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Resumo de Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação

Introdução

Relevância do Tema

Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação são elementos fundamentais dos estudos linguísticos, especialmente na disciplina de Português. Aprofundar-se nesses temas é essencial para a compreensão e a correta produção de palavras, expressões e sentenças na língua portuguesa. Isso não só ajuda a melhorar a habilidade de leitura e interpretação, mas também é crucial para aprimorar a escrita e a comunicação em geral.

Contextualização

Dentro da estrutura da disciplina de Português, este tema é introduzido no 3º ano do Ensino Médio após a cobertura dos aspectos mais básicos da gramática. O estudo das regras de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação desempenha um papel crucial na formação de uma base sólida de conhecimento linguístico. Além disso, esses elementos são o alicerce sobre o qual construímos o estudo de tópicos posteriores, como a morfologia e a semântica. Portanto, Encontros Vocálicos, Encontros Consonantais, Dígrafos, Divisão Silábica e Acentuação servem como blocos de construção centrais para o entendimento da língua portuguesa e para a proficiência em seu uso.

Desenvolvimento Teórico

Componentes

  • Encontros Vocálicos: São sequências de vogais em uma mesma sílaba. Podem ser classificados em:

    • Ditongo: união de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba, ou vice-versa, sem a intervenção de uma pausa. Exemplos: ai, ei, oi.
    • Tritongo: união de uma semivogal entre uma vogal e outra, todas na mesma sílaba, sem a intervenção de uma pausa. Exemplos: aia, eia, oia.
  • Encontros Consonantais: São sequências de consoantes em uma mesma sílaba. Podem ser classificados em:

    • Consoante + L ou R: formam um encontro consonantal com a semivogal L ou R.
    • S + consoante + vogal: quando o S está seguido de uma consoante e uma vogal, formando uma só sílaba.
  • Dígrafos: São sequências de duas letras que representam apenas um som. Podem ser classificados em:

    • Consonantais: Há dois tipos, o Dígrafo Consonantal e Dígrafo Consonantal Não-Ortográfico.
      • Dígrafo Consonantal: é a união de duas consoantes que representam um único fonema.
      • Dígrafo Consonantal Não-Ortográfico: é a união de duas consoantes numa mesma palavra que não pertencem ao mesmo fonema na língua portuguesa.
    • Vocálicos ou Sílabicos: são dígrafos formados por letras que representam um único fonema, e que representam apenas uma sílaba. Exemplos: "ai" em "pais", "ei" em "papel".
  • Divisão Silábica: É o processo de separação das palavras em sílabas. Há algumas regras gerais, como a de que toda palavra tem pelo menos uma sílaba, como "sol". Outra regra é a de que as consoantes que não estão seguidas de vogais na mesma sílaba, vão para a sílaba seguinte, como "pas-so".

  • Acentuação: É o uso do acento gráfico (´) para marcar a sílaba tônica das palavras. Existem três tipos de acentos na língua portuguesa: agudo (´), que indica a tônica na última sílaba; circunflexo (`), que indica a tônica na penúltima sílaba; e o acento grave (^), que indica a crase.

Termos-Chave

  • Ditongo: É a sequência de vogal e semivogal que ocorre na mesma sílaba.

  • Tritongo: É a sequência de semivogal, vogal e semivogal que ocorre na mesma sílaba.

  • Dígrafo: É a sequência de duas letras que representam um único fonema.

  • Divisão Silábica: É o processo de separação de uma palavra em sílabas.

  • Acentuação: É o uso do acento gráfico para marcar a sílaba tônica das palavras.

Exemplos e Casos

  • Encontros Vocálicos:

    • Ditongo: feijoada (ai), peixe (ei), céu (eu).
    • Tritongo: ensaio (eia), baiuca (iu), saguão (uão).
  • Encontros Consonantais:

    • Consoante + L ou R: Clube (cl), prédio (dr), fruta (rt).
    • S + consoante + vogal: Presa (ps), risca (sc), lesma (sm).
  • Dígrafos:

    • Consonantais: Fricção (fr, ç), Texto (xt), Artista (rt).
    • Vocálicos ou Sílabicos: Sai (ai), Deita (ei), Guaíba (ai).
  • Divisão Silábica:

    • Casa - ca-sa, Porta - por-ta, Banana - ba-na-na.
  • Acentuação:

    • Lâmpada (águda), Índio (grave), Avô (circunflexo).

Resumo Detalhado

Pontos Relevantes

  • Encontros Vocálicos: Compreender as classificações de encontros vocálicos, ditongo e tritongo é crucial para a correta divisão e acentuação silábica.

  • Encontros Consonantais: O entendimento dos encontros consonantais, em especial a combinação de consoante + L ou R, assim como S + consoante + vogal, auxilia na percepção da estrutura e na correta pronúncia das palavras.

  • Dígrafos: Reconhecer a existência e os tipos de dígrafos, consonantal e vocálico, aprimora a habilidade de leitura e escrita, além de contribuir na elaboração de sentido em um texto.

  • Divisão Silábica: A aplicação correta das regras de divisão silábica melhora a fluência na leitura e auxilia na escrita correta das palavras.

  • Acentuação: A acentuação gráfica, marcando a sílaba tônica das palavras, é uma ferramenta importante na língua portuguesa para distinguir significados e fornece orientações práticas na escrita.

Conclusões

  • A correta utilização de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação reforça a habilidade de ler e escrever de maneira mais precisa e eficaz.

  • O conhecimento desses elementos permite a compreensão e manipulação eficiente de palavras, tornando mais fácil o processo de aprendizagem e uso da língua portuguesa.

  • Embora complexos em suas regras e classificações, o domínio desses tópicos contribui significativamente para a proficiência na língua portuguesa, refletindo na comunicação eficaz e no desempenho competente em todas as áreas do conhecimento.

Exercícios

  1. Classifique os encontros vocálicos presentes nas seguintes palavras: (a) Cantou, (b) Cheguei, (c) Feiura.

  2. Identifique os encontros consonantais nos vocábulos: (a) Excluir, (b) Chaveiro, (c) Praça.

  3. Identifique os dígrafos nas palavras: (a) Chuva, (b) Adepto, (c) Texto.

  4. Realize a divisão silábica das seguintes palavras: (a) Plantar, (b) Precipício, (c) Exercício.

  5. Acentue corretamente as palavras: (a) Apresenta, (b) Exercito, (c) Ensaiaram.

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