Contextualização
No estudo da língua portuguesa, nós nos deparamos com muitos elementos gramaticais que, juntos, ajudam a formar o sentido e o significado dos textos que lemos e escrevemos. Dentre eles, os artigos e os adjetivos têm um papel fundamental, auxiliando na clareza e na caracterização dos substantivos. Para melhor compreensão, vamos nos aprofundar nesses dois elementos específicos.
O artigo é uma das classes gramaticais que precedem o substantivo para determinar se este está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, eles também indicam o gênero e o número do substantivo. Já os adjetivos, tem como função caracterizar, qualificar e especificar esses substantivos, enriquecendo nossas frases e tornando nossa comunicação mais detalhada e expressiva.
A interação desses dois elementos gramaticais, artigos e adjetivos, possibilita criar inúmeras combinações textuais, e por meio delas, expressamos nossas ideias, intenções e emoções. Portanto, a compreensão dessas duas classes gramaticais, bem como a maneira como elas se relacionam e se modificam, é essencial para desenvolver habilidades linguísticas completas.
Quando nos comunicamos - seja oralmente ou por escrito - estamos constantemente usando artigos e adjetivos, mesmo que inconscientemente. Pensamos nas notícias que lemos, nos livros que escolhemos, nos posts que compartilhamos nas redes sociais, até mesmo na forma como descrevemos nossos sentimentos e experiências para outras pessoas, todos eles são repletos de artigos e adjetivos.
Dominar o uso desses elementos gramaticais, além de ser fundamental para entender a estrutura e a semântica da nossa língua, também nos ajuda a nos expressar de maneira mais clara, precisa e criativa. Este conhecimento nos permite, por exemplo, criar descrições mais vivas e detalhadas em nossas histórias, ou argumentar de maneira mais persuasiva em nossos textos dissertativos.
Para aprofundar seus estudos sobre o tema, recomendamos a consulta às seguintes fontes:
- Dicionário online de Português, disponível em: https://www.dicio.com.br/
- Gramática online, disponível em: http://gramaticaonline.com.br/
- Khan Academy - curso online de Português, disponível em: https://pt.khanacademy.org/humanities/grammar
Ao estudar e aplicar esses conceitos, vocês estarão aprimorando suas habilidades linguísticas e adquirindo ferramentas valiosas para expressar suas ideias de maneira mais eficaz.
Atividade Prática: "Artigos e Adjetivos em Ação"
Objetivo do Projeto
Nessa atividade, vocês vão explorar o uso de artigos e adjetivos na construção do sentido de um texto. A ideia é criar um "Livro de Histórias Alteradas", onde irão modificar uma história conhecida, alterando os artigos e adjetivos usados.
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos, compostos por 3 a 5 estudantes, irão escolher uma história curta conhecida. Pode ser um conto de fadas, uma lenda, um trecho de livro ou mesmo uma matéria de jornal. Com a história em mãos, os estudantes deverão reescrevê-la três vezes, alterando os artigos e adjetivos usados em cada versão. O desafio é alterar o sentido ou o feeling da história ao modificar os artigos e os adjetivos, sem mudar o enredo principal.
Materiais Necessários
- Papel e caneta para anotações
- Livros, revistas, jornais ou acesso à internet para a busca da história
- Computador com editor de texto
- Pasta com divisórias para organizar as versões da história
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Formação dos grupos e escolha da história: os estudantes, em grupos de 3 a 5, deverão escolher uma história curta de sua preferência.
-
Análise do texto original: Os estudantes deverão identificar e anotar os artigos e adjetivos presentes no texto original. Deverão também discutir como esses artigos e adjetivos contribuem para o sentido do texto.
-
Reescrita do texto:
- Primeira versão: Alterar os adjetivos e artigos de forma a tornar a história mais sombria ou triste.
- Segunda versão: Alterar os adjetivos e artigos de forma a tornar a história mais alegre ou brilhante.
- Terceira versão: Alterar os adjetivos e artigos de forma a tornar a história completamente neutra.
-
Discussão e análise: Após a conclusão das três versões, os estudantes deverão discutir como as mudanças influenciam o sentimento da história. Quais foram as principais diferenças observadas? Como o uso de artigos e adjetivos pode alterar a percepção do leitor sobre a história?
-
Elaboração do relatório: Os estudantes deverão trabalhar juntos para escrever o relatório detalhando todo o processo realizado. Este relatório será discutido mais adiante.
Entregas do Projeto
O grupo deverá entregar um portfolio contendo:
- O texto original da história escolhida e a análise dos artigos e adjetivos presentes.
- As três versões modificadas da história, com destaque para os adjetivos e artigos alterados.
- Um relatório detalhando o processo de escolha da história, análise do texto original, modificações realizadas e observações sobre como o uso de artigos e adjetivos alterou o sentimento da história.
Além disso, o relatório, que deverá ser redigido seguindo as seguintes diretrizes:
-
Introdução: Deverá conter a contextualização do tema (o uso de artigos e adjetivos na construção do sentido textual), a relevância do assunto, a aplicação no mundo real, assim como a importância desse trabalho para a compreensão desses elementos.
-
Desenvolvimento: Deve explicitar a teoria por trás do uso do artigo e do adjetivo no texto, a atividade (escolha e reescrita da história) com detalhes, a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. Lembre-se de discutir as impressões do grupo sobre como as mudanças realizadas alteraram o sentimento da história.
-
Conclusão: Devem retomar os pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos com o projeto e as conclusões retiradas sobre o uso de artigos e adjetivos na construção do sentido do texto.
-
Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
Enfatize que os elementos da escrita, como artigos e adjetivos, são ferramentas poderosas na mão de um escritor, capazes de construir mundos, criar atmosferas e emocionar leitores.