Entrar

Resumo de Dança em Diferentes Contextos

Artes

Original Teachy

'EF15AR08'

Dança em Diferentes Contextos

INTRODUÇÃO

Relevância do Tema

  • Expressão Corporal: A dança é uma poderosa forma de expressão e comunicação. Ajuda a contar histórias e expressar sentimentos sem palavras!
  • Cultura e Sociedade: Cada tipo de dança pode revelar muito sobre diferentes culturas e povos. Como um grande livro que dança, ela mostra costumes e tradições.
  • Saúde e Diversão: Dançar não é só legal, é também um ótimo exercício! Melhora a coordenação, agilidade e até faz bem para o coração.
  • Criatividade ao Máximo: A dança é uma tela em branco para a criatividade! Movimentos inventados ou passos tradicionais, tudo vale na dança.

Contextualização

  • Artes no Currículo: Na escola, aprender sobre artes – como a dança – nos faz entender e apreciar a beleza em várias formas. Não é só pintura e escultura!
  • Dança pelo Mundo: Existem muitas danças pelo planeta – do ballet ao break, do samba ao sapateado. Cada uma tem sua mágica especial.
  • História em Passos: Ao longo da história, a dança mudou muito. Cada época teve sua dança favorita, contando um pedaço da história do seu tempo.
  • Conexões com Outras Disciplinas: A dança toca em tudo – música, educação física, história e até matemática com seus padrões e contagens de tempo!

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes da Dança

  • Movimento Corporal: Base de toda dança. Usa-se o corpo para fazer passos, saltos e giros. Cada estilo tem seu jeito de mover!
  • Espaço: Dançarinos se movem no espaço da sala, palco ou onde estiverem. Podem ir pra cima, pra baixo, pra frente ou pra trás, criando formas e padrões.
  • Ritmo: É o tempo da dança. Como um relógio que diz quando dançar rápido ou devagar, o ritmo ajuda a sincronizar os movimentos.
  • Expressão: O rosto e o corpo mostram sentimentos na dança. Alegria, tristeza ou surpresa podem ser expressos sem falar nada!

Termos-Chave

  • Coreografia: Sequência de passos e movimentos em uma dança. É como uma receita que ensina como dançar!
  • Improvisação: Dançar sem coreografia, inventando na hora. Liberdade total para criar!
  • Ballet: Dança clássica com passos e posições bem definidas. Origem na Itália renascentista, mas se desenvolveu na França e Rússia.
  • Folclore: Danças tradicionais de um povo. Contam histórias e celebram culturas, como o frevo do Brasil.

Exemplos e Casos

  • Passinho do Ballet: Plié, um dos passos básicos. Dobrar os joelhos delicadamente, mantendo a coluna reta. É o começo para saltos e giros.
  • Roda de Capoeira: Combina dança com luta, criada por escravos africanos no Brasil. Ritmo dado pelo berimbau, movimentos de ataque e defesa com música.
  • Dança dos Leões: Tradicional chinesa, feita em festas como o Ano Novo. Dois dançarinos em uma fantasia de leão, movendo-se ao som de tambores.
  • Flash Mob: Grupos que combinam uma dança e aparecem de surpresa em lugares públicos para apresentar. Mostra como a dança pode unir pessoas!

RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • A Dança Como Linguagem Universal: Aprende-se que a dança não precisa de palavras para contar uma história ou expressar emoções.
  • Diversidade Cultural Através da Dança: Vimos como diferentes danças representam culturas distintas, como o ballet na Europa ou o frevo no Brasil.
  • Dança e Desenvolvimento Pessoal: Discutiu-se como a dança ajuda no desenvolvimento físico, emocional e social, melhorando habilidades como coordenação e trabalho em equipe.
  • Criação e Reprodução: Entendeu-se a diferença entre reproduzir passos de uma coreografia e criar movimentos na improvisação.

Conclusões

  • Multidisciplinaridade da Dança: Confirmou-se que a dança está relacionada a muitas áreas do conhecimento, como história, geografia e educação física.
  • Apreciar Danças Diferentes: Concluiu-se que há valor em assistir e tentar diferentes estilos de dança, para compreender a diversidade do mundo.
  • Expressão Além das Palavras: Enfatizou-se como a dança usa o corpo para comunicar sentimentos e ideias, uma forma de expressão muito poderosa.

Exercícios

  1. Imitação de Movimentos: Crianças formam um círculo e uma por vez ensina um movimento de dança simples. As outras imitam e acrescentam um novo movimento.
  2. Desenho de Dança: Peça que desenhem uma cena de uma dança que aprenderam, capturando o movimento e a expressão das dançarinas/dançarinos.
  3. Sons e Passos: Tocar diferentes tipos de música e pedir que cada criança crie um passo que combine com o ritmo e o estilo da música ouvida.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies