Professor(a), crie listas de exercícios e provas em minutos!

Acesse gratuitamente mais de 200.000 de questões com gabarito comentado, crie listas, planos de aula e provas com a Teachy.

Disciplina: Química

Questão de: Isomeria: Geométrica

Fonte: Originais Teachy

Grau de dificuldade: Muito Difícil

(Originais Teachy 2023) - Questão Muito Difícil de Química

Considere dois compostos orgânicos, A e B, que são isômeros geométricos e apresentam as mesmas fórmulas moleculares e funcionais. A fórmula molecular destes compostos é C4H8O e a função orgânica presente é de um álcool. O composto A tem ponto de ebulição de 78 graus Celsius e é líquido à temperatura ambiente, enquanto o composto B é um sólido cristalino à temperatura ambiente. Com base nestas informações e no conhecimento sobre isomeria geométrica, responda: (1) Descreva a natureza da isomeria que ocorre entre os compostos A e B e explique por que eles têm propriedades físicas tão diferentes. (2) Proponha e justifique uma estratégia experimental que poderia ser utilizada para distinguir A de B, considerando a sua discreta diferença de ponto de ebulição e estado físico à temperatura ambiente.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.

Gabarito disponível apenas para professores cadastrados.
Faça cadastro na Teachy e tenha acesso já!

Originais Teachy
Quem busca por esse tema, também viu essas questões...
Questão 1:

Fácil

Em um laboratório de síntese orgânica, um químico planeja a produção de um novo fármaco com propriedades terapêuticas promissoras. Durante o processo de planejamento, o químico se depara com um composto orgânico insaturado eletrofílico que pode apresentar isomeria geométrica. A estrutura do composto é dada pela fórmula molecular C4H6 e possui uma dupla ligação entre dois átomos de carbono adjacentes. Considerando a possibilidade de formação de isômeros geométricos cis e trans para compostos de fórmula molecular C4H6 com uma dupla ligação, explique sucintamente o que caracteriza cada um desses isômeros e como diferem em termos de arranjo espacial. Além disso, identifique se a molécula pode apresentar apenas um tipo de isomeria geométrica ou ambos, e justifique sua resposta com base na estrutura e na regra de insaturação.
Questão 2:

Média

A isomeria cis-trans é uma forma de isomeria óptica que se caracteriza pela presença de dois grupos funcionais diferentes ligados a um mesmo carbono, sendo que um dos grupos funcionais está localizado do mesmo lado e o outro do lado oposto. Quais são as principais diferenças entre os isômeros cis e trans?
Questão 3:

Fácil

Reações: Balanceamento de Equação Redox - EM13CNT101
Fonte: UFTM
Questão 4:

Média

O estudo da velocidade da reação química em função das concentrações dos reagentes e da temperatura permite determinar a ordem de reação. Nesse contexto, qual das seguintes afirmativas define corretamente a relação entre ordem de reação e o número de moléculas envolvidas em um processo de reação?
Cinética química: Ordem de Reação - EM13CNT301
Originais Teachy
Gostou dessas questões? Temos mais de 100 mil como essas para você, professor!