🇧🇷
Entrar

Questão sobre Equilíbrio: Pressões Parciais

Química

Originais Teachy

'EM13CNT301'

Equilíbrio: Pressões Parciais

Muito Fácil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Fácil de Química

Em um recipiente de volume constante, são colocados 2 mols de N2 e 4 mols de H2 para atingirem o equilíbrio segundo a reação N2(g) + 3H2(g) -> 2NH3(g). Considerando que a reação atinge o equilíbrio e que a pressão total no recipiente é de 10 atm, calcule a pressão parcial do NH3(g) no equilíbrio, sabendo que a constante de equilíbrio Kp para a reação é 0,5 (atm)^2, sendo a reação a 298K.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

UFTM

Reações: Balanceamento de Equação Redox • 'EM13CNT101'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Imagine que você está trabalhando em um laboratório e preparando uma mistura de dois líquidos, o etanol (C2H5OH) e a água (H2O), para um experimento. Considerando que ambos têm pressões de vapor diferentes à temperatura ambiente (25°C), responda aos seguintes itens: a) Explique como a volatilidade dos dois líquidos se relaciona com suas pressões de vapor. b) Descreva qual componente separaria primeiro durante o processo de destilação, levando em conta suas pressões de vapor e pontos de ebulição. c) Calcule a pressão de vapor parcial de cada componente na mistura, considerando uma solução contendo 60% de etanol e 40% de água em volume, e que a pressão de vapor do etanol é 8,0 kPa e da água é 3,2 kPa à 25°C. Utilize os dados fornecidos e a Lei de Raoult como base para as deduções e cálculos.

Propriedades Coligativas: Pressão de Vapor • 'EM13CNT301'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

No processo de produção de amônia pela reação entre hidrogênio e nitrogênio, o valor da variação de entalpia é ΔH1. Se a reação for realizada em duas etapas diferentes, onde a primeira etapa é a decomposição do amoníaco em seus elementos constituintes e a segunda etapa é a reação de hidrogênio e nitrogênio para formar amônia, os valores das variações de entalpia são ΔH2 e ΔH3 respectivamente. De acordo com a Lei de Hess, qual é a relação entre ΔH1, ΔH2 e ΔH3?

Termoquímica: Lei de Hess • 'EM13CNT101'

Questão icon

Questão

Dificuldade Média

Fonte:

Is external icon

Teachy

Recentemente, uma empresa de fertilizantes decidiu produzir sulfato de amônio, cuja fórmula é (NH4)2SO4, para aumentar a oferta de nutrientes para as plantas. A reação envolve a combinação do ácido sulfúrico (H2SO4) com a amônia (NH3) e possui a seguinte equação química balanceada: 2 NH3 + H2SO4 → (NH4)2SO4. Em um experimento, foram colocados 68 g de amônia e 98 g de ácido sulfúrico para reagir. Com base nessas informações: a) Identifique qual é o reagente limitante e qual é o reagente em excesso. b) Calcule a quantidade máxima, em gramas, de sulfato de amônio que pode ser formado nesta reação. c) Determine a quantidade, em gramas, do reagente em excesso que restará após a reação estar completa.

Estequiometria: Limitante e Excesso • 'EM13CNT101'

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies