INTRODUÇÃO
A Relevância do Tema
- Descoberta Musical: Sons com o Corpo são a base da música e ritmo. Aprender sobre eles ajuda na compreensão de como a música é construída.
- Expressão e Criatividade: Usar o corpo para fazer som incentiva a criatividade e a expressão pessoal.
- Conexão Cultural: Diferentes culturas utilizam o corpo para criar música de formas únicas, ampliando a visão de mundo.
- Desenvolvimento de Habilidades: Praticar sons com o corpo melhora a coordenação motora, a atenção e a memória.
Contextualização
- Arte na Escola: Sons com o Corpo se enquadram na disciplina de Artes, explorando uma das suas linguagens - a música.
- Transversalidade: O tema cruza com Educação Física (movimento) e Ciências (som e audição).
- Currículo Ampliado: Além das tradicionais artes visuais, o currículo de Artes inclui a música e o teatro, onde o corpo é instrumento.
- Patrimônio Imaterial: A prática tradicional de usar o corpo para fazer música é parte do patrimônio cultural de muitos povos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Componentes
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Palmas: Um som seco e curto feito ao bater as duas mãos. Varia com a força e a posição das mãos.
- Brincadeiras de Palmas: Ritmos criados com sequências de palmas, às vezes acompanhadas de música ou canto.
- Variação de Som: Mudando a velocidade e força das palmas, cria-se diferentes ritmos.
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Pés: Batendo os pés no chão, podemos fazer sons fortes e marcantes.
- Caminhada Rítmica: Andar no ritmo, como se estivesse marcando o tempo da música.
- Sapateado: Uma dança que usa os sons dos sapatos batendo no chão para criar ritmos.
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Voz: Sons produzidos pela vibração das cordas vocais.
- Canto: Melodias criadas com a alteração da altura e intensidade da voz.
- Onomatopeias: Imitação de sons reais com a boca, como "tic-tac" do relógio.
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Batucada Corporal: Criar um ritmo utilizando várias partes do corpo, como coxas, peito, cabeça.
- Coordenação: Envolve usar diferentes partes do corpo de forma sequenciada para produzir sons sincronizados.
- Criatividade: Liberdade para explorar e combinar sons diferentes.
Termos-Chave
- Ritmo: A sequência de sons e silêncios que se combinam para formar padrões no tempo.
- Timbre: A qualidade ou cor do som, que permite distinguir diferentes fontes sonoras.
- Melodia: Sequência de notas musicais que soam de maneira agradável e harmoniosa.
- Dinâmica: Variação de volume e intensidade no som, podendo ser forte ou suave.
Exemplos e Casos
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Brincadeiras de Roda com Canto e Palmas: Exercícios simples de combinação de ritmo e melodia.
- "Ciranda Cirandinha": Uma roda onde todos cantam e batem palmas seguindo o ritmo da canção.
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Imitação de Instrumentos com o Corpo: Usar a boca, mãos e pés para simular sons de instrumentos como bateria ou violão.
- "Human Beatbox": Fazer sons de batidas e instrumentos de percussão com a boca, muitas vezes no hip hop.
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Expressão Corporal na Dança: Movimentos rítmicos do corpo acompanhados por música ou apenas pelos sons do corpo.
- Danças Africanas: Utilizam muito a expressão corporal e sons naturais, como batidas de pés e palmas.
RESUMO DETALHADO
Pontos Relevantes
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Exploração dos Sons do Corpo: Aprendemos que o corpo é um instrumento musical com muitas possibilidades.
- Palmas: Descobrimos que as palmas podem variar em som dependendo da força e posição das mãos.
- Pés: Percebemos como os pés podem ser usados para marcar ritmos fortes no chão.
- Voz e Onomatopeias: Exploramos como a voz pode cantar e imitar sons, e como onomatopeias trazem sons do mundo para dentro da música.
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Ritmo e Coordenação: Entendemos que ritmo é a base para a criação musical e a coordenação é essencial para gerar ritmos sincronizados.
- Sequências Rítmicas: Praticamos criar sequências com palmas e passos que formam um padrão rítmico.
- Batucada Corporal: Experimentamos fazer música usando diferentes partes do corpo em conjunto.
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Criatividade Musical: Encorajamos a liberdade de experimentar e criar novos sons e ritmos com o corpo.
- Human Beatbox: Conhecemos como a boca pode ser usada para criar sons complexos de percussão, como no beatbox.
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Conexões Culturais: Observamos como diferentes culturas utilizam o corpo como instrumento, enriquecendo nossa compreensão do papel do corpo na música ao redor do mundo.
Conclusões
- Instrumento Pessoal: Reconhecemos o corpo como o primeiro e mais acessível instrumento musical que todos possuímos.
- Habilidades Múltiplas: Conclusão de que praticar sons com o corpo desenvolve a memória, a atenção e a coordenação motora.
- Expressão Artística: Entendimento de que fazer música com o corpo é uma forma poderosa de expressão pessoal e cultural.
- Diversidade Sonora: Compreensão de que diferentes partes do corpo podem produzir uma ampla variedade de sons, cada um com seu próprio timbre e qualidade.
Exercícios
- Palmas e Padrões: Crie uma sequência de palmas com um amigo. Primeiro, faça palmas lentas e rápidas, depois, tente adicionar diferentes forças para mudar o som.
- Passeio Rítmico: Ande pela sala criando diferentes sons com os pés. Tente caminhar devagar, depois rápido e alternar entre passos leves e fortes.
- Beatbox Básico: Escolha três sons de percussão que você pode fazer com a boca (por exemplo, um som de bumbo, caixa e prato) e pratique fazer uma batida simples.
Catch Phrase: "Todos a bordo do trem ritmado! Vamos viajar pelo mundo dos sons com o nosso próprio corpo-sinfonia!"