INTRODUÇÃO ÀS CANTIGAS E CANÇÕES
Relevância do Tema
- Expressão Cultural: Cantigas e canções fazem parte da cultura, contam histórias e tradições, conectando gerações.
- Fundamentos da Língua: Ajudam a entender rimas, ritmos e melodias, que são elementos importantes da nossa língua.
- Desenvolvimento Auditivo: Cantar melhora a escuta e o reconhecimento de diferentes sons.
- Aprendizagem Divertida: A música é divertida! Aprender cantando torna a experiência mais prazerosa.
- Memória e Concentração: Músicas facilitam a memorização e ajudam na concentração.
Contextualização
- Lugar no Currículo: As cantigas e canções são parte do aprendizado de português no 2º ano, ajudando no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
- Ligação com Outros Saberes: Estreitamente ligadas às expressões artísticas como dança e teatro, ampliando o conhecimento cultural.
- Utilidade Diária: A música está em todo lugar! Na roda com os amigos, na festa da escola, incentivando a participação e a socialização.
- História e Origem: Muitas cantigas são muito antigas e mostram um pouco de como as pessoas viviam em outras épocas.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Componentes das Cantigas e Canções
- Ritmo: Batida que se repete. Mãos batendo ou pés dançando seguem o ritmo.
- Melodia: Sequência de notas que formam a parte "cantável". É o "tum tum" dos corações ou "lá lá lá" das músicas.
- Harmonia: Diferentes notas tocadas juntas, como amigos de mãos dadas.
- Letra: Palavras da canção que contam uma história ou ideia.
- Refrão: Parte que se repete, fácil de lembrar e cantar junto.
- Estrofes: Pedaços da música com novas palavras, cada um como um parágrafo de uma história.
Termos-Chave
- Cantiga: Música simples, tradicional, passada de geração em geração. Exemplo: cantigas de roda.
- Canção: Música com letra, muitas vezes acompanhada por instrumentos.
- Verso: Linha da letra de uma música, como uma frase de um parágrafo.
- Rima: Palavras no final de versos com sons semelhantes, como "gato" e "sapato".
Exemplos e Casos
- "Ciranda Cirandinha": Cantiga de roda com ritmo e melodia fáceis de seguir. Refrão conhecido que se repete após cada estrofe.
- "Atirei o Pau no Gato": Canção infantil com versos que rimam ("ato" e "gato") e melodias que contam uma história.
- "A Canoa Virou": Ensina sobre ritmo com palmas e sobre melodia com mudanças de notas.
Cada uma dessas cantigas e canções apresentam os componentes descritos acima e são ótimos exemplos para ilustrar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Ao se aprofundar nestes exemplos, crianças aprendem a identificar tais elementos e a cantá-los com o ritmo e melodia adequados.
RESUMO DETALHADO
Pontos Relevantes
- Interação Musical e Linguagem: Cantigas e canções como ferramentas interativas para entender a estrutura da linguagem, incluindo vocabulário, rimas e métrica.
- Reconhecimento de Padrões: Aprender a reconhecer padrões no ritmo e na rima ajuda na construção do sentido musical e linguístico.
- Expressão e Criatividade: Incentivo à expressão individual e criatividade através da criação de novas letras e melodias.
- História e Cultura: Conhecimento sobre a origem das cantigas e o que elas revelam sobre o passado e a cultura.
- Prática de Memorização: Uso de músicas para praticar a habilidade de memorização através de refrões e melodias pegajosas.
- Desenvolvimento Auditivo e Vocal: Exercícios práticos para melhorar a capacidade de ouvir com atenção e cantar com clareza e afinação.
Conclusões
- Diversidade Musical: Reconhecimento da riqueza e variedade das cantigas e canções no contexto brasileiro e mundial.
- Elementos Musicais: Compreensão clara dos elementos básicos que compõem as cantigas e canções, como ritmo, melodia e letra.
- Participação Ativa: A importância da participação ativa através do canto e dos movimentos corporais para o aprendizado musical.
- Ligação Afetiva: Criação de uma ligação afetiva e cultural com a música, percebendo seu valor no dia a dia e festividades.
Exercícios
- Identificação de Elementos: Escolher uma cantiga conhecida e identificar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Desenhar uma linha do tempo da música marcando onde cada elemento aparece.
- Criação de Rimas: Criar quatro versos simples sobre um tema do dia a dia, fazendo uso de rimas. Por exemplo: O que você gosta de fazer no parque?
- Expressão Musical: Aprender e cantar uma canção nova, prestando atenção no ritmo e na melodia, e depois compartilhar com a classe ou familiares. Um exemplo pode ser uma música folclórica ou uma cantiga de ninar.