Contextualização
As aventuras urbanas remontam a um período em que os humanos estavam gradativamente se adaptando ao ambiente urbano e buscavam maneiras de usufruir o espaço da cidade mesclando atividades físicas com diferentes movimentos e estratégias. Na verdade, essas aventuras urbanas podem ser consideradas como uma reinterpretação da cidade, uma maneira de transformar a paisagem urbana em um grande campo de jogos.
Estas práticas corporais de aventura urbana mobilizam diversas habilidades físicas, mas também cognitivas e socioemocionais. Além de movimentar o corpo todo, as aventuras urbanas implicam em raciocínio rápido, planejamento estratégico, criatividade, empatia, respeito às regras e ao próximo, entre outras competências essenciais para a vida.
A Educação Física, particularmente, tem um papel crucial para introduzir ou aprofundar a temática das aventuras urbanas, não só pelo caráter prático, mas também porque é uma disciplina que pode promover conhecimentos sobre a cidade, sobre a natureza do movimento humano e sobre as relações entre pessoas e espaços.
A importância do tema "aventura urbana" reside não apenas em um contexto esportivo, mas também social. As atividades físicas urbanas, como o parkour, o skate, o ciclismo extremo, são exemplos de como as pessoas podem se relacionar com o ambiente urbano de maneira criativa e desafiadora. Nesse sentido, essas práticas podem proporcionar uma nova interpretação do espaço urbano e de como ele é utilizado.
Além disso, as aventuras urbanas são cada vez mais populares e acessíveis, sendo uma ótima maneira de promover a atividade física e um estilo de vida saudável. Elas permitem que as pessoas experimentem a cidade de maneiras diferentes, o que pode ser tanto estimulante quanto educativo.
Os alunos poderão se aprofundar nos temas propostos por meio do acesso a material didático online, como artigos, livros e vídeos. Recomendo os seguintes recursos:
- Livro "Educação Física e a Prática de Aventura na Cidade" de José Trindade (Link para o livro)
- Documentário "Urban Outdoors" disponível no YouTube (Link para o Documentário)
- Artigo "A cidade como espaço de aprendizagem: Educação Física e aventura urbana" disponível em: Link para o artigo
Atividade Prática: "Desvendando a Aventura Urbana: Descubra, Experimente, Registre e Relate"
Objetivo do Projeto
- Reconhecer e explorar o movimento humano em um ambiente urbano;
- Compreender a origem e a história das práticas corporais urbanas;
- Identificar estratégias de segurança durante a prática de atividades físicas urbanas;
- Pesquisar a influência dessas atividades na cultura e sociedade.
Descrição do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos deve selecionar uma determinada prática corporal de aventura urbana (ex: parkour, skate, ciclismo extremo) para pesquisar e experimentar.
Os alunos irão conduzir uma pesquisa teórica sobre a origem e o desenvolvimento da prática selecionada, a influência desta prática na cultura e sociedade, as regras e equipamentos de segurança, e as possibilidades de recriação.
A próxima etapa é uma experiência prática, na qual os alunos participarão de uma sessão de treinamento básico em segurança e técnica da prática escolhida, conduzido por um profissional experiente.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa
- Equipamentos específicos para a prática escolhida (ex: skate, bicicleta, equipamento de segurança)
- Local apropriado para a prática
Passo a Passo
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolham uma prática corporal de aventura urbana.
- Realizem uma pesquisa teórica sobre a prática escolhida, considerando os pontos mencionados acima.
- Organizem uma sessão de treinamento com um profissional experiente.
- Participem da sessão de treinamento, respeitando todas as medidas de segurança. Documentem a experiência com fotos e vídeos.
- Revisitem a pesquisa teórica após a experiência prática, fazendo qualquer adição ou alteração necessária.
- Escrevam um relatório final (detalhes abaixo).
Nota: A atividade deve ser realizada em um mês e cada aluno deve dedicar entre 5 a 10 horas para a sua execução.
Entregas do Projeto
Os alunos devem entregar um relatório final. O relatório deve ser estruturado nas seguintes seções:
- Introdução: Contextualizem a prática corporal escolhida e expliquem o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Aqui os alunos devem descrever a teoria pesquisada e a metodologia utilizada para a experiência prática. Devem discutir os resultados obtidos e apresentar imagens e vídeos documentando a experiência.
- Conclusão: Retomem os pontos principais da pesquisa e da experiência prática, enfatizem os aprendizados obtidos e tirem conclusões sobre a prática corporal escolhida.
- Bibliografia: Relacionem todas as fontes de informação utilizadas no projeto.
O relatório final deve ser entregue em formato digital. É esperado que o relatório tenha entre 10 a 15 páginas.