Entrar

Projeto: Máquina do Tempo Histórico

História

Original Teachy

'EF06HI01'

Tempo Histórico

Introdução e Contextualização

Introdução

Ao pensarmos sobre a História, é essencialmente inevitável pensar também sobre o Tempo Histórico. É a partir dele que conseguimos compreender a evolução e transformações das sociedades ao longo dos séculos.

O Tempo Histórico é o período que foi registrado e documentado, onde se pode estudar as mudanças ocorridas, seja na política, economia, cultura ou sociedade. Ele é não-linear, pois é encarado pelos historiadores de modo a entender os acontecimentos passados, suas causas e efeitos, bem como suas relações com o presente.

O Tempo Histórico é uma ferramenta crucial para a compreensão e análise de eventos e mudanças ao longo do tempo, permitindo-nos entender as origens de como vivemos atualmente, as tradições que temos, as tecnologias que utilizamos e muito mais.

Contextualização

O estudo do Tempo Histórico nos permite entender melhor os eventos do passado e como eles impactam o nosso presente e futuro. Ele nos ajuda a compreender como as sociedades se desenvolvem ao longo do tempo e como as pessoas ao longo da história têm interpretado, reagido e se adaptado às mudanças.

Importante para todos nós, o Tempo Histórico é especialmente relevante para estudantes de história, pois proporciona um meio de entender as complexidades das sociedades humanas e sua evolução. Também é primordial no desenvolvimento de habilidades como a interpretação crítica de eventos e a avaliação de fontes históricas.

O projeto a seguir foi desenvolvido para melhorar a sua compreensão e aplicação do conceito de Tempo Histórico. Esperamos que ele seja útil na sua jornada de estudante de história!

Atividade Prática: "Máquina do Tempo Histórico"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver uma compreensão aprofundada do Tempo Histórico e sua aplicação, tendo os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem. Os estudantes serão encorajados a pesquisar, debater e refletir criticamente sobre diferentes períodos históricos e como eles se relacionam um com o outro, assim como com o presente.

Descrição Detalhada do Projeto

A atividade "Máquina do Tempo Histórico" consiste na criação de um "museu" virtual que abrange diferentes períodos históricos. Os grupos serão responsáveis por pesquisar, selecionar, organizar e apresentar as informações de uma maneira que ajude a entender o Tempo Histórico.

Materiais Necessários

  • Computadores com acesso à internet
  • Ferramentas online de criação de websites ou apresentações (Google Sites, Prezi, PowerPoint Online, etc.)
  • Materiais de pesquisa: livros, artigos, filmes/documentários, entrevistas, entre outros.

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos: Os estudantes serão divididos em grupos de 3 a 5 membros.

  2. Seleção dos períodos históricos: Cada grupo irá escolher dois períodos históricos distintos para estudar e comparar.

  3. Pesquisa: Os grupos terão que pesquisar sobre os eventos, personalidades, cultura, inovações tecnológicas, etc., dos períodos selecionados.

  4. Criação do 'museu' virtual: Com as informações coletadas, os grupos irão projetar e construir o 'museu' virtual, sendo cada 'ala' do museu dedicada a um dos períodos estudados. Devem incluir textos, imagens, vídeos e outros recursos que ajudem a ilustrar os períodos.

  5. Apresentação do Projeto: Cada grupo apresentará seu 'museu' para a classe, explicando as características dos períodos escolhidos e como eles se relacionam com o conceito de Tempo Histórico.

  6. Elaboração do Relatório: Por fim, os grupos deverão redigir um relatório detalhado sobre o projeto, incluindo:

    • Introdução: Descrição dos períodos históricos escolhidos e justificativa da escolha. Reflexão sobre a importância do Tempo Histórico.
    • Desenvolvimento: Exposição das informações coletadas durante a pesquisa, a metodologia utilizada e as razões por trás das escolhas feitas na construção do 'museu'. Discussão sobre como os períodos selecionados se relacionam no Tempo Histórico.
    • Conclusões: Reflexões sobre o que aprenderam a partir do projeto e como sua compreensão do Tempo Histórico foi enriquecida.
    • Bibliografia: Lista de todas as fontes utilizadas durante a pesquisa.

Entregas do Projeto

Os grupos deverão entregar tanto o 'museu' virtual quanto o relatório escrito. Ambos deverão demonstrar um entendimento aprofundado do Tempo Histórico e de como os períodos selecionados se inserem nesse contexto. Além disso, o projeto deve refletir o trabalho colaborativo dos membros do grupo, com cada integrante contribuindo substancialmente para a pesquisa, criação do 'museu' e redação do relatório.

A redação do relatório é uma parte fundamental para reforçar as descobertas feitas durante o projeto e para refletir sobre o processo como um todo. O relatório escrito deve seguir um formato acadêmico, mas também deve incorporar as experiências e percepções individuais dos alunos, criando assim uma conexão pessoal com o material aprendido.

Esta atividade deve levar de cinco a dez horas por aluno para ser realizada e deve ser entregue após um mês.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies