'EM13LGG103'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies