Contextualização
A argumentação é uma habilidade vital na comunicação, seja no âmbito escolar, profissional ou pessoal. Todos os dias encontramos situações onde precisamos expor nossas ideias de forma clara e persuasiva, seja para convencer um amigo a assistir a um filme específico, para persuadir nossos pais a nos deixarem sair ou para construir um texto de opinião para um trabalho escolar. Neste projeto, iremos explorar textos argumentativos, aprender a identificar suas características e, finalmente, criar nosso próprio texto argumentativo.
Um texto argumentativo, como o nome sugere, é um tipo de texto que argumenta, defende ou contradiz uma ideia ou ponto de vista. Este tipo de texto é comumente utilizado em dissertações, artigos de opinião, textos publicitários, propostas de solução de problemas, entre outros. A argumentação se baseia na exposição de ideias que convencem o leitor de uma determinada visão.
A argumentação não é apenas uma ferramenta para convencer os outros, mas também um meio de organizar nossos próprios pensamentos. Ao desenvolver um argumento, somos forçados a refletir profundamente sobre nossas crenças e questionar nossas convicções. Além disso, argumentar de forma efetiva requer que entendamos o ponto de vista dos outros, o que nos ajuda a desenvolver empatia e habilidades de resolução de conflitos.
Importância da Argumentação
A argumentação é uma capacidade essencial nas sociedades democráticas. Nosso direito de expressar nossas opiniões e influenciar o curso dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos depende de nossa habilidade de argumentar de forma efetiva. Além disso, a capacidade de compreender e avaliar argumentos é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Em nosso dia-a-dia, encontramos textos argumentativos, como por exemplo, os artigos de opinião em jornais e revistas, nos discursos políticos, em campanhas publicitárias e até mesmo nas conversas nas redes sociais. Ao compreender a estrutura e as estratégias utilizadas nesses textos, somos capazes de avaliar a validade dos argumentos apresentados e fazer escolhas mais informadas.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugiro os seguintes recursos:
- Portal Escrevendo o Futuro: Texto Dissertativo Argumentativo. Disponível em: Escrevendo o futuro
- Artigo: Como fazer um texto argumentativo passo a passo. Disponível em: Mundo Educação
- Vídeo: O que é um texto argumentativo. Disponível em: YouTube
Atividade Prática
Título da Atividade: "Argumentando em Equipe"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência prática de produção de um texto argumentativo, trabalhando em equipe. Os alunos aprenderão a desenvolver argumentos persuasivos e organizar suas ideias de forma clara e lógica.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes. Cada grupo receberá um tópico polêmico padrão (por exemplo, "Deve haver uniformes escolares?" ou "Os animais devem ser mantidos em zoológicos?") e será encarregado de elaborar uma peça argumentativa persuasiva.
Isto deve ser feito em três partes:
- Primeiro, o grupo deve pesquisar o tópico, reunindo informações e criando uma lista de argumentos a favor e contra o tópico.
- Em segundo lugar, o grupo deve discutir esses argumentos e decidir qual posição eles defenderão.
- Finalmente, o grupo irá se unir para escrever o texto argumentativo, incorporando as suas ideias e argumentos da forma mais clara e persuasiva possível.
Materiais Necessários
Os alunos precisarão de acesso à Internet para pesquisa e um computador ou papel e caneta para a escrita do texto.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- O professor divide os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
- O professor atribui um tópico a cada grupo.
- Cada grupo se reúne para discutir sua estratégia de pesquisa e delegar responsabilidades.
- Os alunos conduzem a pesquisa sobre o tópico, anotando pontos fortes e fracos de cada lado do argumento.
- Os grupos se reúnem para discutir seus achados e decidir qual posição irão defender.
- Os grupos esboçam seu texto argumentativo, organizando seus argumentos de maneira lógica e clara.
- Os alunos escrevem o texto final, certificando-se de que esteja bem escrito e claro.
- Finalmente, cada grupo submete seu texto argumentativo para avaliação.
Resultados e Documentação do Projeto
Após a conclusão das atividades práticas, cada grupo deve preparar um relatório documentando todo o processo de pesquisa, discussão e escrita. O relatório deve ser dividido em quatro partes:
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Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tópico, destacando sua relevância e aplicação no mundo real. Eles também devem estabelecer o objetivo do projeto e explicar brevemente as etapas que realizaram.
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Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos devem discutir em detalhes o processo de trabalho em equipe e o desenvolvimento do texto argumentativo. Isso deve incluir uma discussão sobre a pesquisa que conduziram, os argumentos que escolheram usar e não usar, e a decisão sobre que posição defender.
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Conclusões: Aqui, os alunos devem revisitar os pontos principais do trabalho, discutir o que aprenderam com o projeto e as conclusões que tiraram. Eles também devem refletir sobre o processo e identificar qualquer coisa que possam fazer de forma diferente no futuro.
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Bibliografia: Por fim, os alunos devem listar todas as fontes de informações que usaram durante o processo, incluindo livros, sites, vídeos, etc.