Entrar

Projeto: Criando e Apresentando nosso próprio Mito, Fábula e Lenda

Português

Original Teachy

'EF06LP05'

Gênero Textual: Fábulas, Mitos e Lendas

Contextualização

Na nossa vida cotidiana, estamos sempre em contato com diversas histórias, algunas vêm através de livros, outras por filmes e até mesmo por contos populares passados de geração em geração. Muitas dessas histórias são classificadas em gêneros textuais específicos denominados fábulas, mitos e lendas. Cada um destes gêneros possui características particulares que os definem e os diferenciam dos demais. Ao compreender esses três gêneros, podemos ampliar nossa percepção para as narrativas que nos cercam e conhecer um pouco mais sobre a cultura de diferentes povos ao longo da história.

Fábulas, Mitos e Lendas: Definição e Características

As Fábulas são pequenas histórias, na maioria das vezes protagonizadas por animais com características humanas, que trazem uma lição moral ao final. Geralmente, as fábulas são utilizadas para transmitir valores e ensinamentos de maneira lúdica e fácil de entender.

Os Mitos, por sua vez, são narrativas que buscam explicar a origem do universo, dos seres humanos, dos fenômenos naturais e da sociedade. São histórias sagradas e de caráter simbólico, que transmitem crenças e valores de uma cultura ou civilização.

As Lendas são histórias transmitidas oralmente ao longo dos séculos, com personagens e eventos extraordinários, que misturam elementos da realidade com o sobrenatural. Costumam estar relacionadas a uma localidade específica e retratam costumes, crenças e tradições de um povo.

A Importância dos Gêneros Textuais

Através das fábulas, mitos e lendas, podemos entender melhor como diferentes culturas veem o mundo e como transmitem seus valores e crenças de geração em geração. Além disso, esses gêneros textuais são importantes ferramentas para o desenvolvimento do pensamento crítico, da empatia, da capacidade de argumentação e da criatividade. A história e a literatura são ricas em fábulas, mitos e lendas, que têm muito a nos ensinar sobre o passado e o presente, permitindo-nos, inclusive, refletir sobre o futuro.

Material de Apoio

Os alunos podem basear-se e aprofundar-se no tema através dos seguintes recursos:

  • Mitos, Lendas e Fábulas do mundo inteiro: Este livro reúne diversas histórias representativas dos três gêneros, sendo uma excelente fonte de estudo e comparação.

  • Canal Nostalgia | Mitologia Explorada: Canal do Youtube que explora diversos mitos e lendas de forma divertida e didática.

  • Sítio do Picapau Amarelo: No site, é possível encontrar diversas fábulas contadas pelos personagens da série. Além disso, o site traz informações adicionais sobre cada história, ampliando o entendimento dos alunos sobre o gênero.

Atividade Prática: "Criando e Apresentando nosso próprio Mito, Fábula e Lenda"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é criar e apresentar um mito, uma fábula e uma lenda inéditos, desenvolvendo a habilidade de escrita, de trabalho em equipe, de argumentação, de criatividade e de comunicação dos alunos.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo, formado por 3 a 5 alunos, deverá criar uma fábula, um mito e uma lenda baseados em acontecimentos atuais, situações do dia a dia ou aspectos da cultura brasileira. Os alunos não só deverão criar as histórias, mas também apresentá-las para a classe de uma maneira criativa e engajadora.

A atividade será dividida em três partes principais:

  1. Pesquisa e Criação das Histórias: Os estudantes deverão estudar os três gêneros textuais e, em seguida, criar suas próprias histórias. Eles devem pensar em personagens, cenários, conflitos e resoluções que se encaixem em cada gênero.
  2. Produção e Prática da Apresentação: Após a criação das histórias, os alunos deverão decidir como vão apresentá-las para a classe. Eles podem criar uma apresentação de slides, um teatro, uma história em quadrinhos, um vídeo ou qualquer outra forma que acharem interessante e adequada.
  3. Apresentação: Por último, os grupos irão apresentar suas histórias para a classe, explicando por que acreditam que suas criações se encaixam nos respectivos gêneros.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para anotações e rascunhos
  • Livros, internet, vídeos e outros recursos para pesquisa
  • Materiais para a apresentação (pode variar dependendo da forma escolhida para apresentar as histórias)

Passo a Passo

  1. Formação dos grupos e um brainstorm inicial sobre possíveis temas para as histórias.
  2. Estudo individual e em grupo sobre os três gêneros textuais, com base nos materiais indicados e em outras fontes de pesquisa que o grupo achar relevante.
  3. Criação das histórias, seguindo as características de cada gênero textual.
  4. Decisão sobre como as histórias serão apresentadas e produção dos materiais necessários para a apresentação.
  5. Prática da apresentação.
  6. Apresentação das histórias para a classe.
  7. Preparação do documento final, incluindo a introdução, o desenvolvimento, a conclusão e a bibliografia.

Entregas do Projeto e Conexão com as Atividades

Após a apresentação, cada grupo deverá entregar um relatório escrito que inclui:

  • Introdução: Os alunos devem contextualizar o projeto. Para isso, devem discutir brevemente sobre os gêneros textuais e a importância desses para a sociedade e para a liguística. Além disso, devem introduzir as histórias criadas, relacionando-as com a sua relevância e aplicação no mundo real.

  • Desenvolvimento: Nesta parte, os alunos devem apresentar as histórias em detalhes, indicar a metodologia usada para a criação e para a apresentação e, por fim, discutir os resultados obtidos. Os estudantes também devem discutir como as histórias se encaixam nos gêneros apresentados, quais elementos característicos de cada gênero foram utilizados e porquê.

  • Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho, explicitar o que aprenderam com o projeto, quais habilidades desenvolveram e qual a importância do conhecimento adquirido para a sua formação.

  • Bibliografia: Todos os recursos utilizados para a base do projeto devem ser devidamente citados. Isso inclui livros, sites, vídeos e quaisquer outras fontes que os alunos tenham usado para pesquisar e se inspirar.

A apresentação das histórias, bem como o relatório, irão demonstrar a compreensão do aluno sobre os três gêneros textuais. Além disso, a atividade prática permitirá aos alunos desenvolverem habilidades diversas, desde a pesquisa e escrita até a apresentação oral e trabalho em equipe.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies