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Projeto: A Maratona dos Acentos

Português

Original Teachy

'EF05LP03'

Acentuação e Tonicidade das Palavras

Contextualização

Introdução Teórica

A acentuação e a tonicidade são aspectos fundamentais da análise linguística que ajudam a entender a estrutura e a sonoridade das palavras. No idioma português, existem três tipos de palavras baseadas na posição da sílaba tônica: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. As palavras oxítonas têm a última sílaba tônica; as paroxítonas têm a penúltima sílaba tônica; as proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba tônica.

A tonicidade das palavras tem papel crucial na acentuação gráfica, uma vez que determinadas regras de acentuação são estabelecidas conforme a posição da sílaba tônica. O objetivo principal do uso de acentos é orientar a pronúncia correta das palavras, indicando a sílaba tônica, e diferenciar palavras homógrafas, ou seja, palavras que possuem a mesma grafia, mas significados e pronúncias diferentes.

É fundamental entender e aplicar corretamente as regras de acentuação para que haja uma escrita coerente e adequada às normas da língua portuguesa, pois a acentuação incorreta pode alterar o sentido da palavra e, consequentemente, da frase em que ela está inserida.

Contextualização e Relevância

As habilidades em acentuação e identificação da tonicidade das palavras são essenciais para o desenvolvimento da fluência em leitura e escrita. Além disso, esses conhecimentos são extremamente relevantes para a efetiva comunicação verbal e escrita, pois permitem a expressão correta das palavras, evitando possíveis ambiguidades ou mal-entendidos.

No mundo real, a acentuação correta facilita a compreensão e a interpretação dos textos, tornando a comunicação mais clara e eficaz. Por exemplo, ler e escrever corretamente são tarefas essenciais no ambiente escolar, no trabalho e na vida social. Na era digital, em que a comunicação escrita está cada vez mais presente, o domínio das regras de acentuação torna-se ainda mais importante.

Atividade Prática

Título da Atividade: A "Maratona dos Acentos"

Objetivo do Projeto

  • Compreender corretamente as regras de acentuação e a tonicidade das palavras;
  • Praticar a identificação dos tipos de palavras: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Desenvolver habilidades para trabalhar em equipe e gerenciar tempo;
  • Vincular a língua portuguesa com a disciplina de artes ao produzir um material visual e educativo.

Descrição Detalhada do Projeto

Nesse projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e passarão pela "Maratona dos Acentos", uma série de etapas destinadas a explorar a acentuação e a tonicidade das palavras de maneira divertida e colaborativa. Ao longo da maratona, os grupos deverão superar desafios, resolver problemas e aprender mais sobre a língua portuguesa.

Os grupos terão a tarefa de produzir um "Guia Visual Sobre Acentuação e Tonicidade" que explicará as regras de acentuação e a classificação das palavras quanto à tonicidade. Esse guia será usado para compartilhar o conhecimento adquirido com a turma e com a comunidade escolar.

Materiais Necessários

  • Folhas de papel (A3 para o guia visual, A4 para rascunhos e atividades)
  • Canetas coloridas, lápis, borrachas
  • revistas, jornais ou livros usados para busca de palavras
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Tesoura, cola, régua
  • Cartolina ou papel cartão

Passo a Passo Detalhado

  1. Pesquisa e Estudo: Os grupos deverão estudar as regras de acentuação, a definição de palavra oxítona, paroxítona e proparoxítona e a identificação da sílaba tônica. Eles podem usar os recursos sugeridos ou encontrar outros que preferirem.

  2. Procura de Palavras: Em revistas, jornais ou livros, os alunos devem buscar palavras que são exemplos de acentuação. Eles devem encontrar pelo menos 10 exemplos para cada tipo de palavra: oxítona, paroxítona e proparoxítona.

  3. Criação do Guia Visual: Utilizando as folhas de papel A3, os grupos devem elaborar um guia visual explicativo sobre acentuação e tonicidade. Deve conter as definições dos conceitos, as regras de acentuação e os exemplos encontrados. Eles devem ser criativos, colorir, fazer desenhos, recortes, colagens, etc.

  4. Apresentação do Guia: O grupo deve apresentar seu guia para a turma, explicando os conceitos e as regras de acentuação. Cada membro do grupo deve ter um papel ativo na apresentação.

Entregas do Projeto e Articulação com as Atividades Sugeridas

Ao final da maratona, cada grupo terá seu "Guia Visual Sobre Acentuação e Tonicidade" e um relatório escrito sobre o projeto.

Relatório do Projeto:

O relatório deve ser escrito pelos alunos de forma coletiva, abordando os seguintes tópicos:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real, e o objetivo do projeto.
  2. Desenvolvimento: Discussão da teoria por trás da acentuação e da tonicidade, descrição detalhada do projeto, metodologia utilizada e resultados obtidos.
  3. Conclusão: Recapitulação dos pontos principais, aprendizado obtido e percepções sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Fontes utilizadas para a realização do projeto.

O relatório permitirá aos alunos consolidar o conhecimento adquirido e desenvolver habilidades de escrita e redação. Além disso, eles terão a oportunidade de refletir sobre o aprendizado, as dificuldades, as soluções encontradas e a importância do trabalho em equipe.

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