Entrar

Projeto: Diário de Bordo: Uma Viagem Inesquecível

Português

Original Teachy

'EF07LP01'

Tipologia Narrativa: Diário e Relato de Viagem

Contextualização

A tipologia narrativa é um conceito fundamental da língua portuguesa que consiste em um conjunto de características que definem um texto ou discurso, servindo como guia para a escrita ou leitura de um texto. Hoje, vamos explorar em profundidade duas formas de tipologia narrativa: o diário e o relato de viagem.

O diário é uma forma íntima de expressão pessoal e reflexão. Consiste em registros diários sobre experiências pessoais, pensamentos, emoções e atividades. É um canal para a pessoa que o escreve explorar suas ideias, registrar momentos de vida e expressar sentimentos. O relato de viagem, por outro lado, é um tipo de texto não ficcional que documenta as experiências do autor enquanto viaja. Geralmente, contém descrições detalhadas de lugares, pessoas e eventos, bem como reflexões pessoais sobre as experiências.

Ambas as formas de escrita têm muito em comum, mas também têm suas características distintivas. Ao escrever um diário, o escritor tem liberdade para explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, enquanto o relato de viagem requer um nível de objetividade, foco nos detalhes da viagem e um esforço para engajar o leitor.

Os diários e relatos de viagem podem ser encontrados em todas as partes do mundo e em todas as épocas. Muitas vezes, são um recurso valioso para os historiadores, pois oferecem insights sobre a vida cotidiana, costumes e eventos históricos. Eles também são uma fonte de entretenimento e inspiração para leitores e escritores. Imaginem por um momento como seria ler um diário de um capitão de navio do século 18, ou um relato de viagem de uma aventura à floresta Amazônica!

Para aprofundar seu conhecimento no tema, sugiro as seguintes fontes:

Atividade Prática

Título da Atividade: "Diário de Bordo: Uma Viagem Inesquecível"

Objetivo do projeto

Por meio desta atividade, os alunos serão capazes de diferenciar e praticar dois tipos distintos de tipologia narrativa: diário e relato de viagem. Este projeto visa desenvolver habilidades técnicas de escrita, além das habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.

Descrição detalhada do projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos irá planejar e escrever um Diário de Bordo de uma viagem imaginária de sete dias. A viagem pode ser para qualquer lugar do mundo, o céu é o limite. O importante é que cada dia da viagem seja registrado tanto como um dia de diário quanto como um relato de viagem.

Materiais necessários

  1. Caderno ou folhas de papel: para fazer o rascunho e anotações.
  2. Computadores ou tablets: para a criação do material final.
  3. Livros, internet, documentários: para pesquisa sobre o local escolhido para a viagem.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Pesquisa e Planejamento (duração: 1 hora): Cada grupo escolhe um destino para a viagem de sete dias. Pesquisem sobre o local escolhido, mapeiem os pontos turísticos, a cultura do local, costumes, comidas típicas etc.

  2. Rascunho (duração: 1 hora): Escrevam o rascunho para cada dia da viagem imaginária. Cada dia deve conter duas entradas: uma como um diário e a outra como um relato de viagem.

  3. Revisão (duração: 1 hora): Revisem os rascunhos, certificando-se de que os textos do diário estejam pessoais e reflexivos, e os relatos de viagem estejam detalhados e objetivos.

  4. Escrita Final (duração: 1 hora): Escrevam a versão final do Diário de Bordo em um computador ou tablet, garantindo que estejam coerentes, sem erros de ortografia ou gramática, e que estejam de acordo com o planejamento inicial.

  5. Relatório Final (duração: 1 dia): Cada grupo deve redigir um relatório do projeto composto por: Introdução (contexto do projeto, objetivo e relevância), Desenvolvimento (explicação sobre a teoria do diário e do relato de viagem, descrição detalhada da atividade realizada e discussão dos resultados obtidos), Conclusão (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões sobre o projeto) e Bibliografia utilizada.

Entrega do Projeto

Além do Diário de Bordo, os alunos devem entregar um relatório que detalha a execução do projeto: Introdução (com a relevância e a aplicação prática do projeto, o tema e o objetivo), Desenvolvimento (teoria do diário e do relato de viagem, detalhamento da atividade, metodologia utilizada e discussão de resultados), Conclusão (retomada dos pontos principais e aprendizado obtido) e Bibliografia. Com estas informações, os alunos serão capazes de compreender a distinção entre diário e relato de viagem, e a importância de cada um nas diferentes situações do cotidiano.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies