Entrar

Projeto: Lutas: Da Origem aos Tatames

Educação Física

Original Teachy

''EF35EF15''

Lutas e Prática

Contextualização

A prática de lutas faz parte da história humana, surgindo antes mesmo da escrita. Em sua origem, as lutas surgem como uma necessidade de sobrevivência, para defender territórios, famílias e comunidades. Evoluindo, estas práticas passaram a representar rituais de iniciação, estratégias militares e práticas esportivas. No Brasil, encontramos lutas de origem indígena, africana, europeia e asiática, que foram transmitidas e adaptadas ao longo das gerações, formando um riquíssimo patrimônio cultural.

Dentre estes exemplos temos a Capoeira, originária da cultura africana e trazida para o Brasil pelos escravos, a Luta Marajoara, desenvolvida pelos índios marajoaras no Pará, e o Judô, originário do Japão e amplamente disseminado em nosso país. Além disso, há uma infinidade de outras lutas que fazem parte da cultura de diversas regiões do Brasil e do mundo. É importante ressaltar que embora as lutas façam parte de nosso dia a dia, elas são distintas de brigas, sendo caracterizadas por regras, ética e respeito ao adversário.

As lutas são práticas corporais que trazem diversos benefícios, tais como o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, força física, rapidez, flexibilidade e resistência. Além disso, contribuem para a formação do caráter, estimulando valores como a disciplina, respeito e solidariedade. A seu turno, estas práticas exigem estratégias de raciocínio e tomada rápida de decisões, desenvolvendo assim a inteligência e a capacidade de concentração.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Lutas: Da Origem aos Tatames"

Objetivo do Projeto

Desenvolver um entendimento holístico das lutas, desde seu contexto histórico, social, cultural até a prática propriamente dita, enfocando e experimentando uma luta de escolha da equipe.

Descrição detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, realizarão uma pesquisa sobre a história, cultura e técnicas de uma luta de sua escolha, podendo ser local, nacional ou internacional. Após a pesquisa, os alunos organizarão um torneio para demonstrar e compartilhar o que aprenderam, seguindo as regras e formatos oficiais. Cada equipe será responsável por ensinar aos demais colegas as regras e técnicas básicas desta luta em um torneio lúdico, que será somado ao relatório final.

Materiais Necessários

  • Computador com acesso à internet para realizar a pesquisa
  • Livros, documentários, entrevistas e outras fontes de informação sobre a luta escolhida
  • Materiais específicos da luta escolhida (Exemplo: quimono de judô, luvas de boxe, etc.)
  • Espaço adequado para a prática de lutas

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo escolhe uma luta a ser pesquisada. A escolha deve ser diversa em cada grupo, promovendo um aprendizado amplo sobre as lutas.
  3. Pesquisar sobre a luta escolhida, focando na sua história, características, regras, técnicas, vestimentas e influência cultural.
  4. Preparar uma apresentação didática para os colegas, explicando a luta escolhida e ensinando regras e técnicas básicas.
  5. Organizar um torneio lúdico em que cada grupo apresentará a luta escolhida e todos terão a oportunidade de praticar.
  6. Preparar um relatório final, que englobe tanto a pesquisa realizada quanto a experiência do torneio.

Entregas do Projeto

Após a realização das atividades, os grupos entregarão um relatório com as seguintes seções:

  1. Introdução: Destacar a relevância das lutas em sua cultura de origem assim como no mundo atual, a escolha da luta pelo grupo e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás da luta, suas regras, técnicas e pontos importantes. Detalhar a metodologia de pesquisa utilizada, a preparação e realização do torneio.
  3. Conclusões: Refletir sobre os aprendizados obtidos, retomar os pontos principais e as conclusões sobre a luta estudada e a experiência no torneio.
  4. Bibliografia utilizada: Listar todas as fontes utilizadas na pesquisa, seguindo as normas ABNT.

Além disso, os grupos devem realizar a prática de apresentação e participação em um torneio lúdico, garantindo que cada membro do grupo esteja envolvido em todas as etapas do projeto.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies