Entrar

Resumo de Cantigas e Canções

Português

Original Teachy

'EF02LP15'

Cantigas e Canções


INTRODUÇÃO ÀS CANTIGAS E CANÇÕES


Relevância do Tema

  • Expressão Cultural: Cantigas e canções fazem parte da cultura, contam histórias e tradições, conectando gerações.
  • Fundamentos da Língua: Ajudam a entender rimas, ritmos e melodias, que são elementos importantes da nossa língua.
  • Desenvolvimento Auditivo: Cantar melhora a escuta e o reconhecimento de diferentes sons.
  • Aprendizagem Divertida: A música é divertida! Aprender cantando torna a experiência mais prazerosa.
  • Memória e Concentração: Músicas facilitam a memorização e ajudam na concentração.

Contextualização

  • Lugar no Currículo: As cantigas e canções são parte do aprendizado de português no 2º ano, ajudando no desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.
  • Ligação com Outros Saberes: Estreitamente ligadas às expressões artísticas como dança e teatro, ampliando o conhecimento cultural.
  • Utilidade Diária: A música está em todo lugar! Na roda com os amigos, na festa da escola, incentivando a participação e a socialização.
  • História e Origem: Muitas cantigas são muito antigas e mostram um pouco de como as pessoas viviam em outras épocas.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO


Componentes das Cantigas e Canções

  • Ritmo: Batida que se repete. Mãos batendo ou pés dançando seguem o ritmo.
  • Melodia: Sequência de notas que formam a parte "cantável". É o "tum tum" dos corações ou "lá lá lá" das músicas.
  • Harmonia: Diferentes notas tocadas juntas, como amigos de mãos dadas.
  • Letra: Palavras da canção que contam uma história ou ideia.
  • Refrão: Parte que se repete, fácil de lembrar e cantar junto.
  • Estrofes: Pedaços da música com novas palavras, cada um como um parágrafo de uma história.

Termos-Chave

  • Cantiga: Música simples, tradicional, passada de geração em geração. Exemplo: cantigas de roda.
  • Canção: Música com letra, muitas vezes acompanhada por instrumentos.
  • Verso: Linha da letra de uma música, como uma frase de um parágrafo.
  • Rima: Palavras no final de versos com sons semelhantes, como "gato" e "sapato".

Exemplos e Casos

  • "Ciranda Cirandinha": Cantiga de roda com ritmo e melodia fáceis de seguir. Refrão conhecido que se repete após cada estrofe.
  • "Atirei o Pau no Gato": Canção infantil com versos que rimam ("ato" e "gato") e melodias que contam uma história.
  • "A Canoa Virou": Ensina sobre ritmo com palmas e sobre melodia com mudanças de notas.

Cada uma dessas cantigas e canções apresentam os componentes descritos acima e são ótimos exemplos para ilustrar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Ao se aprofundar nestes exemplos, crianças aprendem a identificar tais elementos e a cantá-los com o ritmo e melodia adequados.


RESUMO DETALHADO


Pontos Relevantes

  • Interação Musical e Linguagem: Cantigas e canções como ferramentas interativas para entender a estrutura da linguagem, incluindo vocabulário, rimas e métrica.
  • Reconhecimento de Padrões: Aprender a reconhecer padrões no ritmo e na rima ajuda na construção do sentido musical e linguístico.
  • Expressão e Criatividade: Incentivo à expressão individual e criatividade através da criação de novas letras e melodias.
  • História e Cultura: Conhecimento sobre a origem das cantigas e o que elas revelam sobre o passado e a cultura.
  • Prática de Memorização: Uso de músicas para praticar a habilidade de memorização através de refrões e melodias pegajosas.
  • Desenvolvimento Auditivo e Vocal: Exercícios práticos para melhorar a capacidade de ouvir com atenção e cantar com clareza e afinação.

Conclusões

  • Diversidade Musical: Reconhecimento da riqueza e variedade das cantigas e canções no contexto brasileiro e mundial.
  • Elementos Musicais: Compreensão clara dos elementos básicos que compõem as cantigas e canções, como ritmo, melodia e letra.
  • Participação Ativa: A importância da participação ativa através do canto e dos movimentos corporais para o aprendizado musical.
  • Ligação Afetiva: Criação de uma ligação afetiva e cultural com a música, percebendo seu valor no dia a dia e festividades.

Exercícios

  1. Identificação de Elementos: Escolher uma cantiga conhecida e identificar ritmo, melodia, harmonia, letra, refrão e estrofes. Desenhar uma linha do tempo da música marcando onde cada elemento aparece.
  2. Criação de Rimas: Criar quatro versos simples sobre um tema do dia a dia, fazendo uso de rimas. Por exemplo: O que você gosta de fazer no parque?
  3. Expressão Musical: Aprender e cantar uma canção nova, prestando atenção no ritmo e na melodia, e depois compartilhar com a classe ou familiares. Um exemplo pode ser uma música folclórica ou uma cantiga de ninar.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies