INTRODUÇÃO
A Relevância do Tema
"Descobrindo quem faz o quê!" - Pronomes pessoais e sujeitos são as estrelas da frase, mostrando quem está na ação.
- Essenciais para Comunicação: Eles são como os jogadores em um time de futebol; cada um tem seu papel para fazer a frase 'marcar gol'!
- Evitam Repetições: Imagine sempre dizer o nome completo dos amigos; cansativo, né? Os pronomes são como apelidos na língua!
Contextualização
"Em que time está jogando?" - Os pronomes pessoais e sujeitos estão em todo lugar na língua portuguesa.
- Fundamentos da Gramática: Sem conhecer os jogadores, não dá para jogar! Eles são a base para formar frases.
- Grande Curiosidade: Já notou que às vezes um 'ele' ou 'ela' aparece e todo mundo sabe quem é? Isso é pronome em ação!
Ao final desta viagem pelas palavras, as frases não terão segredos e cada 'jogador' será um velho amigo!
Lembre-se: "Quem não conhece os jogadores, não entende o jogo!" 🌟📚
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Componentes
-
Sujeitos da Oração:
- "Chefes da Ação!": Todo sujeito tem o controle, é quem faz ou sofre a ação.
- Tipos de Sujeito:
- Sujeito Simples: só um 'chefe' (Ex: O gato mia.)
- Sujeito Composto: dois ou mais 'chefes' (Ex: O gato e o cachorro brincam.)
- Oculto ou Elíptico: 'chefe' escondido, mas a gente sabe quem é! (Ex: Fomos ao parque. Nós é o sujeito oculto, entendemos pela ação 'fomos'.)
- Indeterminado: 'chefe' misterioso, não sabemos quem é. (Ex: Dizem que vai chover. Quem diz? Não sabemos.)
- Inexistente: frases sem 'chefes' (Ex: Choveu muito.)
-
Pronomes Pessoais:
- "Substitutos na Ação!": Eles entram no lugar dos nomes.
- Retos: direto nas ações, como eu, tu, ele, nós, vós, eles.
- Usados quando o pronome é o 'chefe' da ação. (Ex: Eu corro no parque.)
- Oblíquos: recebem ou sofrem a ação, como me, te, se, nos, vos, se.
- Usados quando algo é feito para ou por eles. (Ex: A bola me atingiu.)
Termos-Chave
- Ação do Verbo:
- O que está sendo feito na frase. (Ex: correr, saltar, pensar)
- Pronome:
- Palavra que substitui ou acompanha o nome.
- Concordância:
- Acordo entre sujeito e verbo na frase. (Ex: Ele corre, eles correm.)
Exemplos e Casos
-
Exemplo de Sujeito Simples:
- Frase: "A professora explicou a lição."
- Sujeito Simples: "A professora"
- Ação do Verbo: "explicou"
- Análise: A professora (quem faz ação) + explicou (o quê?) + a lição (o quê).
-
Exemplo de Pronome Pessoal Reto:
- Frase: "Ela cantou na festa."
- Pronome Pessoal Reto: "Ela"
- Ação do Verbo: "cantou"
- Análise: Ela (quem fez a ação) + cantou (o quê?) + na festa (onde).
-
Exemplo de Pronome Pessoal Oblíquo:
- Frase: "O vento nos surpreendeu."
- Pronome Pessoal Oblíquo: "nos"
- Ação do Verbo: "surpreendeu"
- Análise: O vento (quem fez a ação) + nos (a quem?) + surpreendeu (o quê?).
RESUMO DETALHADO
Pontos Relevantes
- Identificar o Sujeito:
- Estar atento a quem faz a ação na frase.
- Reconhecer se o sujeito está claro ou escondido.
- Lembrar que nem sempre o sujeito é uma pessoa; pode ser um animal, uma coisa ou até uma ideia!
- Uso Correto dos Pronomes:
- Substituir nomes para evitar repetição.
- Escolher o pronome certo para o sujeito (eu, tu, ele, nós...).
- Saber quando usar os pronomes retos (eu corro) e os oblíquos (a bola me atingiu).
- Acertar na Concordância:
- Fazer o verbo combinar com o sujeito, em número e pessoa.
- Distinguir entre ações feitas por um ou mais 'chefes' (Eu corro, Nós corremos).
Conclusões
- Sujeitos e Pronomes são Indispensáveis:
- Entender que uma frase sem sujeito ou sem uso adequado de pronomes fica confusa.
- Gramática na Prática:
- Ver que a teoria ajuda a escrever e a falar de forma clara e precisa.
- Observação é Chave:
- Aprender que, ao ler ou ouvir com atenção, podemos identificar sujeitos e pronomes facilmente.
Exercícios
- Encontre o sujeito e indique se é simples ou composto:
- "O sol e a lua iluminam o céu."
- Substitua os nomes pelos pronomes pessoais corretos:
- "Mariana e João foram ao cinema. Mariana comprou pipoca."
- Escreva frases usando pronomes pessoais oblíquos:
- Dica: use expressões como "entregaram a ele" ou "pediram para nós".