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Resumo de Problemas e Fluxogramas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA05'

Problemas e Fluxogramas

Introdução


Relevância do Tema

O estudo de Problemas e Fluxogramas é a base para a lógica algorítmica, que é fundamental para a programação de computadores e a resolução de problemas matemáticos mais complexos. Por meio dos fluxogramas, conseguimos visualizar de maneira clara e sistemática a sequência de ações que levam à solução de um problema. Essa ferramenta é crucial para o raciocínio lógico e o pensamento crítico, habilidades essenciais não apenas na Matemática, mas também em muitas outras disciplinas e no cotidiano.

Contextualização

Dentro do currículo de Matemática, o tópico do Problemas e Fluxogramas surge como uma progressão natural do estudo de operações básicas e expressões numéricas. A resolução de problemas é uma aplicação prática dessas habilidades e o fluxograma, uma ferramenta visual que facilita a compreensão do processo de resolução. Em paralelo, este tópico também prepara o terreno para futuros estudos de lógica, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, onde a resolução de problemas é fundamental. Além disso, o pensamento algorítmico desenvolvido na criação e interpretação de fluxogramas é transferível para os campos da ciência da computação e da tecnologia, onde se torna a base para a criação de algoritmos e programas de computador.

Desenvolvimento Teórico


Componentes

  • Problemas Matemáticos: São situações que, devido à sua complexidade, exigem que usemos certas técnicas e estratégias para resolver. Eles podem envolver várias disciplinas matemáticas ao mesmo tempo, ou serem baseados em um única disciplina. O fundamental é compreender a estrutura do problema e quais operações matemáticas são aplicáveis em cada etapa.

  • Fluxogramas: Representações gráficas de algoritmos ou processos, que utilizam símbolos padrão para indicar etapas, decisões, loops, entrada e saída de dados. São uma ferramenta poderosa para a visualização, análise e solução de problemas, permitindo que a sequência lógica de operações seja claramente representada.

  • Operações Matemáticas: Incluem adição, subtração, multiplicação, divisão e várias outras mais avançadas, dependendo do nível de estudo. A compreensão das operações matemáticas básicas e a capacidade de aplicar as regras corretamente são fundamentais na resolução de problemas e na criação de fluxogramas.

Termos-Chave

  • Algoritmo: É uma sequência finita de instruções precisas e não ambíguas, usadas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Em termos matemáticos, um algoritmo é uma sequência de operações com um resultado pré-determinado.

  • Variável: É um elemento que pode ser qualquer valor dentro de um determinado conjunto. Em problemas matemáticos e algoritmos, as variáveis são usadas para representar quantidades desconhecidas ou que podem variar durante o processo.

  • Decisão: Em termos de fluxogramas, uma decisão é uma condição que precisa ser avaliada, e dependendo do resultado, o programa segue um caminho ou outro.

Exemplos e Casos

  • Exemplo de Problema Matemático: Numa festa, há 50 pessoas. Se cada pessoa apertar a mão uma vez com cada uma das outras pessoas, quantos apertos de mão serão dados? Nesse caso, o aluno precisa entender a lógica por trás dos apertos de mão (cada pessoa aperta a mão de todas as outras pessoas) e aplicar operações de multiplicação e subtração (cada pessoa aperta a mão com 49, excluindo o aperto com ela mesma, o que resulta em 49 apertos de mão por pessoa).

  • Exemplo de Fluxograma: Vamos considerar o fluxograma para o seguinte problema: "Dado um número, se ele for par, divida-o por 2. Se ele for ímpar, multiplique-o por 3 e some 1. Repita o processo até que o número seja igual a 1". Aqui, o aluno deve compreender como os símbolos no fluxograma correspondem a cada etapa do algoritmo, e a sequência de ações que levam à solução do problema é visualmente representada.

  • Caso de Estudo de Fluxograma: Vamos supor que temos um fluxograma que representa o processo de cálculo do valor total de uma compra, com desconto de 10% se o valor da compra for maior do que R$ 100,00. O fluxograma permite visualizar a sequência de ações, incluindo a entrada dos dados (valor da compra), a decisão (verificar se o valor é maior que R$ 100,00), e a operação de cálculo do desconto (10% do valor total). Através do fluxograma, o aluno compreende de forma clara como o cálculo do valor final é feito.


Resumo Detalhado


Pontos Relevantes

  • Importância do Raciocínio Lógico: Os fluxogramas são ferramentas que, quando aplicadas na resolução de problemas, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico. Eles permitem que os alunos visualizem, de maneira sequencial e estruturada, as ações necessárias para alcançar uma solução. Essa habilidade lhes será útil não só na Matemática, mas em várias outras disciplinas e em situações cotidianas.

  • Definição e Componentes de um Fluxograma: Além de entender o que é um fluxograma, é crucial que os alunos compreendam os componentes que o integram. Estes incluem, entre outros, os símbolos representativos de etapas, decisões, loops, entrada e saída de dados. Cada um desses símbolos tem uma função específica na representação do processo.

  • Capacidade de Transformar Algoritmos em Fluxogramas (e vice-versa): O estudo sobre fluxogramas não se restringe somente à sua interpretação, mas também à sua criação. Os alunos devem ser capazes de transformar algoritmos (sequências de operações) em fluxogramas e, inversamente, fluxogramas em algoritmos. Isso requer habilidades sólidas de compreensão e tradução de ideias em representações gráficas.

  • Resolução de Problemas por Meio de Fluxogramas: Após entender os fluxogramas, os alunos devem aprender a usá-los como ferramentas na resolução de problemas. Expor e resolver problemas através de fluxogramas ajuda a desmistificar a matemática, tornando-a mais acessível e estimulante.

Conclusões

  • Fluxogramas como Ferramentas Versáteis: Os fluxogramas se mostraram ferramentas versáteis, úteis não só na Matemática, mas em várias outras disciplinas e situações práticas. Permitem uma visualização clara e organizada de processos, facilitando a compreensão e a solução de problemas.

  • Interconexão entre Tópicos Matemáticos: A criação e a interpretação de fluxogramas envolvem conceitos matemáticos que se interconectam, como operações matemáticas, lógica, algoritmos e variáveis. Compreender a relação entre esses conceitos fortalece o aprendizado e a aplicação da Matemática.

  • Promoção do Pensamento Crítico e Analítico: A utilização de fluxogramas no ensino de matemática promove o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e analítico, fundamentais não só na Matemática, mas em todas as áreas da vida.

Exercícios

1. Crie um fluxograma que represente a solução para o seguinte problema: "Em uma sala de aula, há 30 alunos. Cada aluno tem uma caixa com 100 fichas. Se cada aluno escrever o nome de todos os outros alunos em uma ficha e depositar na respectiva caixa, quantas fichas haverá no total?". Lembre-se de incluir as etapas, decisões, loops, entrada e saída de dados.

2. Dado o algoritmo "Se o número for maior do que 10, subtraia 5. Se não, adicione 10", crie um fluxograma correspondente.

3. Resolva o problema: "Em uma partida de futebol, foram vendidos 300 ingressos. Os ingressos custaram R$ 10,00 para menores de 12 anos, R$ 20,00 para maiores de 12 anos e menores de 18 anos, e R$ 30,00 para maiores de 18 anos. Se metade dos ingressos vendidos foi para menores de 12 anos e um terço para maiores de 12 anos e menores de 18 anos, qual foi o valor total arrecadado com a venda dos ingressos?". Projete o fluxograma que poderia ser utilizado para resolver esse problema.

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