Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Cadastro Gratuito

Disciplina: Português

Questão de: Fonema: Representado por X ou CH

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Média

(Originais Teachy 2023) - Questão Média de Português

No estudo dos fonemas, aprendemos que o fonema /$/ é representado pelas letras X ou CH na ortografia do Português. Levando em conta que a escolha entre X ou CH tem influência nas normas ortográficas, selecione três palavras que contenham o fonema /$/ e, para cada uma delas, explique se a representação correta é através do X ou do CH e as regras que justificam sua resposta.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Fonema: Representado por X ou CH - EM13LGG104
Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Média

No estudo dos fonemas da língua portuguesa, é comum observar que o fonema /$/ pode ser representado pelas letras X ou CH, o que pode gerar dúvidas quanto à ortografia correta de algumas palavras. Com base nessa informação, identifique uma palavra de sua escolha que possua o fonema /$/, explicando a razão de ter sido representado pela letra X ou CH, e contextualize sua palavra escolhida em uma frase.
Fonema: Representado por X ou CH - EM13LGG104
Originais Teachy
Questão 2:

Média

Question illustration
Fonema: Representado por X ou CH - EM13LGG104
Fonte: FUVEST
Questão 3:

Fácil

Interpretação Textual
Fonte: FGV
Questão 4:

Média

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.
Uso do “Porquê”
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo