Objetivos
- Capacitar os alunos a comparar números naturais menores que 100 de forma prática e lúdica.
- Ensinar os alunos a ordenar números em sequência crescente e decrescente.
- Habilitar os alunos a identificar o maior e o menor número em conjuntos numéricos.
- Utilizar ferramentas digitais modernas para enriquecer o aprendizado matemático.
- Promover a colaboração e interação entre os alunos através de atividades em grupo.
Você Sabia?
1. Curiosidade Global: Sabia que os números são usados até para rir em diferentes idiomas? Por exemplo, na China, o número 8 é considerado de sorte porque soa como 'faça uma fortuna'!
2. Curiosidade de Jogos: Em muitos jogos eletrônicos, você precisa saber comparar números para saber se atingiu um recorde (e zuar os amigos, claro! ) Na dúvida, se você tiver menos pontos, melhor fingir que está compreendendo o jogo involuntariamente!
3. Curiosidade sobre Estudar: Sabia que ao organizar sua coleção de figurinhas pela ordem dos números, você já está treinando para organizar números maiores e menores? Os matemáticos mais experientes sempre começam conhecendo e colecionando os números menores!
Contextualizando
Olá, jovens craques da matemática! Já pensou como a ordem dos números naturais menores que 100 está por toda parte no seu dia a dia? 樂 Do tamanho dos peixes na pescaria ao placar do jogo de futebol que você usou para xingar seu time favorito no WhatsApp, estamos cercados por comparações de números. Com tanta coisa em jogo, que tal entender isso de uma maneira MEGA divertida e super interativa? Chegou a hora de mostrarmos quem manda nos números!
邏 Se liga: saber comparar e ordenar números é essencial! Imagine ter que organizar seus lápis holográficos de unicórnio em ordem do mais brilhante ao menos brilhante! Super importante, né? Da mesma forma, matematicamente, saber a diferença entre 20 e 100 pode ser a diferença entre quem vai na frente e quem para em segundo lugar. Cada número tem seu papel, e você vai aprender a reconhecer o caminho deles.
Além do mais, vamos usar toda a tecnologia que está na palma das nossas mãos! Do TikTok ao WhatsApp, os números são a base do nosso papo o dia inteiro. Saber compará-los e ordená-los é uma habilidade que vai além dos números que você vê na sala de aula. Vamos descobrir juntos como números naturais são a chave para desvendar o mundo ao seu redor e se tornar um verdadeiro mestre dos números!
Atividade 1: A Grande Corrida dos Números
Descrição
Nesta atividade super interativa, vamos criar uma corrida digital épica que vai unir a matemática com muita ação e diversão! O objetivo é comparar e ordenar números naturais menores que 100 em um contexto dinâmico e desafiador. No final, teremos uma grande exibição com uma premiação virtual para a nossa equipe campeã!
Detalhe importante: Como estaremos todos trabalhando juntos, essa atividade promete ser super colaborativa. Cada aluno ou aluna vai contribuir de uma maneira única e especial para o sucesso do nosso projeto! Então, sem enrolação, simbóra entrar nessa corrida?
Materiais Necessários
- Computadores ou celulares com acesso à Internet
- Acesso a uma plataforma de criação de vídeos curtos (como TikTok ou Instagram Reels)
- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (apps gratuitos ou ferramentas online)
- 1 grande folha de papel ofício
- Canetas coloridas e marcadores
- Fichas de cartolina com números de 1 a 100 (podem ser feitas pelos próprios alunos)
- Fita adesiva ou clips para fixar as fichas
- Projetor ou tela onde a corrida será exibida
- Google Docs ou similar para documentar os progressos
Passo a Passo
- 1ª Semana (Formação e Planejamento): Organizem-se em equipes de acordo com as afinidades (vídeo, edição, organização, etc.). Dividam responsabilidades e planejem o vídeo. Coletivamente estabeleçam como funciona a corrida e o papel de cada equipe.
- 2ª Semana (Produção): Criem as fichas com números de 1 a 100 e organizem a ordem de chegada. Ensaie com a câmera para garantir que todos entendam os papéis e estejam confortáveis para a gravação. Utilizem apps como TikTok ou Instagram Reels para gravar as etapas da corrida.
- 3ª Semana (Edição e Finalização): Utilizem ferramentas de edição para juntar todas as partes, adicionando legendas, narração, efeitos sonoros, etc. Façam a pré-estreia do vídeo para ajustes e, ao final, finalizem a versão. 類
- 4ª Semana (Apresentação e Reflexão): Realizem a grande corrida! Transmitam em um projetor ou tela interativa, juntando toda a turma virtualmente (se necessário), e façam a revelação do grande vencedor. Realize uma roda de conversa para reflexão e feedback.
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: Nossa corrida digital será transformada em um vídeo!
- Introdução (0-1 min): Comece com uma breve explicação sobre o que será feito. ☝️
- Corrida dos Números (2-3 min): Mostre todas as etapas com narração ou legendas falando sobre os desafios e como cada turma os superou.
- Resultado Final (0-1 min): Encerre com uma exibição dos melhores momentos e a revelação do vencedor virtual.
- Reflexão (opcional - 1-2 min): Alguém gostaria de compartilhar o que mais curtiu ou achou desafiador? Analisar pontos positivos e sugestões construtivas.
O vídeo final deverá ser compartilhado no mural digital da escola e nas redes sociais (se autorizado pelas políticas da escola) para que outros alunos e familiares possam assistir e se inspirar.
Atividade 2: Festival Digital dos Números Menores que 100
Descrição
Preparem-se para o evento matemático mais animado do ano: o Festival Digital dos Números Menores que 100! Nesta atividade, vocês trabalharão juntos como uma grande equipe para criar um festival virtual cheio de desafios, jogos e apresentações, tudo focado na comparação e ordenação de números naturais menores que 100.
Nesse festival, teremos de tudo: desde performances ao vivo (online, claro!) até brincadeiras interativas que envolvam a toda a escola! Vamos usar todas as ferramentas digitais disponíveis para mostrar como a matemática pode ser divertida e prática. Chegou a hora de brilhar, pois neste festival todos são estrelas dos números!
Materiais Necessários
- Computadores ou celulares com acesso à Internet
- Acesso a uma plataforma de streaming online (Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, etc)
- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (apps gratuitos ou ferramentas online)
- Google Docs ou similar para organização e documentação dos desafios
- Instrumentos ou objetos do cotidiano que possam ser usados em demonstrações (como legos, lápis de cor, bolinhas de papel, tampinhas de garrafa, etc)
- Cartolinas, canetas, fita adesiva e outros materiais de artesanato para preparar cenários e decoração virtual
- Plataformas de jogos interativos (Kahoot, Quizizz, etc)
Passo a Passo
- 1ª Semana (Planejamento): Reúnam-se em uma chamada online para discutir ideias e dividir tarefas. Cada grupo pode sugerir uma subatividade para o festival (performance, desafios interativos, jogos, etc). ️
- 2ª Semana (Preparação das Atividades): Cada subgrupo será responsável por preparar sua atração. Podem ser ensaios de apresentações, preparação de perguntas para os jogos interativos, ou edição de vídeos curtos.
- 3ª Semana (Integração e Testes): Realizem testes de conexão entre todas as atividades! Realizem uma sessão de pré-festival com todas as atrações conectadas para garantir que tudo funcione bem.
- 拾 4ª Semana (Festival e Apresentação): Realizem o festival, transmitindo as apresentações ao vivo e interagindo com a audiência. Registrem fotos, vídeos, feedbacks, e adicionem ao álbum digital.
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: Nosso grande festival resultará em várias apresentações e jogos interativos, os quais vocês postarão em uma exibição virtual. Aproveitem o momento para fazer um álbum digital com os melhores momentos, comentários e curiosidades sobre cada apresentação.
- Apresentações ao Vivo: Agendem um dia e horário específicos para transmitir as apresentações via streaming. Preparem dicas, histórias engraçadas e explicações matemáticas detalhadas.
- Jogos Interativos: Rodadas de jogos de perguntas e respostas que envolvem comparação e ordenação de números, com pequenos prêmios virtuais para os vencedores.
- Compilação Digital: Após o festival, compilem fotos, screenshots, feedbacks e um registro de todos os elementos do festival em um documento compartilhado (Google Docs ou similar).
- Reflexão e Feedback: Crie um documento Google Form para coletar feedbacks dos participantes e de seus colegas, avaliando o que funcionou bem, o que pode ser melhorado e o que foi mais divertido. Enviem os vídeos finais e o registro do feedback para uma exibição na escola e/ou compartilhamento nas redes sociais, se permitido.
Atividade 3: Incríveis Desafios Interativos dos Números
Descrição
Nesta atividade, vamos embarcar em uma jornada interativa e digital! Vamos criar uma série de desafios interativos e super envolventes que envolvam comparação e ordenação de números naturais menores que 100. Será como navegar por um labirinto cheio de mistérios e descobertas matemáticas! Cada grupo ficará responsável por um desafio específico, mas todos trabalharão juntos para construir um grande quebra-cabeça digital no final, onde todas as peças se encaixam! 里
Preparem-se para usar toda a criatividade e habilidades digitais, pois vamos criar quizzes, vídeos educativos, histórias em quadrinhos interativas e muito mais! Cada desafio será uma surpresa à parte, e o mais legal será ver tudo funcionando em conjunto no final. Prontos para esse desafio? Então, mãos à obra e... ação!
Materiais Necessários
- Computadores ou celulares com acesso à Internet
- Acesso a plataformas de criação de quizzes (Kahoot, Quizizz)
- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (apps gratuitos ou ferramentas online)
- Google Docs ou similar para colaboração e documentação
- Acesso a uma plataforma de criação de histórias em quadrinhos (Pixton, Canva)
- Ferramentas básicas de edição (como Google Slides) para compilar o projeto final
- Canetas, lápis, papéis (para rascunhos e ideias)
Passo a Passo
- Reunir-se em Equipes: Reúnam-se (presencialmente ou online) e divida-se em equipes menores, cada uma com a responsabilidade de um desafio específico. Definam papéis e responsabilidades dentro de cada grupo. ️♂️️♀️
- Planejamento: Cada equipe deve realizar um brainstorming para definir o conceito e os objetivos do seu desafio. Criem um esboço ou storyboard para ter uma visão clara do que será feito. Planejem como usar as ferramentas digitais disponíveis.
- Desenvolvimento dos Desafios: Utilizando as ferramentas selecionadas, cada grupo deve começar a desenvolver seu desafio interativo. Isso pode incluir fazer pesquisas, criar questões, gravar vídeos, desenhar quadrinhos, escrever histórias, etc.
- Integração: Uma vez que cada grupo tenha seu desafio pronto, será hora de unir todos os elementos individuais num grande projeto final. Decidam de que maneira cada parte será apresentada para formar um quebra-cabeça digital coeso. 欄
- Reflexão e Apresentação: Juntem todos os desafios e adicionem a reflexão final. Organizem a apresentação ou a criação de um site/plataforma onde o projeto possa ser exibido. No dia da apresentação, compartilhem o link com todos os colegas e professores para aproveitarem o festival digital de números!
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: O quebra-cabeça digital interativo! 里✨
- Etapas Individuais: Cada grupo entregará o seu desafio de forma pronta e interativa - quizzes funcionais, vídeos educativos, histórias em quadrinhos, etc.
- Apresentação Final: A turma reunirá todos os desafios individuais em uma apresentação integrada. Poderá ser em um site, em uma plataforma de compartilhamento de multimídia, ou até mesmo em uma apresentação ao vivo online!
- Reflexão (opcional): Preparem uma reflexão grupal sobre o que aprenderam com a atividade, os desafios enfrentados e superados, e dicas que dariam para alunos mais novos que queiram realizar o mesmo projeto. Poderá ser entregue em um vídeo curtinho ou em um texto colaborativo no Google Docs.
- Divulgação: Se a escola permitir, postem o projeto final nas redes sociais da escola ou em um mural digital para que todos possam ver e se inspirar.