Entrar

Resumo de Danças: Contexto Comunitário e Regional

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF11'

Danças: Contexto Comunitário e Regional

INTRODUÇÃO

Relevância do Tema

  • Danças trazem história e cultura viva de um povo.
  • Ajudam no desenvolvimento físico e coordenação motora.
  • Estimulam a expressão e criatividade.
  • Criam conexões entre as crianças e suas comunidades.
  • Valorizam as tradições locais e regionais.

Contextualização

  • Elemento essencial da Educação Física: combinar arte, música e movimento.
  • Parte do currículo para explorar diversidade cultural.
  • Ferramenta para ensinar sobre geografia e sociedades.
  • Oportunidade de vivenciar patrimônios culturais de diversas regiões.
  • Promove respeito e apreciação por diferentes formas de expressão.## DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes

  • Movimento Corporal

    • Base de qualquer dança.
    • Inclui gestos simples a complexos: bater palmas, rodar, pular.
    • Importância: desenvolve coordenação, ritmo e expressão.
  • Música Regional

    • Cada região tem ritmos únicos: samba, forró, catira.
    • Instrumentos típicos: sanfona, tambor, viola.
    • Importância: conecta a dança à cultura local.
  • Preservação Cultural

    • Danças passadas de geração a geração.
    • Refletem costumes, histórias e valores.
    • Importância: mantém a cultura viva, ensina história.
  • Participação Comunitária

    • Danças muitas vezes são sociais e coletivas.
    • Reúnem pessoas em festas e eventos.
    • Importância: fortalece laços comunitários, ensina trabalho em equipe.

Termos-Chave

  • Ritmo

    • Padrão recorrente de sons ou movimentos.
    • Batida que guia a dança.
    • Exemplo: bater palmas siga o ritmo da música.
  • Coordenação Motora

    • Habilidade de mover diferentes partes do corpo de forma harmoniosa.
    • Essencial para executar passos de dança.
  • Expressão Corporal

    • Uso do corpo para comunicar emoções e histórias.
    • Cada movimento pode contar parte de uma narrativa.

Exemplos e Casos

  • Danças Folclóricas Brasileiras

    • Exemplo: Frevo, Carimbó, Maracatu.
    • Movimentos específicos para cada estilo.
    • Refletem o ambiente (praia, campo, floresta).
  • Festas Regionais

    • Exemplo: Festa Junina, Carnaval.
    • Danças que celebram épocas do ano ou eventos históricos.
    • Integram a comunidade em atividades lúdicas.
  • Instrumentos Musicais

    • Exemplo: Tambor para o Maracatu, Acordeon para o Forró.
    • Definem o ritmo e o estilo da dança.
    • Demonstram a diversidade musical do Brasil.

RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • Aprender Brincando

    • Dança como jogo divertido.
    • Imitar animais ou elementos da natureza.
    • Criar uma história com movimentos.
  • Ritmos pelo Mapa

    • Músicas de diferentes regiões do Brasil.
    • Identificar instrumentos e ritmos.
    • Viagem imaginária pelo país através da dança.
  • Conexão com a Terra

    • Movimentos que imitam o plantio ou a colheita.
    • Valorização do trabalho do campo.
    • Dança como espelho da vida comunitária.
  • Expressão de Sentimentos

    • Dança como forma de mostrar alegria ou tristeza.
    • Movimentos expressivos: girar rápido, saltar alto.
    • A música conta uma história e a dança a ilustra.

Conclusões

  • Movimento e Música

    • Dança combina movimento corporal e música.
    • A dança fortalece nossa coordenação e equilíbrio.
    • Ritmo é a base para acompanhar a música com o corpo.
  • Cultura e Identidade

    • Danças refletem a cultura e a história de uma comunidade.
    • Aprender sobre danças é também aprender sobre as pessoas.
    • Dança conecta passado, presente e futuro.
  • Participação e União

    • Dançar juntos promove união e amizade.
    • Todos participam, independentemente da habilidade.
    • Dança ensina sobre liderança e seguir instruções.

Exercícios

  1. Dança dos Animais

    • Crianças escolhem um animal e criam movimentos de dança que imitem o animal ao som de uma música regional.
  2. Roda de Ritmos

    • Formar uma roda e uma criança no centro escolhe um ritmo batendo palmas.
    • Os outros devem seguir o ritmo com passos de dança.
  3. Mapa Musical

    • Criar um mapa do Brasil no chão com fita adesiva.
    • Crianças dançam sobre o mapa ao som de músicas de diferentes estados, movimentando-se entre as regiões.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies