Contextualização
A língua inglesa é, reconhecidamente, a língua mais utilizada internacionalmente nas mais variadas esferas: nos negócios, na comunicação, na ciência, na tecnologia, na música, no cinema, e em diversas outras áreas. Dessa forma, ao aprendê-la, você está abrindo um leque de oportunidades, pois está adquirindo a habilidade de se comunicar com pessoas de diversos lugares do mundo. No entanto, no Brasil e em várias outras partes do mundo, mesmo nos lugares onde a língua inglesa não é falada como língua materna, a presença do inglês é inegável.
Na sociedade brasileira a língua inglesa é onipresente, estando em palavras, expressões, rótulos de produtos, músicas, filmes, redes sociais e muitos outros suportes. Essa presença é um claro indicativo da influência cultural dos países falantes de língua inglesa, especialmente os Estados Unidos, na nossa sociedade. Por isso, é de extrema importância que nós, enquanto brasileiros, tenhamos consciência dessa presença e compreendamos suas implicações.
Neste projeto, nosso foco será investigar a presença e a influência da língua inglesa na sociedade brasileira e a importância do inglês no mundo. Iremos abordar diversos aspectos, ligados não apenas ao idioma, mas também à cultura e à globalização. Nessa empreitada, é importante que vocês, alunos, se engajem na investigação e exploração de maneiras pelas quais o inglês faz parte do nosso cotidiano, além de compreenderem a importância da língua inglesa no mundo da atualidade.
Para seus estudos e pesquisas, sugiro os seguintes recursos:
- BBC Brasil: Notícias internacionais diversas e artigos de interesse geral.
- Cambridge University Press: Recursos de aprendizado de idiomas e informações contextuais.
- Cultura Inglesa: Blog com artigos sobre a língua e a cultura de países de língua inglesa.
- National Geographic Brasil: Artigos sobre a cultura e o meio ambiente em todo o mundo.
Atividade Prática
Título da Atividade: English Around Us
Objetivo do Projeto:
Este projeto tem como objetivo a pesquisa e análise da presença da língua inglesa no nosso cotidiano e a sua relevância em nosso contexto global. A ideia é incentivar os alunos a identificar e problematizar elementos/produtos culturais de países de língua inglesa absorvidos pela sociedade brasileira.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os grupos deverão trabalhar juntos para explorar o uso e a presença da língua inglesa em sua comunidade. O projeto é multidisciplinar, integrando a disciplina de inglês com outras disciplinas como geografia, história e sociologia.
Os grupos serão encarregados de investigar e documentar a presença do inglês em suas vidas diárias e na comunidade em que vivem. Isso pode incluir palavras em inglês em sinais ou anúncios, músicas em inglês, filmes, literatura, nas redes sociais e até mesmo na fala e escrita diárias.
Materiais Necessários:
- Notebook ou computador com acesso à internet
- Câmera (pode ser a do celular)
- Caderno para anotações
- Caneta
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
1. Formação dos Grupos
Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas para a realização do projeto.
2. Pesquisa e Documentação
Os alunos devem começar a procurar exemplos de inglês em seu contexto. Eles podem fazer isso através da observação atenta de seu ambiente (ruas, lojas, casas, escola, etc.), bem como através de pesquisas na internet.
3. Registro Fotográfico
Os alunos devem fazer um registro fotográfico sistemático das situações onde encontram expressões em inglês. No caso de mídias digitais, como redes sociais ou sites, poderão fazer print screen (captura de tela).
4. Organização dos Dados
Os grupos devem então organizar os dados coletados em forma de um mapa mental, dividindo-os por categorias (músicas, anúncios, literatura, roupas, etc.) e comentando a frequência e o contexto de uso de cada um deles.
5. Relatório Escrito
Por fim, cada grupo deve escrever um relatório final. Este documento deve incluir:
- Introdução:
Nessa parte os alunos deverão contextualizar o projeto, explicar sua relevância e indicar os objetivos da pesquisa.
- Desenvolvimento:
Neste tópico, os alunos devem detalhar a metodologia usada na coleta de dados, a organização e categorização dos mesmos, e a análise dos resultados.
- Conclusões:
Os estudantes devem fazer um balanço do projeto, retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre a presença do inglês em sua vida cotidiana e na sociedade como um todo.
- Bibliografia:
Finalmente, os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório deve apresentar uma análise crítica e reflexiva sobre o alcance da língua inglesa na nossa sociedade, ligando com a importância global do idioma. Além disso, deve discutir a influência cultural que os países de língua inglesa exercem no Brasil.
O projeto deve ser apresentado em um formato digital, utilizando alguma plataforma de apresentação como o PowerPoint, Google Slides, Prezi, entre outros, incluindo tanto o relatório escrito quanto o material fotográfico coletado.
Espera-se que esse projeto leve mais de 12 horas por aluno para ser concluído, considerando o tempo necessário para a pesquisa, coleta de dados, análise e elaboração do relatório final.