Contextualização
A prática de lutas faz parte da história humana, surgindo antes mesmo da escrita. Em sua origem, as lutas surgem como uma necessidade de sobrevivência, para defender territórios, famílias e comunidades. Evoluindo, estas práticas passaram a representar rituais de iniciação, estratégias militares e práticas esportivas. No Brasil, encontramos lutas de origem indígena, africana, europeia e asiática, que foram transmitidas e adaptadas ao longo das gerações, formando um riquíssimo patrimônio cultural.
Dentre estes exemplos temos a Capoeira, originária da cultura africana e trazida para o Brasil pelos escravos, a Luta Marajoara, desenvolvida pelos índios marajoaras no Pará, e o Judô, originário do Japão e amplamente disseminado em nosso país. Além disso, há uma infinidade de outras lutas que fazem parte da cultura de diversas regiões do Brasil e do mundo. É importante ressaltar que embora as lutas façam parte de nosso dia a dia, elas são distintas de brigas, sendo caracterizadas por regras, ética e respeito ao adversário.
As lutas são práticas corporais que trazem diversos benefícios, tais como o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, força física, rapidez, flexibilidade e resistência. Além disso, contribuem para a formação do caráter, estimulando valores como a disciplina, respeito e solidariedade. A seu turno, estas práticas exigem estratégias de raciocínio e tomada rápida de decisões, desenvolvendo assim a inteligência e a capacidade de concentração.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Lutas: Da Origem aos Tatames"
Objetivo do Projeto
Desenvolver um entendimento holístico das lutas, desde seu contexto histórico, social, cultural até a prática propriamente dita, enfocando e experimentando uma luta de escolha da equipe.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos, em grupos de 3 a 5, realizarão uma pesquisa sobre a história, cultura e técnicas de uma luta de sua escolha, podendo ser local, nacional ou internacional. Após a pesquisa, os alunos organizarão um torneio para demonstrar e compartilhar o que aprenderam, seguindo as regras e formatos oficiais. Cada equipe será responsável por ensinar aos demais colegas as regras e técnicas básicas desta luta em um torneio lúdico, que será somado ao relatório final.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à internet para realizar a pesquisa
- Livros, documentários, entrevistas e outras fontes de informação sobre a luta escolhida
- Materiais específicos da luta escolhida (Exemplo: quimono de judô, luvas de boxe, etc.)
- Espaço adequado para a prática de lutas
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Formar grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo escolhe uma luta a ser pesquisada. A escolha deve ser diversa em cada grupo, promovendo um aprendizado amplo sobre as lutas.
- Pesquisar sobre a luta escolhida, focando na sua história, características, regras, técnicas, vestimentas e influência cultural.
- Preparar uma apresentação didática para os colegas, explicando a luta escolhida e ensinando regras e técnicas básicas.
- Organizar um torneio lúdico em que cada grupo apresentará a luta escolhida e todos terão a oportunidade de praticar.
- Preparar um relatório final, que englobe tanto a pesquisa realizada quanto a experiência do torneio.
Entregas do Projeto
Após a realização das atividades, os grupos entregarão um relatório com as seguintes seções:
- Introdução: Destacar a relevância das lutas em sua cultura de origem assim como no mundo atual, a escolha da luta pelo grupo e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás da luta, suas regras, técnicas e pontos importantes. Detalhar a metodologia de pesquisa utilizada, a preparação e realização do torneio.
- Conclusões: Refletir sobre os aprendizados obtidos, retomar os pontos principais e as conclusões sobre a luta estudada e a experiência no torneio.
- Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas na pesquisa, seguindo as normas ABNT.
Além disso, os grupos devem realizar a prática de apresentação e participação em um torneio lúdico, garantindo que cada membro do grupo esteja envolvido em todas as etapas do projeto.