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Projeto: Construindo um Estado-nação

Geografia

Original Teachy

'EF08GE05'

Mundo: Economia dos Estados-Nações

Contextualização

Os Estados-nação são elementos fundamentais na construção do cenário político, social e econômico global. Para entendermos sua formação e economia, é importante rever certos conceitos centrais como: Estado, nação, território, governo e país. Estes conceitos são intrinsecamente ligados e são frequentemente usados de maneira intercambiável, embora tenham nuances importantes.

O Estado é uma entidade política que possui soberania, o que significa que tem autoridade suprema sobre seu território e não é sujeito a outras entidades mais altas. Uma nação, por outro lado, é um grupo de pessoas com uma sensação compartilhada de identidade, geralmente baseada em características comuns, como língua ou cultura. Desta forma, um Estado-nação é onde um Estado e uma nação coincidem, ou seja, onde um governo tem controle soberano sobre um território que abriga um grupo específico de pessoas com uma identidade comum.

Importância dos Estados-nações

A formação de Estados-nação moldou o mapa do mundo como conhecemos hoje e tem grande influência sobre as relações internacionais, economia global e a geopolítica. Com os processos de colonização, descolonização e conflitos territoriais, surgiram Estados-nação com diferentes formatos e tamanhos, recursos e populações.

A economia dos Estados-nação também é um tema fundamental. Cada país possui uma organização econômica única, que define como seus recursos são gerenciados e distribuídos. Essa organização pode variar desde a livre iniciativa privada até uma economia estatal planejada, passando por diferentes combinações entre estes extremos.

As economias dos Estados-nação não são ilhas isoladas, elas estão interconectadas pelo comércio internacional, investimentos estrangeiros e fluxos de capitais. O entendimento da economia de um país, portanto, passa pelo conhecimento da economia global e das relações econômicas internacionais.

Atividade Prática

Título da atividade: "Construindo um Estado-nação"

Objetivo do projeto

O objetivo desta atividade é aprofundar o conhecimento sobre os Estados-nação, sua formação e sua economia. Os alunos irão simular a criação de um novo Estado-nação, desenvolvendo seu sistema político, econômico e social. Isso permitirá aos alunos aplicar e testar seu entendimento sobre os conceitos discutidos.

Descrição detalhada do projeto

O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos. Cada grupo criará seu próprio Estado-nação imaginário, levando em consideração aspectos geopolíticos, econômicos e socioculturais.

Cada grupo deverá:

  1. Desenvolver a história e cultura do seu Estado-nação: Como e quando ele foi formado? Qual a sua história? Que língua(s) é(são) falada(s)? Quais são suas tradições e costumes?

  2. Definir a geografia e os recursos naturais do seu Estado-nação: Onde ele está localizado? Quais são seus principais recursos naturais e como eles influenciam a economia?

  3. Organizar o sistema econômico do seu Estado-nação: É uma economia de mercado, planejada ou mista? Quais são suas principais indústrias e produtos de exportação? Como é a distribuição de riqueza? Quais são suas políticas econômicas?

  4. Estabelecer o sistema político do seu Estado-nação: Qual é a forma de governo? Como são tomadas as decisões políticas? Quais são os direitos e deveres dos cidadãos?

  5. Identificar os principais desafios e oportunidades para o Estado-nação: Quais são as principais ameaças externas (por exemplo, conflitos com outros Estados-nação) e internas (por exemplo, desigualdade social, corrupção)? Quais são as oportunidades (por exemplo, alianças, recursos naturais não explorados)?

Materiais necessários

Para a realização deste projeto, os alunos precisarão de:

  1. Acesso à Internet para pesquisa.
  2. Papel e caneta para anotações e esboços.
  3. Software de apresentação (como o PowerPoint ou Google Slides) para a apresentação final.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos e pesquisa inicial (2 horas): Os grupos são formados e os alunos discutem inicialmente sobre o que sabem sobre os conceitos de Estado, nação, território, governo e país. Eles começam a pesquisar sobre estes conceitos e escolhem um país do mundo como sua principal inspiração.

  2. Desenvolvimento da história e cultura (2 horas): Os grupos trabalham juntos para desenvolver a história e a cultura de seu Estado-nação. Eles devem ser criativos, mas também realistas, assegurando que sua história e cultura reflitam a realidade do mundo.

  3. Definição da geografia e organização econômica (2 horas): Os grupos discutem e definem a localização geográfica e os recursos naturais de seu Estado-nação. Eles também discutem e definem como seu sistema econômico funciona.

  4. Estabelecimento do sistema político (2 horas): Os grupos estabelecem o sistema político do seu Estado-nação, incluindo a forma de governo e os direitos e deveres dos cidadãos.

  5. Identificação de desafios e oportunidades (2 horas): Os grupos identificam os principais desafios e oportunidades para o seu Estado-nação. Eles discutem como estes podem afetar a economia e a política do seu Estado-nação.

  6. Preparação da apresentação (2 horas): Os grupos preparam uma apresentação de 10 minutos sobre seu Estado-nação, que será apresentada à classe.

  7. Apresentação e discussão (1 hora): Cada grupo apresenta o seu Estado-nação à classe. Após cada apresentação, há um breve período de discussão, onde os outros alunos podem fazer perguntas e dar feedback.

  8. Redação do relatório (2 horas): Cada grupo redige um relatório detalhado sobre o projeto, que deve conter uma introdução contextualizando o tema e o objetivo do projeto, uma parte de desenvolvimento onde a teoria, a atividade prática, a metodologia utilizada e os resultados obtidos são detalhados, uma conclusão onde são explicitados os aprendizados obtidos e as conclusões do projeto e, por fim, a bibliografia utilizada.

Ao final do projeto, os alunos terão um entendimento mais amplo sobre os Estados-nação, suas economias, suas culturas e suas dinâmicas geopolíticas, além de desenvolverem competências em pesquisa, trabalho em equipe, apresentação e redação de relatórios.

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