Entrar

Projeto: Percepção e projeção - Análise de notícias sob o prisma da denotação e conotação

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Denotação e Conotação

Contextualização

Bem-vindos ao projeto "A Palavra e seus Sentidos: Denotação e Conotação"! Lançaremos uma jornada a explorar a riqueza e complexidade do nosso idioma, enfocando nos conceitos de denotação e conotação. Antes de mergulharmos nas atividades práticas, é importante compreendermos esses conceitos.

A denotação é o significado literal, concreto, de uma palavra, conforme pode ser encontrado no dicionário. Já a conotação é o significado simbólico, figurado, de uma palavra, que depende do seu contexto de uso ou da intenção do interlocutor. Em nosso cotidiano, utilizamos ambos os tipos de significado ao comunicarmo-nos, muitas vezes de forma inconsciente!

Contudo, quando lemos ou escrevemos textos literários, argumentativos ou jornalísticos, é fundamental estarmos atentos à denotação e à conotação. A escolha da palavra correta pode definir se nossa mensagem será clara e impactante. E é aqui que entra a importância deste projeto.

As palavras não são apenas signos linguísticos, elas carregam consigo inúmeras possibilidades de interpretação. Escolher uma palavra com conotação positiva ou negativa pode influenciar a opinião do leitor, dar um tom de humor ou tristeza a uma narrativa, destacar uma notícia em detrimento de outra. Nesse sentido, o uso da denotação e conotação é uma habilidade extremamente relevante no âmbito da comunicação e expressão.

Os conceitos de denotação e conotação não se limitam apenas ao mundo literário, eles são cruciais também no universo do jornalismo, publicidade e marketing, em que a escolha de palavras é direcionada para despertar emoções e reações específicas no público. Saber diferenciar e usar adequadamente estes dois aspectos é fundamental para a interação, interpretação e análise crítica das diversas mensagens que recebemos diariamente.

Recomendo as seguintes fontes para se aprofundar no tema:

Atividade Prática

Título da Atividade: Percepção e projeção - Análise de notícias sob o prisma da denotação e conotação

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é aprofundar os conceitos de denotação e conotação, desenvolvendo a habilidade de análise crítica de textos jornalísticos. Além disso, os alunos trabalharão colaborativamente, treinando habilidades de comunicação, resolução de problemas e gerenciamento de tempo.

Descrição Detalhada do Projeto

Divididos em grupos de 3 a 5 alunos, vocês irão mergulhar no universo das notícias, analisando textos jornalísticos sob o prisma da denotação e conotação. Cada grupo deverá selecionar duas notícias sobre o mesmo fato em veículos de comunicação diferentes, focando na análise do uso dos recursos da linguagem.

A investigação deverá buscar as diferenças de linguagem nos textos selecionados e como estas alterações podem influenciar a compreensão e interpretação do leitor. Por exemplo, o que a notícia quer enfatizar? As palavras possuem um sentido denotativo ou conotativo? A notícia tende a ser mais objetiva ou subjetiva?

Além da análise, os estudantes deverão redigir uma nova notícia sobre o mesmo fato, desta vez tomando consciência das palavras usadas e seus sentidos, tanto denotativos quanto conotativos. Será um exercício de construir uma notícia equilibrada, clara e informativa.

Materiais Necessários

  • Computador ou outro dispositivo para acesso à internet
  • Papel e caneta para anotações
  • Recursos de edição de texto

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formem grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Selecione um tema que esteja em evidência no noticiário recente.
  3. Pesquise duas notícias sobre o mesmo fato em veículos de comunicação diferentes.
  4. Leia e compare as duas notícias, fazendo anotações sobre o uso de palavras com sentidos denotativos e conotativos.
  5. Discuta com o grupo a intenção das notícias, a objetividade e subjetividade presente nelas e como o uso de denotação e conotação pode influenciar a compreensão do leitor.
  6. Redija uma nova notícia sobre o mesmo fato, levando em consideração as discussões do grupo e o uso consciente de palavras com sentidos denotativos e conotativos.
  7. Revise e finalize a redação da nova notícia.

Entregas do Projeto e Redação do Documento

Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:

  1. As duas notícias selecionadas.
  2. Anotações e comentários sobre a análise das notícias.
  3. A nova notícia criada pelo grupo.

Além disso, cada grupo deverá redigir um documento seguindo o formato de relatório, contendo:

  1. Introdução: Nesta seção, os alunos devem contextualizar o tema, explicar por que escolheram as notícias e a relevância das mesmas. Além disso, devem explicitar o objetivo do projeto, mostrando a importância do aprendizado dos conceitos de denotação e conotação.
  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem apresentar as notícias analisadas, evidenciar os casos de uso de denotação e conotação e discutir a influência desses elementos na interpretação das notícias. Além disso, devem detalhar o processo de criação da nova notícia, explicando como os conceitos de denotação e conotação foram aplicados.
  3. Conclusão: Os alunos devem fazer uma reflexão sobre o aprendizado obtido durante o projeto, considerando a importância dos conceitos de denotação e conotação e como eles influenciam a comunicação. Devem retomar os pontos principais, falar sobre as habilidades desenvolvidas e tirar conclusões sobre o projeto.
  4. Bibliografia: Nesta seção, os alunos devem listar todas as fontes utilizadas durante o trabalho, incluindo as notícias analisadas, livros, sites e vídeos consultados.

Lembre-se, o mais importante é a jornada de aprendizado durante o projeto, assim, aproveitem para explorar ao máximo a riqueza da nossa língua e os recursos que ela nos oferece.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies