Entrar

Questão sobre Título: Expectativas em relação ao Texto

Português

Originais Teachy

Título: Expectativas em relação ao Texto

Médio

(Originais Teachy 2024) - Questão Médio de Português

Leia o trecho a seguir de um conto contemporâneo: 'Ao entrar na antiga biblioteca, Clara sentiu-se transportada para outra época. O cheiro de livros velhos e o silêncio profundo lhe trouxeram uma paz inesperada. Ela caminhou lentamente entre as estantes, até encontrar um livro que atraiu seu olhar: 'O Tempo das Maravilhas'. Ao abrir o livro, percebeu que cada página era uma janela para um mundo perdido, repleto de histórias que ansiavam por serem descobertas.' Considerando o título 'O Tempo das Maravilhas', qual expectativa ele gera no leitor sobre o conteúdo do livro, e como esses elementos são refletidos no trecho apresentado?
a.
O título 'O Tempo das Maravilhas' gera a expectativa de um conteúdo repleto de histórias históricas e educativas, e o trecho reforça essa expectativa ao descrever a experiência de Clara ao encontrar e abrir o livro, revelando um mundo de conhecimento.
b.
O título 'O Tempo das Maravilhas' gera a expectativa de um conteúdo repleto de histórias mágicas e encantadoras, e o trecho reforça essa expectativa ao descrever a experiência de Clara ao encontrar e abrir o livro, revelando um mundo de histórias maravilhosas.
c.
O título 'O Tempo das Maravilhas' gera a expectativa de um conteúdo repleto de histórias de ficção científica e tecnologia, e o trecho reforça essa expectativa ao descrever a experiência de Clara ao encontrar e abrir o livro, revelando um mundo futurista.
d.
O título 'O Tempo das Maravilhas' gera a expectativa de um conteúdo repleto de histórias de romance e drama, e o trecho reforça essa expectativa ao descrever a experiência de Clara ao encontrar e abrir o livro, revelando um mundo de emoções intensas.
e.
O título 'O Tempo das Maravilhas' gera a expectativa de um conteúdo repleto de histórias de suspense e mistério, e o trecho reforça essa expectativa ao descrever a experiência de Clara ao encontrar e abrir o livro, revelando um mundo de enigmas intrigantes.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

ESPM

Interpretação Textual

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo: "No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra." Carlos Drummond de Andrade emprega a repetição como recurso poético para enfatizar a imagem da pedra. Considere as palavras usadas no poema e identifique, entre elas, um exemplo de palavra formada por derivação. Aponte qual é o processo de formação utilizado na palavra escolhida.

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante a leitura de um artigo sobre a importância da preservação do meio ambiente, é possível perceber que o autor utiliza diversos recursos linguísticos para garantir a intencionalidade do texto. Analise um trecho desse artigo e identifique: 1) a articulação de ideias por meio de conectivos, 2) o uso de exemplos para apoiar os argumentos e 3) como é expressa a opinião do autor sobre o tema.

Intencionalidade

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

No poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, é possível observar a utilização de diferentes formas do "porque". Leia atentamente o trecho a seguir: "João amava Teresa que amava Raimundo / que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili / que não amava ninguém. / João foi pra os Estados Unidos, Teresa para o convento, / Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, / Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes / que não tinha entrado na história." Utilizando esse trecho e seus conhecimentos sobre as formas de "porque", explique em que situações é apropriado utilizar cada uma das quatro formas ("porque", "por que", "porquê" e "por quê") e crie uma frase exemplificando o uso adequado de cada uma delas.

Uso do “Porquê”

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies