Entrar

Projeto: Jogos e Brincadeiras: Nossa Máquina do Tempo

História

Original Teachy

'EF01HI05'

Jogos e Brincadeiras em Diferentes Épocas

Contextualização

Olá, pequenos historiadores! Preparados para embarcar em uma viagem no tempo? Nosso destino é o passado, mais precisamente, em diferentes épocas da história. E nosso veículo? Os jogos e brincadeiras! Sim, isso mesmo, iremos explorar como as pessoas se divertiam ao longo dos séculos e como essas brincadeiras refletem a sociedade e a cultura de cada período.

Os jogos e brincadeiras são muito mais do que simples passatempos. Eles vão além, ajudando-nos a entender a forma como as pessoas viviam, como se relacionavam, quais eram seus valores e crenças. Cada jogo e brincadeira tem uma história interessante por trás, e ao desvendar essas histórias, podemos descobrir muito sobre a humanidade e sua evolução.

Introdução

No decorrer da história, houve muitas mudanças na forma como as pessoas se divertiam. Enquanto alguns jogos e brincadeiras resistiram ao tempo, outros foram esquecidos ou substituídos por novos. Mas por quê? A resposta a essa pergunta nos leva a conceitos como cultura, tecnologia, geografia e até mesmo política.

Neste projeto, iremos explorar os jogos e brincadeiras em três épocas distintas: a Antiguidade, a Idade Média e a Era Moderna. Cada uma dessas épocas teve suas próprias características únicas, e isso se refletiu nos jogos e brincadeiras que as pessoas praticavam. Vamos descobrir juntos como essas atividades eram realizadas, quais eram suas regras e o que elas nos dizem sobre a sociedade da época.

Mas não se preocupem, não estamos indo sozinhos nessa viagem. Vocês estarão em grupos, formando times de exploradores. Juntos, vocês irão pesquisar, criar e apresentar suas descobertas. E o mais importante: irão se divertir enquanto aprendem! Então, peguem suas mochilas, preparem suas mentes curiosas e embarquem nessa aventura pelo tempo!

Atividade Prática

Título da Atividade: "Jogos e Brincadeiras: Nossa Máquina do Tempo"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática e divertida de aprendizado sobre a história por meio dos jogos e brincadeiras. Com isso, os alunos irão desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, comunicação, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, serão responsáveis por pesquisar, criar e apresentar um jogo ou brincadeira típica de cada uma das três épocas: Antiguidade, Idade Média e Era Moderna. Eles irão conduzir uma "máquina do tempo" imaginária, aprofundando-se em cada período e trazendo de volta um jogo ou brincadeira para compartilhar com a turma.

Cada grupo irá apresentar o contexto histórico do jogo ou brincadeira, as regras, e explicar por que essa atividade era importante ou popular naquela época. Além disso, os alunos irão comparar as atividades, identificando semelhanças e diferenças entre elas e discutindo o que isso nos revela sobre a evolução da sociedade ao longo do tempo.

Materiais Necessários

  • Livros didáticos de História
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para criação dos jogos/brincadeiras (papel, cartolina, lápis de cor, tesoura, cola, objetos recicláveis, etc.)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo irá escolher um nome para sua equipe e eleger um "líder do tempo", que será responsável por gerenciar o tempo e garantir que todas as etapas sejam concluídas.

  2. Pesquisa: Cada grupo deverá pesquisar sobre jogos e brincadeiras típicas de uma das três épocas: Antiguidade, Idade Média e Era Moderna. Eles deverão descobrir como esses jogos eram jogados, quais eram as regras e por que eram populares naquela época.

  3. Criação do Jogo/Brincadeira: Com base na pesquisa, os alunos deverão criar uma versão do jogo ou brincadeira que escolheram. Eles podem adaptar as regras ou materiais se necessário, mas devem manter a essência da atividade.

  4. Preparação da Apresentação: Além de criar o jogo ou brincadeira, os alunos devem preparar uma apresentação para compartilhar suas descobertas com a turma. Eles devem explicar o contexto histórico, as regras do jogo/brincadeira e discutir as semelhanças e diferenças entre as atividades das três épocas.

  5. Apresentação do Projeto: Cada grupo terá um tempo para apresentar seu jogo/brincadeira e compartilhar suas descobertas. Ao final de cada apresentação, os outros alunos poderão participar do jogo/brincadeira e fazer perguntas aos exploradores do tempo.

  6. Revitalização do Pátio da Escola: Ao final do projeto, os alunos irão revitalizar um espaço do pátio da escola para que possam jogar suas criações durante o recreio. Eles devem criar instruções para o jogo/brincadeira, garantindo que todos possam participar e se divertir.

  7. Avaliação Final: Os alunos serão avaliados não apenas pela apresentação e pelo jogo/brincadeira que criaram, mas também pelo trabalho em equipe, pela participação nas discussões em sala de aula e pela contribuição na revitalização do pátio da escola.

Essa jornada do tempo será uma experiência transformadora, permitindo que nossos pequenos exploradores se tornem historiadores por um tempo, descobrindo o passado e refletindo sobre o presente. Boa viagem!

Formato de Entrega: Cada grupo deverá entregar um relatório contendo as informações pesquisadas, as regras do jogo/brincadeira criada e uma descrição detalhada do processo de criação. Além disso, os alunos deverão registrar a apresentação feita para a turma em um vídeo curto (de 3 a 5 minutos). O relatório e o vídeo devem ser entregues ao professor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies