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Resumo de Atribuindo Sentido aos Textos Verbais

Português

Original Teachy

'EM13LGG104'

Atribuindo Sentido aos Textos Verbais

Introdução

Relevância do Tema

Atribuindo Sentido aos Textos Verbais é um tema fundamental para a disciplina de Português, pois subjaz a toda e qualquer forma de comunicação verbal. A compreensão de um texto – seja ele um artigo acadêmico, um poema ou um anúncio publicitário – depende essencialmente da nossa habilidade em atribuir sentido às palavras que o compõem. A capacidade de análise e interpretação textual, portanto, traz consigo uma ferramenta poderosa que permeia não só os estudos da língua portuguesa, mas também se estende a todas as disciplinas, à literatura e às esferas da vida cotidiana.

Contextualização

Este tema é o segundo vértice na tríade central do curso de Português do 1º ano do Ensino Médio, logo após o estudo aprofundado dos diversos Gêneros Textuais. Apresenta-se, aqui, o ponto de vista do leitor, aquele que, ao fazer a leitura do texto, busca compreendê-lo a partir das conexões entre as palavras, as frases e os parágrafos. Situado nesse contexto, o estudo de Atribuindo Sentido aos Textos Verbais é crucial, pois lança as bases teóricas e práticas a partir das quais se poderá emergir em uma compreensão mais ampla e profunda da língua portuguesa.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Palavras Chave: Sentidos e Contextos

    • Sentidos: A compreensão dos sentidos é um elemento fundamental na leitura e na construção de significados. Uma palavra pode ter diferentes sentidos dependendo do contexto em que é utilizada. A polissemia (vários sentidos) e a homonímia (palavras com a mesma forma, mas com sentidos diferentes) são exemplos desse elemento.
    • Contextos: O contexto, que engloba o extratexto (ambiente em que o texto é inserido) e o intratexto (textos que antecedem e sucedem o texto em questão), é essencial para a construção de significados em um texto. O sentido de uma palavra ou expressão pode ser determinado pelo contexto no qual se encontra.
  • Tipos de Sentido: Denotativo e Conotativo

    • Sentido Denotativo: É o sentido objetivo, literal, que a palavra possui. Quase sempre se encontra no dicionário. É um tipo de sentido que repousa no plano do real.
    • Sentido Conotativo: É o sentido subjetivo, figurado, que a palavra pode ter. Este sentido não está propriamente no dicionário, mas se adquire pelo uso. É um tipo de sentido que aflora a criatividade e a imaginação do falante.
  • Processos de Interferência nos Sentidos

    • Processo de Polissemia: Quando uma palavra possui mais de um sentido, o leitor precisa usar seu conhecimento de mundo e o contexto da frase para determinar o sentido apropriado.
    • Processo de Metáfora: O recurso da metáfora consiste no uso de uma palavra ou expressão em um sentido diferente do usual, o que gera um novo sentido.

Termos-Chave

  • Polissemia: É a capacidade que algumas palavras têm de assumir diferentes sentidos, geralmente relacionados entre si.
  • Metáfora: É a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra em um sentido que não é usual, mas que gera a aproximação de dois termos.

Exemplos e Casos

  • Exemplo 1 - Contextualização e Sentido Denotativo: Na frase "A bola é redonda", o sentido denotativo da palavra "redonda" se refere à forma esférica da bola, um sentido que assume um caráter objetivo e real.

  • Exemplo 2 - Contextualização e Sentido Conotativo: Na frase "A bola de ouro está na prateleira", o sentido conotativo da palavra "ouro" não se refere ao metal precioso, mas sim a uma premiação do futebol. Essa é uma forma de sentido que requer conhecimentos culturais e interdisciplinares.

  • Exemplo 3 - Polissemia e Metáfora: Na frase "O sorriso do menino era um sol no horizonte", a palavra "sol" está sendo usada metaforicamente para descrever o sorriso do menino - uma expressão de alegria intensa. Este é um exemplo em que a polissemia se combina com a metáfora, criando um sentido novo e poético.

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Compreensão dos Sentidos: Enfatiza-se que a compreensão de um texto não se limita à decodificação das palavras, mas sim à atribuição de sentidos a elas. Esclarece-se que uma palavra pode ter vários sentidos, os quais devem ser inferidos pelo leitor a partir do contexto.

  • Sentidos no Contexto: O contexto é instrumental na determinação dos sentidos das palavras. Seja no extratexto (o mundo real ao redor do texto) ou intratexto (o próprio texto e suas partes), é o contexto que vai conferir significado à leitura.

  • Sentidos Denotativos e Conotativos: Os sentidos denotativos (objetivos, literais) e conotativos (subjetivos, figurados) são de extrema importância para a compreensão textual. Entende-se que o sentido conotativo vai além do dicionário, refletindo usos comumente aceitos da palavra.

  • Polissemia e Metáfora: São apresentados e discutidos dois recursos linguísticos-chave que podem afetar as atribuições de sentidos: a polissemia (quando uma palavra tem mais de um sentido) e a metáfora (quando uma palavra ou expressão é usada em um sentido não usual, gerando um novo sentido).

Conclusões

  • Leitura e Sentido: Conclui-se que a atribuição de sentido na leitura é uma atividade complexa, que envolve a combinação de múltiplas competências, entre elas o conhecimento lexical, as habilidades de inferência e a compreensão do contexto.

  • Relevância dos Sentidos Conotativos: Entende-se que os sentidos conotativos são particularmente relevantes na literatura, nos discursos persuasivos e na arte, pois permitem a criação de efeitos estéticos, humorísticos e persuasivos.

  • Interdisciplinaridade dos Sentidos: Constata-se que a habilidade em atribuir sentidos, especialmente os conotativos, tem um caráter interdisciplinar, já que requer a conexão de conhecimentos de diferentes áreas, como história, cultura, política, entre outras.

Exercícios

  1. Exercício 1 - Identificação de Sentidos: Dado um texto, os alunos devem identificar as palavras que possuem mais de um sentido (polissemia) e indicar como o contexto contribui para a compreensão do sentido utilizado no texto.

  2. Exercício 2 - Interpretação de Metáforas: Os alunos devem identificar e explicar metáforas em frases e/ou pequenos textos fornecidos. Esta atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos em inferir sentidos a partir de comparações não literais.

  3. Exercício 3 - Criação de Frases Conotativas: Os alunos deverão criar frases onde uma palavra comum (com sentido denotativo) seja utilizada com sentido conotativo, explicando o sentido pretendido. Este exercício visa desenvolver a criatividade e o entendimento dos sentidos conotativos das palavras.

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