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Projeto: Explorando com os Olhos do Céu: Criando Mapas com Satélites e Fotografias

Geografia

Original Teachy

'EF05GE08'

Mapas: Satélites e Fotografias

Contextualização

Olá, jovens exploradores! Através da Geografia, nós estudamos o espaço em que vivemos, seus lugares e como eles se relacionam. E uma das ferramentas mais importantes que temos para compreender o nosso planeta Terra são os mapas. No entanto, vocês já se perguntaram como os mapas são feitos? Ou como é possível ver o nosso planeta de cima, como se estivéssemos voando?

Para responder a essas perguntas, precisamos conhecer duas tecnologias incríveis: os satélites e as fotografias aéreas. Os satélites são como pequenas cidades flutuantes no espaço, que giram ao redor da Terra e nos enviam informações valiosas sobre o nosso planeta. E as fotografias aéreas são imagens capturadas de cima, que nos ajudam a ver o mundo de uma nova perspectiva.

Por que isso é importante?

Primeiro, entender como os mapas são feitos nos ajuda a entender melhor o nosso planeta. Vamos pensar em um mapa-múndi, por exemplo. Ele é uma representação do nosso planeta em uma superfície plana, o que não é uma tarefa fácil. Para criar um mapa, os cartógrafos (pessoas que fazem mapas) usam informações coletadas de satélites e de fotografias aéreas, além de muitos cálculos e desenhos.

Segundo, as tecnologias espaciais, como os satélites, são fundamentais para muitas atividades que realizamos no nosso dia a dia. Elas são usadas para prever o tempo, para nos ajudar a encontrar o caminho quando estamos perdidos, para monitorar o meio ambiente e até para nos ajudar a fazer uma simples ligação no celular.

Por fim, aprender sobre satélites e fotografias aéreas pode ser muito divertido! Vocês vão poder descobrir coisas novas sobre o nosso planeta, desenvolver habilidades como a observação e o trabalho em equipe, e ainda criar seus próprios "mapas exploradores". Vamos embarcar nessa aventura juntos?

Atividade Prática: "Explorando com os Olhos do Céu"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que os alunos possam compreender como os satélites e as fotografias aéreas são utilizados na criação de mapas. Ao final, eles devem ser capazes de criar um "Mapa Explorador" de uma região de sua escolha, utilizando imagens de satélite e fotografias aéreas.

Descrição do Projeto

Este projeto será realizado em pequenos grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo deverá escolher uma região do Brasil para explorar, como uma cidade, um parque natural, uma praia ou uma serra. Eles vão pesquisar sobre o local escolhido, coletar imagens de satélite e fotografias aéreas e, com essas imagens, criar um "Mapa Explorador".

Materiais Necessários

  • Papel cartão ou cartolina
  • Lápis de cor, canetinhas, giz de cera
  • Tesoura sem ponta
  • Cola
  • Computador ou tablet com acesso à internet para pesquisa
  • Impressora (se disponível) ou acesso a uma loja de impressão

Passo a Passo

  1. Escolha do Local: Em grupo, escolham um local para explorar. Pode ser uma cidade, um parque natural, uma praia ou uma serra. Pesquisem sobre o local e descubram o que é especial nele.

  2. Coleta de Imagens: Utilizando um computador ou tablet, pesquisem imagens de satélite e fotografias aéreas do local escolhido. Existem muitos sites que disponibilizam essas imagens gratuitamente, como o Google Earth e o Google Maps.

  3. Mapa Explorador: Com as imagens coletadas, os alunos devem criar um "Mapa Explorador" da região escolhida. Eles podem recortar as imagens e colar no papel cartão, desenhando o contorno do local ao redor.

  4. Informações Importantes: Junto com as imagens, os alunos devem escrever informações importantes sobre o local, como o nome, a localização, a população (se for uma cidade), as principais características geográficas, entre outros.

  5. Decoração: Agora é a hora de deixar o mapa bem bonito! Os alunos podem usar lápis de cor, canetinhas e giz de cera para colorir as imagens e desenhar outros elementos, como árvores, rios, montanhas, prédios, pessoas, etc.

  6. Apresentação: Cada grupo deve apresentar o seu "Mapa Explorador" para a turma, explicando o que eles aprenderam sobre o local escolhido e como utilizaram as imagens de satélite e fotografias aéreas para criar o mapa.

Lembrem-se, exploradores, este é um projeto de equipe! É importante que todos os membros do grupo participem e contribuam com ideias. E não se esqueçam de se divertir enquanto exploram com os olhos do céu!

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