Objetivos
- Compreender como medir a duração de um intervalo de tempo usando um relógio.
- Identificar a hora inicial e final de um evento.
- Determinar o número de dias, meses ou semanas para completar uma tarefa ou evento.
- Desenvolver habilidades de resolução de problemas ao aplicar o conhecimento de intervalos de tempo a situações práticas.
- Melhorar a capacidade de leitura das horas no relógio e a compreensão de calendários.
Você Sabia?
1. Nem sempre as pessoas usaram relógios para medir o tempo. No antigo Egito, os egípcios usavam obeliscos altos e marcavam o tempo observando a sombra que eles projetavam no chão!
2. Você sabia que os antigos romanos usavam um tipo de relógio de sol chamado 'gnomon'? Eles observavam a sombra projetada para medir o tempo.
3. Em alguns países, as aulas começam em horários bem peculiares. Na Alemanha, algumas escolas têm o 'pequeno-almoço a trote', onde os alunos praticam montaria a cavalo antes de começar o dia letivo .
Contextualizando
Ei, pessoal! Preparem-se para embarcar em uma aventura temporal! Você sabia que a medição de tempo é uma das habilidades mais antigas e fascinantes da humanidade? Desde a antiguidade, as pessoas têm buscado maneiras criativas para registrar e medir o tempo, tudo com um único objetivo: não perder a hora marcada para aquele compromisso super importante ou para não chegar atrasado naquela festa maneira. Vamos aprender como contamos não só as horas, mas também os dias, semanas e meses de um jeito que faz sentido para as nossas vidas super atarefadas de estudantes e crianças superocupadas! Nosso desafio será entender de uma maneira super descolada e digital como utilizar o relógio, calendários e até mesmo a tecnologia de jogos para dominar essa habilidade essencial. No fim, vocês descobrirão que a matemática vai muito além de salas de aula tradicionais e se tornará algo vivo, prático e mega útil no dia a dia!
Atividade 1: Missão em Tempo Real
Descrição
Agora, preparem-se para uma missão super desafiante e interativa! Vocês vão mergulhar no universo da medição de intervalos de tempo, organizando um evento fictício de uma semana! O objetivo é planejar e executar cronogramas usando diferentes ferramentas digitais e criativas. Ao final, teremos um evento completo com programação de cada dia, cheio de atividades, desafios e muita diversão. Vocês serão responsáveis por tudo, desde entender agendas até criar materiais visuais e digitais para promoção! Vamos lá, aventureiros do tempo.
Materiais Necessários
- Tablets ou Celulares com acesso à internet
- Computadores com programas de design (Canva, Adobe Spark)
- Relógios de pulso ou de parede
- Papéis e canetas para anotações
- Plataforma Calendly (www.calendly.com, gratuita)
- Google Agenda (gratuita)
- Calculadora
- Aplicativos de realidade aumentada (qualquer app AR gratuito)
- Qualquer outra ferramenta digital ou app escolhido pelos alunos
Passo a Passo
- Reúnam-se online ou presencialmente e definam o tema do evento (ex: Conferência dos Exploradores do Tempo, Festa da Ciência do Tempo, etc.).
- Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por um aspecto do evento (ex: Organização Geral, Atividades Criativas, Materiais Digitais, Comunicação, etc.).
- Cada subgrupo deve pesquisar ferramentas e métodos de organização de eventos e de medição de tempo (ex: Google Agenda, Calendly, aplicativos de relógio digital, placas de cronograma).
- Comecem a criar o calendário de atividades. Utilizem o Calendly ou Google Agenda para inserir todos os eventos e atividades ao longo da semana do evento fictício.
- Dentro do Calendly ou Google Agenda, configurem e engatilhem notificações para garantir que todos os intervalos de tempo dos eventos sejam cumpridos.
- O subgrupo de Atividades Criativas deve criar mini-cronogramas para cada atividade específica, indicando a hora de início e fim, e o tempo que será necessário para realizá-las.
- O subgrupo de Materiais Digitais deve começar a criar conteúdos promocionais digitais para cada evento e postar em blogs, redes sociais ou sites fictícios, usando ferramentas como Canva e Adobe Spark.
- O subgrupo de Comunicação deve escrever textos para compartilhamento diário sobre o andamento do planejamento do evento e o que os exploradores do tempo estão aprendendo.
- Reúnam todos os materiais criados em um scrapbook digital em uma plataforma compartilhada, como Google Docs ou Canva, para que possam acessá-los e atualizá-los facilmente.
- Planejem uma reunião final para revisar todos os entregáveis, resolver possíveis conflitos e garantir que a apresentação final reflita todo o esforço e aprendizado da turma.
- Finalizem e submetam o projeto concluído, incluindo os links para o Calendly ou Google Agenda, pôsteres digitais e relatórios/reflexões.
O Que Você Deve Entregar?
O artefato que vocês devem entregar é um mix completo de criações digitais e analógicas, mas tudo organizado e bem estruturado para que qualquer pessoa que veja saiba exatamente o que está acontecendo durante o evento. A entrega final deve incluir: 1. Cronograma Interativo: Um calendário digital em Calendly ou Google Agenda com todas as atividades. 2. Posters Digitais: Vários pôsteres digitais criados no Canva ou Adobe Spark usando o tema do evento, suas atividades e horários. 3. Relatórios e Reflexões: Uma narrativa do processo, contendo desafios enfrentados, soluções criativas, reflexões sobre o aprendizado e as principais coisas que descobriram sobre a medição de intervalos de tempo. Este relatório pode ser em formato de um vídeo ou apresentação digital. Cada grupo deve contribuir com uma parte deste relatório. 4. Scrapbook Digital: Um scrapbook em formato digital (pode ser uma página do Canva) com várias fotos, reflexões e desenhos do processo da criação e execução do evento.
Atividade 2: Concurso Mestre do Tempo
Descrição
Preparem-se para um desafio de mestres do tempo! Nesta atividade desafiadora e mega interativa, vocês vão organizar um concurso digital de curta-metragens sobre a medição de intervalos de tempo. A tarefa é desenvolver e produzir, como um grupo, um pequeno filme ou vídeo educativo e divertido, que ajude crianças a entenderem como medir intervalos de tempo de maneira prática. Vocês usarão toda a criatividade e habilidades digitais para planejar, gravar, editar e publicar uma obra-prima cinematográfica. Ao final, teremos uma maratona de exibição online, onde todos os vídeos serão avaliados por um júri fictício. Vamos nessa, diretores e diretoras do tempo?
Materiais Necessários
- Celulares ou Tablets com câmera
- Computadores com programas de edição de vídeo (ex: iMovie, Windows Movie Maker, Adobe Premiere Rush - todos gratuitos)
- Microfone (pode ser o próprio do celular)
- Acesso a plataformas de vídeo, como YouTube ou Vimeo
- Acesso à internet
- Papéis e canetas para roteiro de filmagem
- Fantasias e adereços para enriquecer o vídeo (pode ser feito com materiais simples em casa)
Passo a Passo
- Reúnam-se digitalmente e definam o tema do concurso de vídeos. Exemplos: 'Como medir o tempo de preparação de uma receita', 'Uma história em quadrinhos sobre a medição de tempo'.
- Dividam os papéis entre os subgrupos: Roteiro, Filmagem, Edição e Promoção. Cada subgrupo ficará responsável por uma etapa específica do planejamento e execução do vídeo.
- O Grupo do Roteiro deve criar uma história coerente que envolva situações onde os intervalos de tempo são medidos e utilizados. Essa história deve incluir títulos para cada etapa do curta-metragem, indicando início e fim para cada evento.
- Planejem os cenários e adereços. Pensem em como criar cenas visualmente atraentes e que tornem a explicação de intervalos de tempo mais divertida.
- O Grupo de Filmagem (que também pode incluir atores e atrizes) deve organizar a produção, definindo locais, horários e adereços. Certifiquem-se de que todas as cenas necessárias para cada intervalo de tempo estejam claras.
- Gravem as cenas! Ensaiem primeiro para garantir que todos saibam o que fazer. Usem o roteiro como guia e sejam criativos nas filmagens.
- O Grupo de Edição é responsável por juntar todas as cenas, adicionar textos explicativos, efeitos sonoros e músicas. Usem programas gratuitos de edição de vídeo para isso.
- Após a edição, façam uma exibição teste para analisar o que pode ser melhorado. Considerem fazer ajustes finais.
- O Grupo de Promoção (que pode incluir crianças responsáveis por redes sociais) deve planejar como promover o vídeo: preparem textos curtos para descrição, capas postáveis e chamadas atrativas.
- Preparem-se para a maratona de exibição online! Marquem uma data e hora, e usem o link da plataforma de vídeo para compartilhar com a turma e com um júri fictício.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um vídeo educativo criativo e divertido sobre medição de intervalos de tempo. O arquivo final deve ser subido em uma plataforma de vídeos e o link compartilhado com toda a turma e com a 'platéia' (pais, colegas de outras turmas e professores). Além disso, cada grupo apresentará uma curtíssima introdução do vídeo, destacando as lições aprendidas e os pontos de destaque do projeto. A avaliação incluirá critérios como clareza na explicação, originalidade, trabalho em equipe e até mesmo a utilização de vestuário temático e adereços divertidos, se aplicável.
Atividade 3: Tour de tempo: Esquadrão das Eras
Descrição
Vamos embarcar em uma viagem através das eras e medir o tempo de uma maneira totalmente diferente e super interativa . Nesta atividade criativa, vocês formarão um 'Esquadrão das Eras' para explorar como diferentes culturas e períodos históricos mediam e percebiam o tempo. A ideia é criar um tour digital, onde cada subgrupo se responsabilizará por uma 'parada' na linha do tempo. Cada parada será uma experiência interativa única, misturando pesquisa histórica e criatividade. Ao final, teremos um tour completo, disponível online para que outras turmas e até mesmo seus familiares possam explorar. Prontos para essa aventura temporal?
Materiais Necessários
- Celulares ou Tablets com câmera
- Computadores com editores de imagem e vídeo (Canva, Adobe Spark, iMovie, Windows Movie Maker)
- Acesso à internet
- Papéis, canetas, lápis de cor e materiais para artesanato (opcional)
- Google Maps (para criar os 'pontos de parada' do tour virtual)
- Plataforma para construir páginas web (ex: Google Sites, Wix, Weebly)
- Ferramentas de videoconferências para as reuniões de planejamento
Passo a Passo
- Reunam-se digitalmente e definam as 'paradas' ou períodos históricos que cada subgrupo abordará. Algumas ideias: Idade Média, Civilizações Egípcias, Renascimento, História do Relógio, etc.
- Cada subgrupo deve fazer pesquisas detalhadas sobre seu período histórico, focando em como o tempo era medido e quais instrumentos eram usados para essa medição.
- Planejem a criação de conteúdos visuais e interativos: definam o formato do vídeo ou apresentação, preparem os roteiros, projetem os visuais e pensem em como tornar a 'parada no tempo' atraente e educativa.
- Comecem a gravar e produzir o conteúdo dos vídeos. Utilizem editores de vídeo gratuitos para montar as cenas e garantir que a narrativa seja clara e envolvente.
- Montem o tour digital. Utilizem plataformas gratuitas de criação de websites para criar a linha do tempo e adicionar as 'paradas'. Cada subgrupo será responsável por sua própria entrada no tour.
- Incluam desafios interativos: criem perguntas ou atividades nas 'paradas no tempo' para os visitantes que navegarem pelo tour. Isso ajuda a reforçar o aprendizado de uma forma mais dinâmica.
- Realizem demonstrações e ajustes: testem o tour digital com outros colegas ou professores para receber feedback, fazer melhorias necessárias e garantir que a experiência seja agradável e educativa.
- Preparem a apresentação ao vivo: cada subgrupo deve preparar uma apresentação curta (10-15 minutos) para explicar seu conteúdo ao vivo e responder a perguntas.
- Hospedem o tour digital em uma plataforma acessível e compartilhem o link com toda a turma e com outros interessados (familiares, por exemplo).
- Programem uma data para a maratona de apresentações ao vivo e celebrem, juntos, o lançamento do 'Tour de tempo: Esquadrão das Eras'. Usem a criatividade para promovê-lo nas redes sociais e entre outras turmas.
O Que Você Deve Entregar?
O produto final será um tour digital interativo que mistura elementos de pesquisa, cultura e tecnologia. O tour deve ser hospedado em uma plataforma de criação de websites como Google Sites, Wix ou Weebly, e ser acessível online. Considerando a integração de conteúdo visual e textual, cada 'parada no tempo' deve conter: 1. Um vídeo ou apresentação visual, detalhando como aquela cultura ou período histórico media o tempo. 2. Imagens, textos e painéis ilustrativos. 3. Desafios e perguntas interativas para os 'visitantes' do tour. Além disso, cada subgrupo deve criar uma apresentação ao vivo durante a aula para explicar a sua 'parada no tempo' para o restante da turma e convidados.