Entrar

Projeto: Criação e Jogo da Dízima Periódica

Matemática

Original Teachy

'EF08MA05'

Dízimas Periódicas

Contextualização

A Matemática é uma linguagem universal e as dízimas periódicas são um exemplo de como ela pode se mostrar de forma curiosa e interessante. Uma dízima periódica é um número decimal que tem dígitos que se repetem infinitamente. Como exemplos temos o número 0.3333... que é uma dízima periódica simples e o número 0.123123123... que é uma dízima periódica composta.

Nesse universo de repetições, podemos encontrar uma ligação com as frações! Isso mesmo, toda dízima periódica pode ser convertida em uma fração e vice-versa. Por exemplo, a dízima 0.333... é a mesma coisa que a fração 1/3 e a dízima 0.123123... é a mesma coisa que a fração 41/333. Esse processo de conversão de uma dízima periódica em fração é conhecido como "determinação da fração geratriz de uma dízima periódica".

Dominar este conhecimento é crucial para lidar com problemas do dia a dia, como entender suas notas na escola, compreender estatísticas apresentadas em notícias ou mesmo para realizar cálculos na cozinha. É também essencial para o estudo de disciplinas mais avançadas, como Física e Economia.

Introdução ao Projeto

Neste projeto, vamos explorar de maneira didática e lúdica as dízimas periódicas e como convertê-las em frações. O objetivo é aprofundarmos nosso conhecimento, colocando em prática de maneira colaborativa e divertida os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, também iremos desenvolver habilidades importantes, como trabalho em equipe, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.

Aqui estão alguns recursos que você pode utilizar para se aprofundar no tema e se preparar para o projeto:

Estão prontos? Então, mãos à obra!

Atividade Prática: "Criação e Jogo da Dízima Periódica"

Objetivo do Projeto

Compreender o conceito de dízimas periódicas e sua relação com frações. Identificar uma dízima periódica e encontrar sua fração geratriz correspondente.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos serão compostos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro com o tema "Dízima Periódica". O jogo deve incluir perguntas sobre dízimas periódicas e suas frações geratrizes correspondentes. Além disso, o grupo deverá produzir um guia de regras que explique como jogar e as respostas corretas para cada questão.

Materiais Necessários

  • Cartolina, papelão ou outro material para o tabuleiro.
  • Papel colorido para as perguntas e respostas.
  • Canetas coloridas ou marcadores.
  • Tesoura.
  • Pequenos objetos para servirem de peças do jogo.

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Planejamento: Com base nos recursos sugeridos e em outras fontes, pesquise sobre dízimas periódicas e como encontrar a fração geratriz correspondente. Planeje o formato e as regras do jogo de acordo com o que aprenderam.

  2. Construção do Tabuleiro: Confeccione o tabuleiro do jogo, que pode ser do tipo percurso com casas numeradas, por exemplo.

  3. Perguntas e Respostas: Confeccione cartas de perguntas e respostas. As perguntas devem propôr desafios relacionados à transformação de dízimas periódicas em frações geratrizes e vice-versa. Por exemplo: "Qual a fração geratriz para a dízima 0.6666...?" ou "Qual a dízima periódica correspondente à fração 3/7?".

  4. Regras do Jogo: Escreva um pequeno manual com as regras do jogo. Inclua detalhes como quantos jogadores podem participar, como eles devem se movimentar no tabuleiro, como as perguntas devem ser feitas e respondidas, e o que acontece se uma pergunta for respondida corretamente ou erroneamente.

  5. Teste o Jogo: Jogue o jogo em seu grupo para verificar se tudo está funcionando como esperado e se as regras são claras.

  6. Relatório Final: Após concluírem o jogo, cada grupo deve preparar um relatório detalhado contendo:

  • Introdução: Explique o que são dízimas periódicas e por que são importantes. Apresente o objetivo do projeto e como ele se relaciona com o que foi aprendido em sala.
  • Desenvolvimento: Descreva o processo de criação do jogo, o conceito por trás de cada pergunta elaborada e como encontraram as respostas. Descreva as regras do jogo.
  • Conclusões: Discuta o que aprenderam durante a execução do projeto e como essa experiência pode ajudar no entendimento de dízimas periódicas. O que funcionou no jogo? O que poderia ser melhorado?
  • Bibliografia: Cite todas as fontes consultadas durante a execução do projeto.

Este projeto tem duração de uma semana. Em seguida, haverá uma sessão de apresentação onde cada grupo explicará seu jogo e mostrará seu relatório.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies