Entrar

Resumo de Substantivos e Verbos

Português

Original Teachy

'EF03LP08'

Substantivos e Verbos

INTRODUÇÃO

A Relevância do Tema

Substantivos e verbos são peças-chave da língua portuguesa. Compreendê-los é como aprender a juntar blocos para construir frases. Assim como um castelo precisa de pedras, as frases precisam de substantivos e verbos. Eles são fundamentais para que possamos nomear tudo que nos cerca e expressar ações, estados e acontecimentos. Dominar o uso de substântivos e verbos é essencial para nos comunicarmos claramente e para entendermos textos, histórias e informações.

Contextualização

No grande quebra-cabeça do idioma português, os substantivos e verbos se encaixam na categoria das palavras chamadas "classes gramaticais". Eles são o ponto de partida para formar frases com sentido completo. Ao mergulharmos nesse tema, estamos dando um grande passo para desvendar outros elementos da língua, como adjetivos e advérbios. Estamos no início de uma emocionante aventura pelo mundo das palavras, uma jornada que começa no 3° ano do Ensino Fundamental e vai nos acompanhar por toda a vida.

DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes

  • Substantivos:

    • Palavras que nomeiam seres, lugares, sentimentos, ideias.
    • Podem ser concretos (cachorro, cidade) ou abstratos (amor, felicidade).
    • Classificam-se em próprios (nomes de pessoas, países) ou comuns (animais, coisas).
    • Com eles descrevemos o que está ao nosso redor.
  • Verbos:

    • Palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.
    • Contam o que o sujeito faz, o que sente ou o que acontece com ele.
    • Tempos: presente, passado ou futuro; mostra quando a ação ocorre.
    • São a espinha dorsal das frases, ligam o sujeito ao que ele realiza.

Termos-Chave

  • Classe Gramatical:

    • Grupo que uma palavra pertence, de acordo com sua função na frase.
    • Cada classe tem sua "missão" especial no jogo das palavras.
  • Sujeito da Frase:

    • Quem ou o que realiza a ação ou está em determinado estado.
    • Pode ser nomeado por um substantivo ou algo que o substitua.
  • Tempo Verbal:

    • Indica o momento em que a ação do verbo acontece.
    • Presente (agora), passado (ontem) ou futuro (amanhã).

Exemplos e Casos

  • Identificando Substantivos:
    • Frase: "O cachorro corre no parque."
    • Substantivos: "cachorro", "parque".
    • "Cachorro" é um ser e "parque" é um lugar.
  • Identificando Verbos:
    • Frase: "A professora ensina a lição."
    • Verbo: "ensina".
    • A ação de "ensinar" está acontecendo agora, no presente.
  • Substantivo Próprio e Comum:
    • Frase: "João visita a cidade de São Paulo."
    • Substantivo próprio: "João", "São Paulo".
    • Substantivo comum: "cidade".
    • "João" e "São Paulo" são únicos, enquanto muitas "cidades" existem.
  • Ação, Estado e Fenômeno:
    • Frases: "Ela dança feliz." / "O céu está nublado." / "Chove muito."
    • Verbos: "dança" (ação), "está" (estado), "chove" (fenômeno).
    • O verbo "dança" mostra o que ela faz, "está" como o céu se apresenta, e "chove" o que acontece na natureza.

RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • Identidade dos Substantivos:

    • São as palavras que usamos para nomear tudo: pessoas, animais, lugares, coisas.
    • Existem dois tipos: concretos, que podemos tocar (ex: mesa, gato), e abstratos, que são sentimentos ou ideias (ex: amor, justiça).
  • Abundância dos Verbos:

    • Verbos estão por toda parte! Sem eles, não dá para contar histórias nem dizer o que acontece.
    • São palavras que mostram o que alguém ou algo faz, como está ou o que sofre.
  • Substantivos Próprios e Comuns:

    • Próprios sempre começam com letra maiúscula (ex: Pedro, Amazonas) e são nomes de uma pessoa ou lugar específicos.
    • Comuns são todos os outros nomes que podem ser qualquer um de um tipo (ex: cidade, rio).
  • Verbos e o Tempo:

    • Os verbos mudam de forma para dizer se algo aconteceu, está acontecendo agora ou vai acontecer.
    • Isso ajuda a contar histórias do passado, do presente e até imaginar o futuro.

Conclusões

  • Importância dos Substantivos e Verbos:

    • Sem substantivos, ficaríamos sem saber quem ou o que está envolvido.
    • Sem verbos, não saberíamos o que está acontecendo.
  • Regras de Uso:

    • Substantivos e verbos concordam com quem está fazendo e o que está sendo feito.
    • Eles se ajustam para combinar com o número (singular ou plural) e com o tempo (passado, presente ou futuro).
  • Criatividade na Escrita:

    • Com esta base, podemos criar frases e histórias de infinitas possibilidades.
    • Aprendendo a usar substantivos e verbos, o mundo das palavras se abre para nós.

Exercícios

  1. Substantivos à Vista:
    • Escolha um objeto que você gosta na sala de aula e escreva três frases sobre ele usando substantivos concretos e abstratos.
  2. Caça aos Verbos:
    • Escreva uma pequena história e sublinhe todos os verbos que usar. Depois identifique se eles estão no passado, presente ou futuro.
  3. Mistura Mágica:
    • Invente uma frase que tenha um substantivo próprio, um comum e um verbo. Marque cada um com uma cor diferente e escreva qual é a ação, quem realiza e o que é nomeado.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies