Questão sobre Reação Nuclear: Vida Média

Química

Originais Teachy

Média

(Originais Teachy 2024) - Questão Média de Química

Uma amostra de um isótopo radioativo com uma vida média conhecida é utilizada em um estudo arqueológico para datar artefatos antigos através da técnica da datação por carbono-14. Considerando os conceitos de meia-vida e decaimento radioativo, bem como o princípio de conservação de massa, descreva como você determinaria a idade aproximada de um artefato de madeira, sabendo que a quantidade de carbono-14 presente na amostra atualmente é a metade da quantidade estimada que o artefato possuiria quando foi produzido. Explique também como a variação da massa total do artefato ao longo do tempo pode afetar a precisão da datação.
a.
A idade aproximada do artefato é de 22920 anos, pois é o tempo correspondente a quatro meias-vidas do carbono-14, que é o tempo necessário para que a quantidade original do isótopo decaia pela metade quatro vezes.
b.
A idade aproximada do artefato é de 17190 anos, pois é o tempo correspondente a três meias-vidas do carbono-14, que é o tempo necessário para que a quantidade original do isótopo decaia pela metade três vezes.
c.
A idade aproximada do artefato é de 2865 anos, que corresponde a um quarto da meia-vida do carbono-14, assumindo que a quantidade de carbono-14 decai pela metade a cada quarto de meia-vida.
d.
A idade aproximada do artefato é de 11460 anos, pois é o tempo correspondente a duas meias-vidas do carbono-14, que é o tempo necessário para que a quantidade original do isótopo decaia pela metade duas vezes.
e.
A idade aproximada do artefato é de 5730 anos, pois é o tempo correspondente a uma meia-vida do carbono-14, que é a quantidade de tempo necessária para que metade do isótopo decaia.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...

Dificuldade Muito Difícil

Teachy

Um isótopo radioativo tem sua atividade medida e registra-se que após 5 horas, apenas 1/16 da atividade inicial permanece. Sabendo que a vida média desse isótopo é de 20 horas, calcule a constante de decaimento do isótopo e explique como a meia-vida é utilizada para determinar a atividade de uma amostra radioativa em um dado momento. Considere a atividade inicial como A0 e a atividade após 5 horas como A5.

Dificuldade Fácil

Teachy

As técnicas de datação por carbono-14 (C-14) têm sido cruciais para a arqueologia na determinação do tempo desde a morte de organismos antigos, pois o carbono-14 é um isotopo radioativo com uma vida média de aproximadamente 5730 anos, que é usado para estimar a idade de materiais orgânicos. Imagine que um arqueólogo está analisando um fragmento de madeira e descobre que o nível de radioatividade emitida pelo C-14 no fragmento é exatamente metade do que seria esperado de um material vivo. Com base nessas informações e considerando o conhecimento de química e matemática, como seria possível determinar a idade aproximada do fragmento de madeira?

Dificuldade Fácil