Entrar

Resumo de Cantigas e Canções

Português

Original Teachy

'EF02LP15'

Cantigas e Canções


INTRODUÇÃO ÀS CANTIGAS E CANÇÕES


Relevância do Tema

  • Expressão Cultural: Cantigas e canções fazem parte da cultura, contam histórias e tradições, conectando gerações.
  • Fundamentos da Língua: Ajudam a entender rimas, ritmos e melodias, que são elementos importantes da nossa língua.
  • Desenvolvimento Auditivo: Cantar melhora a escuta e o reconhecimento de diferentes sons.
  • Aprendizagem Divertida: A música é divertida! Aprender cantando torna a experiência mais prazerosa.
  • Memória e Concentração: Músicas facilitam a memorização e ajudam na concentração.

Contextualização

  • Lugar no Currículo: As cantigas e canções são parte do aprendizado de português no 2º ano, ajudando no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
  • Ligação com Outros Saberes: Estreitamente ligadas às expressões artísticas como dança e teatro, ampliando o conhecimento cultural.
  • Utilidade Diária: A música está em todo lugar! Na roda com os amigos, na festa da escola, incentivando a participação e a socialização.
  • História e Origem: Muitas cantigas são muito antigas e mostram um pouco de como as pessoas viviam em outras épocas.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO


Componentes das Cantigas e Canções

  • Ritmo: Batida que se repete. Mãos batendo ou pés dançando seguem o ritmo.
  • Melodia: Sequência de notas que formam a parte "cantável". É o "tum tum" dos corações ou "lá lá lá" das músicas.
  • Harmonia: Diferentes notas tocadas juntas, como amigos de mãos dadas.
  • Letra: Palavras da canção que contam uma história ou ideia.
  • Refrão: Parte que se repete, fácil de lembrar e cantar junto.
  • Estrofes: Pedaços da música com novas palavras, cada um como um parágrafo de uma história.

Termos-Chave

  • Cantiga: Música simples, tradicional, passada de geração em geração. Exemplo: cantigas de roda.
  • Canção: Música com letra, muitas vezes acompanhada por instrumentos.
  • Verso: Linha da letra de uma música, como uma frase de um parágrafo.
  • Rima: Palavras no final de versos com sons semelhantes, como "gato" e "sapato".

Exemplos e Casos

  • "Ciranda Cirandinha": Cantiga de roda com ritmo e melodia fáceis de seguir. Refrão conhecido que se repete após cada estrofe.
  • "Atirei o Pau no Gato": Canção infantil com versos que rimam ("ato" e "gato") e melodias que contam uma história.
  • "A Canoa Virou": Ensina sobre ritmo com palmas e sobre melodia com mudanças de notas.

Cada uma dessas cantigas e canções apresentam os componentes descritos acima e são ótimos exemplos para ilustrar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Ao se aprofundar nestes exemplos, crianças aprendem a identificar tais elementos e a cantá-los com o ritmo e melodia adequados.


RESUMO DETALHADO


Pontos Relevantes

  • Interação Musical e Linguagem: Cantigas e canções como ferramentas interativas para entender a estrutura da linguagem, incluindo vocabulário, rimas e métrica.
  • Reconhecimento de Padrões: Aprender a reconhecer padrões no ritmo e na rima ajuda na construção do sentido musical e linguístico.
  • Expressão e Criatividade: Incentivo à expressão individual e criatividade através da criação de novas letras e melodias.
  • História e Cultura: Conhecimento sobre a origem das cantigas e o que elas revelam sobre o passado e a cultura.
  • Prática de Memorização: Uso de músicas para praticar a habilidade de memorização através de refrões e melodias pegajosas.
  • Desenvolvimento Auditivo e Vocal: Exercícios práticos para melhorar a capacidade de ouvir com atenção e cantar com clareza e afinação.

Conclusões

  • Diversidade Musical: Reconhecimento da riqueza e variedade das cantigas e canções no contexto brasileiro e mundial.
  • Elementos Musicais: Compreensão clara dos elementos básicos que compõem as cantigas e canções, como ritmo, melodia e letra.
  • Participação Ativa: A importância da participação ativa através do canto e dos movimentos corporais para o aprendizado musical.
  • Ligação Afetiva: Criação de uma ligação afetiva e cultural com a música, percebendo seu valor no dia a dia e festividades.

Exercícios

  1. Identificação de Elementos: Escolher uma cantiga conhecida e identificar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Desenhar uma linha do tempo da música marcando onde cada elemento aparece.
  2. Criação de Rimas: Criar quatro versos simples sobre um tema do dia a dia, fazendo uso de rimas. Por exemplo: O que você gosta de fazer no parque?
  3. Expressão Musical: Aprender e cantar uma canção nova, prestando atenção no ritmo e na melodia, e depois compartilhar com a classe ou familiares. Um exemplo pode ser uma música folclórica ou uma cantiga de ninar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies