Entrar

Projeto: The Possessives Museum

Inglês

Original Teachy

'EF06LI22'

Indicação de Posse

Contextualização

Possessive Cases no Inglês

Na língua inglesa, existem várias formas de expressar posse ou pertencimento, sendo uma das mais comuns o uso do apóstrofo ('), seguido de 's' (apostrophe 's). Este recurso gramatical é geralmente usado para denotar propriedade, similar ao que na língua portuguesa seria representado pela preposição "de". Por exemplo, a sentença "O livro de João" seria traduzida para o inglês como "John's book". Neste cenário, é fundamental compreender que estamos diante de um caso possessivo ou de um caso genitivo, que é como se denomina um caso gramatical que expressa posse ou origem.

Porém, o Inglês conta também com os adjetivos possessivos que costumam causar um pouco de confusão para os estudantes do idioma. Eles são palavras que, em português, viriam seguidas de “de”: my (meu, minha), your (seu, sua), his (dele), her (dela), its (dele, dela para coisas e animais), our (nosso, nossa), your (de vocês, seu, sua), their (deles, delas).

Por fim, para complementar o entendimento, são acrescentados nesse projeto os pronomes possessivos também muito utilizados na língua inglesa: mine (meu, minha), yours (seu, sua), his (dele), hers (dela), its (dele, dela para coisas e animais), ours (nosso, nossa), yours (de vocês, seu, sua), theirs (deles, delas).

Importância da Indicação de Posse na Comunicação

A indicação de posse é vital na comunicação para a compreensão precisa de quem ou o que pertence a quem. Sem uma forma adequada de indicar a posse, haveria grande confusão no entendimento das mensagens, uma vez que o leitor ou ouvinte não saberiam a quem algo pertence especificamente. Por exemplo, em uma sala de aula, se um professor dissesse "Pegue o livro", sem indicar a quem o livro pertence, todos os alunos poderiam pensar que o professor está se referindo ao seu próprio livro, podendo gerar uma situação de mal-entendido.

No mundo real, a posse é um conceito muito presente em nosso cotidiano. Seja na escola, em casa, no trabalho ou na comunicação em geral, sempre há necessidade de indicar a posse de algo para alguém. Por isso, é fundamental aprender como expressar a posse corretamente na língua inglesa, para ser capaz de comunicar-se de forma eficaz e precisa, tanto na escrita como na oralidade.

As fontes recomendadas para o estudo deste tema são:

Atividade Prática

Título: The Possessives Museum

Objetivo do Projeto

O objetivo principal deste projeto é que os alunos pesquisem, examinem e explorem o uso dos casos possessivos em inglês, integrando as disciplinas de Inglês e Artes. Os alunos terão que trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas e serão incentivados a discutir e colaborar uns com os outros para atingir a meta do projeto.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de alunos irão criar "The Possessives Museum", um museu virtual dedicado inteiramente ao estudo dos casos possessivos em inglês. Cada grupo será encarregado de explorar um dos temas seguintes:

  1. Apóstrofo + 's
  2. Adjetivos possessivos
  3. Pronomes possessivos

Cada grupo deve:

  1. Realizar uma pesquisa extensa sobre seu respectivo tema, coletando informações de várias fontes.
  2. Criar uma exposição virtual para seu tema, incluindo exemplos de uso, exercícios interativos para testar o entendimento, infográficos explicativos e qualquer outra ferramenta que considere relevante.
  3. Preparar uma apresentação oral de 10-15 minutos explicando e destrinchando o tema, a ser realizada para os outros grupos e o professor.
  4. Produzir um relatório escrito compilando todas as discussões, descobertas e lições aprendidas durante o projeto.

Materiais Necessários

  • Computadores com acesso à internet
  • Livros de gramática em inglês
  • Programas de apresentação, como PowerPoint, Google Slides etc.
  • Programas para a criação de gráficos e infográficos, como Canva, Infogram etc.

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos cada.
  2. Atribua a cada grupo um dos seguintes temas: apóstrofo + 's, adjetivos possessivos ou pronomes possessivos.
  3. Instrua cada grupo a realizar uma pesquisa extensa sobre seu respectivo tema. Eles devem usar tanto fontes online quanto offline, como dicionários, livros de gramática, sites de aprendizagem de inglês, entre outros.
  4. Cada grupo deve então começar a criar sua exposição virtual. Esta exposição deve incluir exemplos de uso, exercícios interativos, infográficos explicativos e qualquer outra informação relevante que conseguiram encontrar durante sua pesquisa.
  5. Paralelamente à criação da exposição virtual, os grupos devem preparar uma apresentação oral de 10-15 minutos explicando seu tema. Esta apresentação deve ser informativa, envolvente e fácil de entender.
  6. Após a conclusão da exposição e da apresentação, cada grupo deve começar a redigir seu relatório escritos. Este relatório deve incluir a introdução do tema, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as conclusões atingidas.
  7. Finalmente, cada grupo apresentará sua exposição virtual e sua apresentação oral para o restante da turma e o professor.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. A exposição virtual: Esta é a principal entrega do projeto. Deve ser uma exposição completa e abrangente sobre o tema atribuído ao grupo, com recursos visuais, exemplos práticos e exercícios interativos.
  2. A apresentação oral: Esta apresentação deve ser realizada na frente da turma e do professor. Deve ser uma explicação clara e concisa do tema atribuído ao grupo.
  3. O relatório escrito: Esse relatório deve ser estruturado nos seguintes tópicos:
    • Introdução: Deve incluir a importância do tema, o objetivo do projeto e uma breve explicação do que é o tema.
    • Desenvolvimento: Deve detalhar a metodologia utilizada, os passos seguidos na realização do projeto, as descobertas feitas e as dificuldades encontradas.
    • Conclusões: Deve conter os principais aprendizados obtidos durante a realização do projeto, e uma discussão sobre a importância dos casos possessivos em inglês.
    • Bibliografia: Lista de todas as fontes de informações utilizadas durante a realização do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies