Entrar

Resumo de Pronomes Pessoais e Sujeitos da Oração

Português

Original Teachy

'EF05LP06'

Pronomes Pessoais e Sujeitos da Oração


INTRODUÇÃO

A Relevância do Tema

"Descobrindo quem faz o quê!" - Pronomes pessoais e sujeitos são as estrelas da frase, mostrando quem está na ação.

  • Essenciais para Comunicação: Eles são como os jogadores em um time de futebol; cada um tem seu papel para fazer a frase 'marcar gol'!
  • Evitam Repetições: Imagine sempre dizer o nome completo dos amigos; cansativo, né? Os pronomes são como apelidos na língua!

Contextualização

"Em que time está jogando?" - Os pronomes pessoais e sujeitos estão em todo lugar na língua portuguesa.

  • Fundamentos da Gramática: Sem conhecer os jogadores, não dá para jogar! Eles são a base para formar frases.
  • Grande Curiosidade: Já notou que às vezes um 'ele' ou 'ela' aparece e todo mundo sabe quem é? Isso é pronome em ação!

Ao final desta viagem pelas palavras, as frases não terão segredos e cada 'jogador' será um velho amigo!

Lembre-se: "Quem não conhece os jogadores, não entende o jogo!" 🌟📚


DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Componentes

  • Sujeitos da Oração:

    • "Chefes da Ação!": Todo sujeito tem o controle, é quem faz ou sofre a ação.
    • Tipos de Sujeito:
      • Sujeito Simples: só um 'chefe' (Ex: O gato mia.)
      • Sujeito Composto: dois ou mais 'chefes' (Ex: O gato e o cachorro brincam.)
      • Oculto ou Elíptico: 'chefe' escondido, mas a gente sabe quem é! (Ex: Fomos ao parque. Nós é o sujeito oculto, entendemos pela ação 'fomos'.)
      • Indeterminado: 'chefe' misterioso, não sabemos quem é. (Ex: Dizem que vai chover. Quem diz? Não sabemos.)
      • Inexistente: frases sem 'chefes' (Ex: Choveu muito.)
  • Pronomes Pessoais:

    • "Substitutos na Ação!": Eles entram no lugar dos nomes.
    • Retos: direto nas ações, como eu, tu, ele, nós, vós, eles.
      • Usados quando o pronome é o 'chefe' da ação. (Ex: Eu corro no parque.)
    • Oblíquos: recebem ou sofrem a ação, como me, te, se, nos, vos, se.
      • Usados quando algo é feito para ou por eles. (Ex: A bola me atingiu.)

Termos-Chave

  • Ação do Verbo:
    • O que está sendo feito na frase. (Ex: correr, saltar, pensar)
  • Pronome:
    • Palavra que substitui ou acompanha o nome.
  • Concordância:
    • Acordo entre sujeito e verbo na frase. (Ex: Ele corre, eles correm.)

Exemplos e Casos

  • Exemplo de Sujeito Simples:

    • Frase: "A professora explicou a lição."
    • Sujeito Simples: "A professora"
    • Ação do Verbo: "explicou"
    • Análise: A professora (quem faz ação) + explicou (o quê?) + a lição (o quê).
  • Exemplo de Pronome Pessoal Reto:

    • Frase: "Ela cantou na festa."
    • Pronome Pessoal Reto: "Ela"
    • Ação do Verbo: "cantou"
    • Análise: Ela (quem fez a ação) + cantou (o quê?) + na festa (onde).
  • Exemplo de Pronome Pessoal Oblíquo:

    • Frase: "O vento nos surpreendeu."
    • Pronome Pessoal Oblíquo: "nos"
    • Ação do Verbo: "surpreendeu"
    • Análise: O vento (quem fez a ação) + nos (a quem?) + surpreendeu (o quê?).

RESUMO DETALHADO

Pontos Relevantes

  • Identificar o Sujeito:
    • Estar atento a quem faz a ação na frase.
    • Reconhecer se o sujeito está claro ou escondido.
    • Lembrar que nem sempre o sujeito é uma pessoa; pode ser um animal, uma coisa ou até uma ideia!
  • Uso Correto dos Pronomes:
    • Substituir nomes para evitar repetição.
    • Escolher o pronome certo para o sujeito (eu, tu, ele, nós...).
    • Saber quando usar os pronomes retos (eu corro) e os oblíquos (a bola me atingiu).
  • Acertar na Concordância:
    • Fazer o verbo combinar com o sujeito, em número e pessoa.
    • Distinguir entre ações feitas por um ou mais 'chefes' (Eu corro, Nós corremos).

Conclusões

  • Sujeitos e Pronomes são Indispensáveis:
    • Entender que uma frase sem sujeito ou sem uso adequado de pronomes fica confusa.
  • Gramática na Prática:
    • Ver que a teoria ajuda a escrever e a falar de forma clara e precisa.
  • Observação é Chave:
    • Aprender que, ao ler ou ouvir com atenção, podemos identificar sujeitos e pronomes facilmente.

Exercícios

  1. Encontre o sujeito e indique se é simples ou composto:
    • "O sol e a lua iluminam o céu."
  2. Substitua os nomes pelos pronomes pessoais corretos:
    • "Mariana e João foram ao cinema. Mariana comprou pipoca."
  3. Escreva frases usando pronomes pessoais oblíquos:
    • Dica: use expressões como "entregaram a ele" ou "pediram para nós".
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Deseja ter acesso a mais resumos?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse resumo também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies