Objetivos
- Compreender a importância da cartografia na representação do espaço geográfico.
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de diferentes tipos de mapas.
- Aplicar conceitos de configuração espacial na criação de mapas digitais.
- Estimular o trabalho colaborativo por meio de atividades em grupo.
- Incorporar recursos digitais modernos para aproximar o tema da realidade cotidiana dos alunos.
Você Sabia?
1. Você sabia que o primeiro mapa-múndi redondo foi criado pelo matemático grego Eratóstenes, no século III a.C.? Isso mesmo, quatro séculos antes de Cristo! 勞
2. ️ Capitão Jack Sparrow, do 'Piratas do Caribe', saberia muito bem usar mapas para encontrar tesouros, mas você sabia que muitos piratas criaram seus próprios mapas detalhados? O sonho de todo geógrafo pirata!
3. 吝 Amigos, já pensaram em se perder no Minecraft? 烙 Bom, a cartografia também é importante por lá! Alguns jogadores topam desafios, marcando pontos para exploradores no MMORPG do mapa. Quem diria que geografia e videogame se dariam tão bem!
Contextualizando
Olá, exploradores do mundo! Saber ler e criar mapas nunca foi tão essencial quanto nos dias de hoje. Seja usando aplicativos de GPS no celular ou explorando o terreno com uma trena e bússola, a cartografia está sempre presente em nossas vidas, nos ajudando a encontrar nosso caminho. ️
Imagine um mundo sem mapas. Não seria nada fácil planejar aquela viagem que você está louco para fazer, ou mesmo entender a distribuição dos recursos naturais e cidades ao nosso redor. Os mapas são como o 'Google Earth' dos tempos antigos, permitindo que as pessoas entendam e naveguem pelo espaço geográfico.
吝 Você sabia que, antes da Carta de Piri Reis (um famoso mapa do século XVI), a noção de um mundo redondo era super controversa? Sim, tem uma pegadinha choque de antigamente aí! Os mapas não só nos ajudam a nos localizar, mas também foram instrumentos essenciais para a formação da consciência geográfica global. Esta arte e ciência chamada de cartografia ajuda a moldar a História e ainda hoje impacta a forma como entendemos o mundo à nossa volta. Preparem seus binóculos, porque vamos nos tornar mestres dessa ciência fascinante!
Atividade 1: Escape Room Cartográfico: A Jornada dos Exploradores
Descrição
Bem-vindos ao 'Escape Room Cartográfico'! Nesta atividade, vocês irão se transformar em verdadeiros exploradores, viajando através do tempo e do espaço para desvendar enigmas cartográficos. A nossa missão? Construir um grande escape room digital colaborativamente, utilizando ferramentas interativas e entrevistas com especialistas. Cada passo desse desafio vai exigir técnicas de cartografia, trabalho em equipe e muita criatividade. Vamos explorar o mundo e nossas próprias habilidades de forma épica e divertida!
Materiais Necessários
- Celular ou tablet com acesso à internet
- Computador com projetor
- Conta no Google Forms (para criar formulários com enigmas)
- Conta no Google Maps e Google My Maps
- Ferramenta Actionbound (ou similar) para criar o escape room digital
- Câmera ou celular para gravação de vídeos
- Papel, caneta, lápis e régua
- Acesso a bibliotecas e internet para pesquisa
Passo a Passo
- Passo 1: Pesquisa Inicial Dividam a turma em subgrupos, cada subgrupo ficará responsável por pesquisar um tópico específico (ex: história da cartografia, técnicas cartográficas, tipos de mapas, etc.). Realizem uma pesquisa minuciosa utilizando fontes digitais e bibliotecas da escola. Anotem as informações mais importantes e compartilhem entre os subgrupos.
- Passo 2: Criação de Enigmas Utilizando as informações compiladas, cada subgrupo deve criar 2 a 3 enigmas cartográficos digitais. Perguntas sobre mapas históricos, técnicas de medição, evolução dos mapas ao longo dos tempos, etc. Utilizem o Google Forms para montar os enigmas em formato de quizzes ou perguntas abertas. Todos os enigmas criados precisam ser interligados para formar uma sequência lógica desafiadora.
- ️ Passo 3: Construção do Escape Room ️ Organizem uma aula prática em que vocês se reunirão e usarão o Google My Maps para criar um mapa base do ambiente em que o jogo de escape room será baseado. Utilizem pontos de interesse reais da escola ou referências significativas (ex: salas de aula, pátio, biblioteca, etc.).
- Passo 4: Desenvolvimento dos Puzzles e Desafios Vinculem os enigmas e perguntas feitos anteriormente a locais específicos no mapa digital. Por exemplo, um enigma sobre mapas históricos pode estar vinculado à biblioteca, onde a informação original está localizada. Criem vídeos instrucionais e pistas visuais usando celulares e câmeras para ajudar nos desafios e no entendimento de diferentes conceitos cartográficos.
- ️ Passo 5: Testagem e Ajustes ️ Dividam a turma em duas equipes: 'Mestres do Escape' e 'Jogadores'. A equipe mestre será responsável por testar e ajustar os enigmas e pistas, tornando-os desafiadores, mas possíveis de serem resolvidos. Convidem alunos de outra série para testar o escape room, coletar feedback e sugerir melhorias.
- Passo 6: Publicação Após os ajustes finais, vocês deverão publicar o escape room digital criado utilizando a ferramenta Actionbound ou disponível na escola. Organizem uma grande tarde de jogos com todas as turmas da escola, onde os alunos jogarão o escape room criado por vocês. Divirtam-se e mostrem a todos o quão incríveis foram nesta jornada cartográfica!
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: Escape Room Cartográfico Digital
O entregável final será um escape room digital colaborativo, incluindo puzzles, referências cartográficas e informações geográficas relevantes. Este escape room será um 'jogo sério', integrando aprendizado de forma prática e divertida. Ao final, o escape room será apresentado para a turma, e uma versão pode ser compartilhada online, como um legado da turma. O conteúdo final precisa ser divertido, enriquecedor e desafiador, permitindo que outros alunos naveguem e resolvam os enigmas criados por vocês.
Atividade 2: Documentário Cartográfico: Uma Viagem Mapeada
Descrição
Bem-vindos ao 'Documentário Cartográfico'! Nesta atividade, vocês serão cinegrafistas e cartógrafos ao mesmo tempo, criando um documentário interativo sobre a importância dos mapas e da cartografia. Cada canto do mundo tem uma história única a ser contada, e a nossa tarefa será revelar como a cartografia molda e conecta diferentes lugares e pessoas. ️ Um documentário é uma maneira poderosa de educar, entreter e inspirar – e vocês serão os diretores dessa incrível jornada cartográfica!
Materiais Necessários
- Celular ou tablet com acesso à internet
- Computador com editor de vídeo (ex: InShot, iMovie)
- Acesso à internet para pesquisa
- Conta no YouTube ou Google Drive para hospedar o vídeo
- Ferramentas de edição de documentos (ex: Google Docs, Microsoft Word)
- Materiais de escrita (papel, canetas)
- Gravador de áudio (pode ser um aplicativo no celular)
Passo a Passo
- Passo 1: Pesquisa Inicial Dividam a turma em subgrupos; cada subgrupo focará em um tema específico (história da cartografia, técnicas avançadas, mapas digitais, aplicações modernas, etc.). Realizem uma pesquisa minuciosa e anotem as informações importantes; incluam referências bibliográficas e recursos digitais.
- Passo 2: Conceito e Roteiro do Documentário Organizem uma sessão de brainstorming para decidir os principais temas e a estrutura do documentário; criem um roteiro detalhado com: introdução, desenvolvimento, entrevistas, narrações, e conclusão. Para garantir diversidade, considerem incluir depoimentos de professores, pais, especialistas locais ou outras fontes relevantes.
- ✍️ Passo 3: Produção de Conteúdo ✍️ Cada subgrupo deverá começar a produzir seu segmento do documentário. Isso inclui redigir scripts, gravar entrevistas, capturar vídeos e fotos, e criar ilustrações e animações se necessário. Aprovem todos os desenvolvimentos com o professor antes de seguir adiante.
- ️ Passo 4: Edição de Vídeo ️ Utilizem os computadores para editar o vídeo. Todos os subgrupos devem colaborar no sentido de garantir que o documentário tenha uma narrativa coesa e visualmente agradável. Adaptem a edição conforme o roteiro.
- ️ Passo 5: Áudio e Narração ️ Gravem as narrações e mensagens principais do documentário. Certifiquem-se de que o áudio esteja claro e bem editado.
- Passo 6: Revisão e Feedback Apresentem uma versão inicial do documentário para a turma ou outras turmas. Peçam feedback construtivo sobre o conteúdo, a narrativa, a clareza das informações, etc. Utilizem esses comentários para refinar e aperfeiçoar o documentário final.
- Passo 7: Publicação e Apresentação Após todas as revisões, façam o upload do documentário final em uma plataforma como YouTube ou Google Drive. Organizem uma sessão de gala para a apresentação do documentário, convidem pais, colegas de outras séries e outras turmas para prestigiá-los.
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: Documentário Cartográfico
O entregável final será um documentário interativo (20-30 minutos) que aborda a história da cartografia e a importância dos mapas. Este documentário deverá incluir entrevistas (se realizadas), depoimentos, narrações, vídeos editados, gráficos e animações. O vídeo final precisará ser postado em uma plataforma online – YouTube ou Google Drive – e um link compartilhado com toda a turma. Nosso objetivo é produzir um conteúdo educativo, criativo e impactante, que possa ser utilizado por estudantes de outras séries ou escolas para aprender mais sobre cartografia.
Atividade 3: Cartografia nas Redes: Nossa Vida Mapeada
Descrição
Bem-vindos, criadores de conteúdo digital geográfico! Nesta atividade, vocês terão a oportunidade de explorar a cartografia de uma maneira super descontraída e atual: criando conteúdos para redes sociais! Vocês irão desenvolver uma série de posts, stories, infográficos e até um simulador de eventos virtuais onde exploradores de todo o mundo poderão se encontrar e compartilhar experiências. Isso tudo para mostrar como a cartografia está presente no nosso dia a dia e pode ser extremamente divertida e interativa. Chegou a hora de transformar mapas em memes, entender como séries de dados mapeiam nosso cotidiano e mostrar ao mundo a geografia digital que nos rodeia. 吝
Materiais Necessários
- Celular ou tablet com acesso à internet
- Computador com software de design gráfico (ex: Canva, Photoshop, ou similar)
- Conta no Instagram, TikTok e/ou YouTube para hospedar os posts e stories
- Papel, caneta e régua para os rascunhos
- Acesso a bibliotecas e internet para pesquisa
- Ferramentas de edição de vídeo (ex: InShot, iMovie)
Passo a Passo
- Passo 1: Pesquisa Inicial e Definição de Temas Dividam a turma em subgrupos, cada um focando em um tema específico (ex: mapas históricos, mapas e cultura pop, aplicativos de navegação, etc.). Realizem uma pesquisa detalhada sobre o tema escolhido e anotem as informações mais relevantes.
- Passo 2: Planejamento dos Conteúdos Realizem um brainstorming para decidir os tipos de conteúdos que serão criados (posts educativos, stories interativos, infográficos, etc.). Cada subgrupo deve criar um calendário editorial destacando os dias e horários em que os conteúdos serão publicados.
- ️ Passo 3: Criação dos Conteúdos ️ Comecem a criar os posts e stories, utilizando ferramentas de design gráfico para deixá-los visualmente atraentes (ex: Canva, Photoshop, etc.). Certifiquem-se de que todos os conteúdos estejam bem pesquisados e corretos.
- Passo 4: Gravação de Vídeos e Complementos Gravem vídeos educativos ou humorísticos que possam ser postados nas redes. Desenvolvam infográficos e imagens para complementar os posts e stories. Todos devem ser chamativos e informativos.
- Passo 5: Organização de Eventos Virtuais Utilizem softwares que permitam criar um simulador de eventos virtuais (ex: Microsoft Teams, Zoom), e organizem momentos para transmitir conhecimento e explorar conceitos cartográficos.
- Passo 6: Publicação e Interação Seguindo o calendário editorial, comecem as postagens e stories nas contas na rede social da turma. Encorajem colegas e familiares a se envolverem com os conteúdos, comentando, curtindo e compartilhando.
- Passo 7: Análise e Ajustes Monitorem o engajamento com os conteúdos, analisando os feedbacks e insights das plataformas. Façam ajustes conforme necessário para melhorar o impacto e a interatividade dos conteúdos.
- Passo 8: Apresentação Final Organizem uma apresentação final (presencial ou online) para compartilhar os resultados, insights e desafios enfrentados durante a criação dos conteúdos digitais. Convide pais, colegas, professores e alunos de outras séries para prestigiar o trabalho da turma!
O Que Você Deve Entregar?
Entregável Final: Cartografia nas Redes | Nossa Vida Mapeada
O entregável final será uma série de conteúdos digitais publicados em plataformas diversas, mostrando de maneira interativa e criativa como a cartografia está presente em nosso cotidiano. Estes conteúdos incluirão posts, stories, infográficos e um simulador de eventos virtuais com dicas e curiosidades sobre mapas, navios históricos e ferramentas de navegação, e serão administrados em contas oficiais da turma nas redes sociais. As postagens deverão ser criativas, educativas e atraentes, destacando sempre o lado interativo e divertido da cartografia.