Contextualização
A Evolução é um dos conceitos mais fundamentais e revolucionários nas Ciências Biológicas, fornecendo a base para a compreensão da diversidade e complexidade da vida na Terra. Ela descreve o processo pelo qual todas as espécies de seres vivos se desenvolveram a partir de formas de vida ancestrais ao longo de bilhões de anos.
Dois cientistas notáveis, Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin, contribuíram significativamente para o nosso entendimento da evolução. Lamarck foi o primeiro a desenvolver uma teoria coerente da evolução, conhecida como a Lei do Uso e Desuso. No entanto, foi a teoria da Seleção Natural de Darwin que se tornou a base da evolução moderna, como a conhecemos hoje.
Introdução
O projeto "Introdução à Evolução" irá guiá-los através dos princípios da evolução, com foco particular nas teorias de Lamarck e Darwin. A lei do uso e desuso de Lamarck sugere que um organismo pode mudar durante sua vida em resposta a suas necessidades e essas mudanças são transmitidas para sua prole. Por outro lado, a teoria da seleção natural de Darwin postula que os indivíduos que possuem características úteis para o seu ambiente têm mais chances de sobreviver e se reproduzir, transmitindo essas características úteis para suas futuras gerações.
Trabalhando em grupos, vocês explorarão essas teorias, participarão de atividades divertidas e desafiadoras para solidificar sua compreensão, e elaborarão um relatório detalhando suas descobertas e compreensões.
Para se aprofundar no assunto e ter uma fundamentação teórica mais sólida, recomendo a leitura do livro "Sobre a Origem das Espécies" de Charles Darwin, publicado em 1859, um dos livros mais influentes na história da ciência e disponível em várias bibliotecas e livrarias. Sites confiáveis como o da Fiocruz (https://www.fiocruz.br/) e da BBC Brasil (https://www.bbc.com/portuguese) também oferecem uma série de artigos e reportagens sobre a evolução.
Esperamos que este projeto seja não apenas instrutivo, mas também envolvente, estimulando o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Teorias em Jogo: Uma Viagem pela Evolução"
Objetivo do Projeto
Explorar as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin através de uma atividade de dramatização.
Descrição do Projeto
Os grupos ficarão encarregados de criar e apresentar uma peça de teatro envolvendo tanto a teoria de Lamarck quanto a de Darwin. A peça deve mostrar claramente as diferenças entre as duas e demonstrar a importância da evolução.
Materiais Necessários
- Papel e canetas para escrever o roteiro.
- Materiais diversos para confecção de cenários e figurinos.
- Smartphone ou câmera para gravação da peça.
Passo a passo
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
- Primeiramente, cada grupo deve realizar uma pesquisa aprofundada sobre as teorias de Lamarck e Darwin. Essa pesquisa deve incluir as ideias principais de cada teoria, as diferenças entre elas e a importância dessas teorias para a compreensão da evolução biológica.
- Com base na pesquisa, cada grupo deve escrever um roteiro para sua peça. O roteiro deve conter diálogos claros e informativos que expliquem as teorias de Lamarck e Darwin, destacando as diferenças entre elas.
- Depois que o roteiro estiver pronto, os grupos devem produzir cenários e figurinos para a peça, e ensaiar a apresentação.
- Cada grupo deve gravar sua peça e apresentá-la para a turma. A gravação deve ser postada na plataforma digital da escola para que todos possam assistir.
Entregas do Projeto
Cada grupo de alunos deve entregar:
- A gravação da peça realizada.
- Um relatório escrito sobre o projeto. O relatório deve conter:
- Introdução: Os alunos devem contextualizar as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin, discutir a relevância da evolução e definir o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Os alunos devem explicar a teoria por trás das ideias de Lamarck e Darwin, discutir como conceberam e executaram a peça (detalhando a metodologia empregada), e apresentar uma discussão dos resultados, refletindo sobre o que aprenderam.
- Conclusões: Os alunos devem retomar pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e concluir sobre a importância do entendimento das teorias de Lamarck e Darwin para compreensão da evolução.
- Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes de informação, como livros, sites, artigos, etc., que usaram para se preparar para o projeto.
Nessa atividade, vocês colocarão em prática habilidades técnicas ao entenderem e representarem conceitos importantes da teoria da evolução. Além disso, também estarão trabalhando habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, proatividade e comunicação efetiva.