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Projeto: A Jornada da Regência

Português

Original Teachy

'EF08LP04'

Regência Verbal e Nominal

Contextualização

A Regência verbal e nominal é uma temática fundamental no estudo da Língua Portuguesa. Na regência verbal, tratamos da relação de dependência que se estabelece entre o verbo e os termos com ele relacionados, seus complementos. Alguns verbos necessitam de preposição para ligar-se a seu complemento (verbos transitivos indiretos), outros não (verbos transitivos diretos), e alguns necessitam de dois complementos, um direto e um indireto (verbos transitivos diretos e indiretos).

A regência nominal, por sua vez, se refere à relação entre um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e os termos que a ele se ligam por meio de uma preposição. O conhecimento sobre a regência nominal é de extrema importância, porque ajuda na compreensão e na produção de textos mais claros e corretos gramaticalmente.

Na Língua Portuguesa, o uso correto da regência garante a harmonia no enlace das palavras, respeitando a coerência e a coesão, que são aspectos importantes para o entendimento e a interpretação dos discursos.

A regência verbal e nominal segue regras específicas e, até para falantes nativos, pode ser um desafio utilizá-la corretamente. No entanto, a prática e o estudo dessas regras certamente aprimorarão suas habilidades de escrita e compreensão de leitura em português.

Na sociedade atual, a comunicação escrita é uma habilidade crucial e a regência verbal e nominal desempenha um papel importante na criação de textos claros, coesos e eficazes. Na escola, no trabalho e na vida cotidiana, a capacidade de expressar pensamentos e ideias de forma eficaz é valiosa.

Dominar a regência verbal e nominal é fundamental não só para o sucesso acadêmico, mas também para a capacidade de se comunicar de maneira eficaz e persuasiva em qualquer situação. Quer estejamos escrevendo um e-mail para um professor, redigindo um relatório para o trabalho, ou criando um post em uma rede social, as regras de regência podem nos ajudar a transmitir nossas ideias de forma clara e precisa.

Para esse projeto, sugiro que vocês consultem os seguintes recursos online, que apresentam explicações claras e exemplos úteis sobre a regência verbal e nominal:

Lembrando que esses recursos servem para consulta e aprofundamento, vocês devem se basear nas referências bibliográficas do livro didático e das aulas ministradas aqui na sala de aula.

Atividade Prática - "A Jornada da Regência"

Título da Atividade: A Jornada da Regência

Objetivo do Projeto: Aprofundar o conhecimento dos alunos sobre regência verbal e nominal por meio de análise, discussão e aplicação das regras em situações cotidianas, desenvolvendo um roteiro de teatro.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos divididos em grupos de 3 a 5 irão escrever e encenar um roteiro de teatro que envolve a utilização das regras de regência verbal e nominal. O roteiro deve ser original e criativo, utilizando personagens e tramas que facilitem a aplicação das regras de regência. O cenário será um tribunal, onde os personagens estarão julgando os "crimes contra a regência".

Materiais Necessários: Lápis, papel, computador para pesquisa e elaboração do roteiro.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Faça uma pesquisa aprofundada sobre as regras de regência verbal e nominal utilizando o material didático e diversar fontes online.

  2. Em grupo, discutam as regras de regência e criem uma lista de exemplos que ilustrem a correta aplicação dessas regras.

  3. Com base nos exemplos, comece a esboçar o roteiro de um teatro onde cada personagem representa uma regra de regência ou um exemplo de uso. O cenário será um tribunal e os "crimes contra a regência" deverão ser julgados.

  4. Escreva o roteiro do teatro, garantindo que todas as regras de regência verbal e nominal sejam abordadas. Certifiquem-se de que o texto do roteiro demonstra a correta aplicação dessas regras.

  5. Ensaiem e preparem-se para apresentar a peça para a turma.

Entregas do Projeto:

  • Roteiro escrito: deve incluir diálogos, descrições dos personagens, da cena e instruções de palco.
  • Apresentação do teatro: Todos os membros do grupo devem participar da apresentação.

Os alunos devem redigir um documento contendo quatro tópicos principais:

  1. Introdução: Nessa parte, os alunos devem contextualizar o tema da regência verbal e nominal, explicando sua relevância no mundo real e o objetivo do projeto que foi realizado.

  2. Desenvolvimento: Nesse tópico, a teoria sobre a regência nominal e verbal deve ser explanada, além de detalhar a atividade realizada e a metodologia utilizada. Aqui, vocês também devem apresentar o roteiro produzido e discutir a aplicação das regras nas falas dos personagens.

  3. Conclusões: Aqui os alunos devem retomar os principais pontos do trabalho, apontar o que aprenderam com o projeto e as principais observações sobre o estudo da regência.

  4. Bibliografia: Indique as fontes de pesquisa para o trabalho, incluindo livros, sites e vídeos consultados.

Essa atividade enfatiza o trabalho em equipe, a comunicação eficaz e o gerenciamento do tempo. Além disso, os alunos terão a oportunidade de praticar e aprimorar suas habilidades de escrita, enquanto aprendem mais sobre as regras de regência verbal e nominal e sua aplicação prática.

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