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Resumo de Língua Falada e Língua Escrita

Português

Original Teachy

'EF07LP06'

Língua Falada e Língua Escrita

Introdução

Relevância do Tema

  • A distinção entre Língua Falada e Língua Escrita é um dos pilares da Linguística, a disciplina que estuda a linguagem humana em todos os seus aspectos.
  • Ambas as formas de linguagem são amplamente usadas em nosso cotidiano e, portanto, compreender suas características distintivas e semelhanças é essencial para uma comunicação eficaz.
  • A distinção entre Língua Falada e Língua Escrita é um dos marcos que nos permite entender o fenômeno da variação linguística, isto é, as variações que uma língua pode sofrer de acordo com o contexto de uso, o falante ou o propósito da interação.

Contextualização

  • No currículo de Língua Portuguesa, o estudo da diferença entre Língua Falada e Língua Escrita é geralmente introduzido no início do Ensino Fundamental, destacando-se no 7º ano, onde os alunos já têm maturidade linguística para assimilar conceitos mais complexos.
  • Compreender essa diferença é a base para outras habilidades e competências linguísticas, como redação, interpretação textual e compreensão de textos orais e escritos.
  • Este tema serve como uma ponte para o estudo mais aprofundado das características da linguagem, levando o aluno a um entendimento mais completo e refinado sobre como a linguagem funciona em nossa sociedade.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Língua Falada: É a forma de linguagem que usamos em interações face a face ou por meio de meios de comunicação tais como o telefone. Possui diversas características:

    • Variabilidade: É mais flexível e sujeita a mudanças que a Língua Escrita. Ela pode se adaptar ao contexto, ao público e ao objetivo da comunicação.
    • Departamentalização Frasal: As falas tendem a ser mais curtas e fragmentadas, com pausas e interrupções frequentes, ao contrário da Língua Escrita, que visa a continuidade.
    • Recursos Expressivos: Apresenta um amplo uso de expressões idiomáticas, gírias, interjeições, repetições e entonação, que auxiliam na expressividade e na compreensão do sentido.
    • Uso de Elementos Não Verbais: Inclui a linguagem corporal, o contato visual e o tom de voz para transmitir conceitos e emoções.
  • Língua Escrita: É a forma de linguagem usada em textos e documentos. Possui características distintas da Língua Falada:

    • Fixidez: É mais padronizada e rígida do que a Língua Falada. Uma vez que o texto é registrado, não pode ser alterado sem deixar vestígios.
    • Complexidade: Uma vez que o leitor não pode interromper ou pedir esclarecimentos, o autor da Língua Escrita geralmente usa frases mais longas e complexas e é mais cuidadoso com o vocabulário.
    • Uso Amplo de Formalismos: Dá preferência a palavras e expressões formais, evitando o uso de gírias ou expressões idiomáticas.
    • Abstração e Objetividade: Pode ser mais abstrata e objetiva, pois é usada frequentemente para argumentar, explicar ou descrever situações.

Termos-Chave

  • Variação Linguística: Trata-se das modificações que uma língua sofre de acordo com as características do falante (idade, região, nível de escolaridade, etc), o contexto de uso (formal, informal) ou o propósito da interação (convencer, informar, elogiar, etc).
  • Linguagem Verbal: É a forma de comunicação que usa palavras, sendo a Língua Falada e Escrita suas principais manifestações.
  • Linguagem Não Verbal: Refere-se à comunicação que ocorre por meio de gestos, expressões faciais, postura corporal, entre outros. Embora não use palavras, também transmite significados e pode influenciar a maneira como interpretamos a linguagem verbal.

Exemplos e Casos

  • Exemplo de Variação Linguística: "Você sabe a que horas a festa vai começar?". Se essa pergunta for feita num ambiente formal, por exemplo, numa entrevista de emprego, ela pode ser considerada definitivamente inadequada. No entanto, se for feita numa conversa entre amigos ou num contexto informal, a mesma pergunta não causará nenhum estranhamento.
  • Caso de Uso da Linguagem Verbal e Não Verbal: Na peça de teatro "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna, a linguagem verbal e não verbal se combinam para transmitir a mensagem. As falas dos personagens revelam a Língua Falada e, ao mesmo tempo, a expressão facial, o tom de voz e a gestualidade dos atores contribuem para a compreensão do contexto e do significado das palavras ditas.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Diferenciação entre Língua Falada e Língua Escrita: Língua Falada e Língua Escrita são formas da mesma língua, mas possuem características distintas que variam de acordo com o contexto de uso.

  • Flexibilidade e Rigidez: Enquanto a Língua Falada é flexível e propícia a mudanças, a Língua Escrita é mais rígida e padronizada.

  • Recursos de Linguagem: Ambas as formas de linguagem utilizam recursos expressivos, mas a Língua Falada faz um uso mais livre e amplo, incluindo expressões idiomáticas, gírias, interjeições, entonação, e elementos não verbais (linguagem corporal, contato visual, tom de voz), em contraste com a Língua Escrita que se utiliza sobretudo do vocabulário e da estrutura gramatical.

  • Variação Linguística: A distinção entre Língua Falada e Língua Escrita é um exemplo pontual de variação linguística, pois a língua se adapta e se transforma de acordo com diferentes fatores (falante, contexto, propósito de comunicação).

Conclusões

  • Interdependência: A Língua Falada e a Língua Escrita são interdependentes e se influenciam mutuamente. As mudanças e adaptações que ocorrem na Língua Falada podem refletir-se, em algum momento, na Língua Escrita e vice-versa.

  • Contextualização da Comunicação: A Língua Falada e a Língua Escrita se ajustam ao contexto no qual são inseridas. A escolha de uma ou outra depende do contexto, dos interlocutores e dos objetivos da comunicação.

  • Linguagem Verbal e Não Verbal: O estudo da Língua Falada e da Língua Escrita implica também a compreensão da Linguagem Não Verbal, que ocorre simultaneamente e complementa a Linguagem Verbal na comunicação humana.

Exercícios Sugeridos

  1. Comparação de Textos: Peça aos alunos que leiam um trecho de um diálogo de filme ou peça de teatro (exemplo: "Romeu e Julieta" de Shakespeare) e um trecho de um artigo de jornal. Quais elementos linguísticos indicam que um foi escrito (ou é apropriado para ser falado) e outro foi falado (ou é apropriado para ser escrito)?

  2. Transformação de Gêneros: Peça aos alunos que transformem um texto falado em escrito e vice-versa. Por exemplo, um artigo de opinião sobre a importância do esporte pode se tornar um discurso para um grupo de colegas da mesma idade.

  3. Análise de Anúncios: Distribua diversos anúncios publicitários e peça aos alunos que identifiquem se os textos são mais próximos da Língua Falada ou da Língua Escrita. Quais características linguísticas apontam para a classificação feita?

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