Introdução
Relevância do Tema
O estudo da Oração Subordinada Adjetiva é uma das etapas cruciais no desenvolvimento da competência linguística e de leitura em Português. Esta oração, com seu poder de intensificar, delimitar ou qualificar o substantivo a que se refere, é um verdadeiro aliado na construção de textos complexos e precisos. Ela dá ao escritor a habilidade de ser específico, de adicionar detalhes e de reforçar ideias. Neste contexto, a oração subordinada adjetiva é entendida como uma ferramenta da textualidade que possibilita ao falante/escritor fazer um uso mais versátil e refinado da língua.
Contextualização
A Oração Subordinada Adjetiva é um tema que se insere no complexo universo das sentenças subordinadas, e mais especificamente, das sentenças subordinadas substantivas. Situamos este tema como uma continuação do estudo das sentenças subordinadas, de modo a aprofundar o entendimento dos alunos sobre a estrutura sintática do português e suas possibilidades de expressão. Ao dominar este tópico, os alunos estarão melhor capacitados para identificar, interpretar e produzir textos mais complexos, e isso remete a um aspecto central da disciplina de Português, que é a competência comunicativa, isto é, a capacidade de se comunicar de forma efetiva e adequada em situações reais de uso da língua.
Desenvolvimento Teórico
Componentes
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Oração Adjetiva Subordinada: É uma sentença que funciona como adjetivo, isto é, que se refere a um substantivo e o qualifica, mas tem estrutura de sentença. Ela é introduzida por um pronome relativo (que, quem, onde, cujo, quanto, cair de pé), que é o responsável por conectar a oração subordinada à oração principal. As orações subordinadas adjetivas podem ser restritivas ou explicativas, e essa distinção define o sentido da oração no contexto em que está inserida.
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Pronomes Relativos: São as palavras que introduzem a oração adjetiva subordinada. Eles são importantes para a coesão textual, pois estabelecem a relação de subordinação entre as duas orações. Além disso, eles retomam um termo já mencionado no texto, chamado antecedente.
Termos-Chave
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Antecedente: É aquele termo que é retomado por um pronome no texto. Na oração subordinada adjetiva, o antecedente é o substantivo ao qual a oração se refere.
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Ortografia de uso do R: Tema que merece atenção especial por ser recorrente no estudo de orações adjetivas subordinadas. Isso ocorre porque muitas vezes o pronome relativo cujo é usado erroneamente como sendo o possessivo de "quem".
Exemplos e Casos
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Casos de Oração Subordinada Adjetiva Restritiva: "O carro que comprei é vermelho." Neste exemplo, a oração "que comprei" restringe o substantivo "carro", pois se refere apenas ao carro que o enunciador comprou, e não a qualquer outro.
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Casos de Oração Subordinada Adjetiva Explicativa: "A loja, que é famosa por seus preços baixos, está fechada." Aqui, a oração "que é famosa por seus preços baixos", explica o substantivo "loja", ou seja, todos sabem que é essa loja famosa por seus preços baixos que está fechada.
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Exemplo de Pronome Relativo cujo errôneo: "O aluno cujo fez a tarefa será recompensado." Neste caso, o pronome cujo deveria ser usado da seguinte forma: "O aluno de quem é a tarefa será recompensado."
Resumo Detalhado
Pontos Relevantes
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A função da Oração Subordinada Adjetiva é qualificar ou especificar um substantivo. Ela funciona como um adjetivo, porém com estrutura de sentença.
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A importância dos Pronomes Relativos (que, quem, onde, cujo, quanto, cair de pé) nesse tipo de oração. Eles são essenciais para a coesão textual, estabelecendo a relação de subordinação entre as orações e retomando um termo já mencionado no texto - o antecedente.
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A necessidade de identificar o tipo de oração subordinada adjetiva. Elas podem ser restritivas ou explicativas, e essa classificação altera o sentido da oração no contexto.
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Erros comuns com o Pronome Relativo cujo. É importante ter em mente a diferença entre cujo, que é um relativo, e seu homófono "cujo", que é um possessivo.
Conclusões
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A diferenciação entre orações restritivas e explicativas. As restritivas restringem ou delimitam o sentido do substantivo, enquanto as explicativas o ampliam ou aprofundam.
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O papel chave dos pronomes relativos. Eles são a "cola" que liga a oração subordinada adjetiva à oração principal, e também proporcionam coesão ao texto.
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A necessidade de atenção à ortografia do uso do R. Especialmente para evitar o erro comum do "cujo" como forma possessiva de "quem".
Exercícios Sugeridos
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Identifique a função da oração sublinhada: "Os livros, que foram encontrados na biblioteca, estavam em ótimo estado." (quem, onde, cujo, quanto, cair de pé)
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Classifique a oração subordinada adjetiva e explique o motivo de sua classificação: "Esse é o filme que todos falam." (restritiva, explicativa)
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Reescreva a frase, corrigindo o uso errôneo do pronome relativo cujo: "O professor, cujo aula é interessante, sempre atrai muitos alunos."