Entrar

Resumo de Substantivos e Verbos

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

INTRODUÇÃO

A Relevância do Tema

Substantivos e verbos são peças-chave da língua portuguesa. Compreendê-los é como aprender a juntar blocos para construir frases. Assim como um castelo precisa de pedras, as frases precisam de substantivos e verbos. Eles são fundamentais para que possamos nomear tudo que nos cerca e expressar ações, estados e acontecimentos. Dominar o uso de substântivos e verbos é essencial para nos comunicarmos claramente e para entendermos textos, histórias e informações.

Contextualização

No grande quebra-cabeça do idioma português, os substantivos e verbos se encaixam na categoria das palavras chamadas "classes gramaticais". Eles são o ponto de partida para formar frases com sentido completo. Ao mergulharmos nesse tema, estamos dando um grande passo para desvendar outros elementos da língua, como adjetivos e advérbios. Estamos no início de uma emocionante aventura pelo mundo das palavras, uma jornada que começa no 3° ano do Ensino Fundamental e vai nos acompanhar por toda a vida.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes

  • Substantivos:

    • Palavras que nomeiam seres, lugares, sentimentos, ideias.
    • Podem ser concretos (cachorro, cidade) ou abstratos (amor, felicidade).
    • Classificam-se em próprios (nomes de pessoas, países) ou comuns (animais, coisas).
    • Com eles descrevemos o que está ao nosso redor.
  • Verbos:

    • Palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
    • Contam o que o sujeito faz, o que sente ou o que acontece com ele.
    • Tempos: presente, passado ou futuro; mostra quando a ação ocorre.
    • São a espinha dorsal das frases, ligam o sujeito ao que ele realiza.

Termos-Chave

  • Classe Gramatical:

    • Grupo que uma palavra pertence, de acordo com sua função na frase.
    • Cada classe tem sua "missão" especial no jogo das palavras.
  • Sujeito da Frase:

    • Quem ou o que realiza a ação ou está em determinado estado.
    • Pode ser nomeado por um substantivo ou algo que o substitua.
  • Tempo Verbal:

    • Indica o momento em que a ação do verbo acontece.
    • Presente (agora), passado (ontem) ou futuro (amanhã).

Exemplos e Casos

  • Identificando Substantivos:
    • Frase: "O cachorro corre no parque."
    • Substantivos: "cachorro", "parque".
    • "Cachorro" é um ser e "parque" é um lugar.
  • Identificando Verbos:
    • Frase: "A professora ensina a lição."
    • Verbo: "ensina".
    • A ação de "ensinar" está acontecendo agora, no presente.
  • Substantivo Próprio e Comum:
    • Frase: "João visita a cidade de São Paulo."
    • Substantivo próprio: "João", "São Paulo".
    • Substantivo comum: "cidade".
    • "João" e "São Paulo" são únicos, enquanto muitas "cidades" existem.
  • Ação, Estado e Fenômeno:
    • Frases: "Ela dança feliz." / "O céu está nublado." / "Chove muito."
    • Verbos: "dança" (ação), "está" (estado), "chove" (fenômeno).
    • O verbo "dança" mostra o que ela faz, "está" como o céu se apresenta, e "chove" o que acontece na natureza.

RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • Identidade dos Substantivos:

    • São as palavras que usamos para nomear tudo: pessoas, animais, lugares, coisas.
    • Existem dois tipos: concretos, que podemos tocar (ex: mesa, gato), e abstratos, que são sentimentos ou ideias (ex: amor, justiça).
  • Abundância dos Verbos:

    • Verbos estão por toda parte! Sem eles, não dá para contar histórias nem dizer o que acontece.
    • São palavras que mostram o que alguém ou algo faz, como está ou o que sofre.
  • Substantivos Próprios e Comuns:

    • Próprios sempre começam com letra maiúscula (ex: Pedro, Amazonas) e são nomes de uma pessoa ou lugar específicos.
    • Comuns são todos os outros nomes que podem ser qualquer um de um tipo (ex: cidade, rio).
  • Verbos e o Tempo:

    • Os verbos mudam de forma para dizer se algo aconteceu, está acontecendo agora ou vai acontecer.
    • Isso ajuda a contar histórias do passado, do presente e até imaginar o futuro.

Conclusões

  • Importância dos Substantivos e Verbos:

    • Sem substantivos, ficaríamos sem saber quem ou o que está envolvido.
    • Sem verbos, não saberíamos o que está acontecendo.
  • Regras de Uso:

    • Substantivos e verbos concordam com quem está fazendo e o que está sendo feito.
    • Eles se ajustam para combinar com o número (singular ou plural) e com o tempo (passado, presente ou futuro).
  • Criatividade na Escrita:

    • Com esta base, podemos criar frases e histórias de infinitas possibilidades.
    • Aprendendo a usar substantivos e verbos, o mundo das palavras se abre para nós.

Exercícios

  1. Substantivos à Vista:
    • Escolha um objeto que você gosta na sala de aula e escreva três frases sobre ele usando substantivos concretos e abstratos.
  2. Caça aos Verbos:
    • Escreva uma pequena história e sublinhe todos os verbos que usar. Depois identifique se eles estão no passado, presente ou futuro.
  3. Mistura Mágica:
    • Invente uma frase que tenha um substantivo próprio, um comum e um verbo. Marque cada um com uma cor diferente e escreva qual é a ação, quem realiza e o que é nomeado.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies