Atividade Prática
Título da Atividade: "Documentando a Crise de 1929"
Objetivo do Projeto
Criar um documentário em formato de vídeo sobre a Crise de 1929, focando na sua origem, desenvolvimento, e consequências tanto a nível global quanto no Brasil.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 componentes e cada grupo será responsável por pesquisar, roteirizar, filmar e editar um documentário de 10 a 15 minutos sobre a Crise de 1929.
A ideia é que o documentário seja dinâmico e envolvente, intercalando informações com imagens e dramatizações. Espera-se que os alunos expliquem a crise de forma clara, fazendo conexões com os conceitos teóricos estudados e contextualizando os desdobramentos da crise, tanto globalmente quanto no Brasil.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa.
- Câmera para gravação (pode ser a do celular).
- Computador com software de edição de vídeo (existem opções gratuitas e fáceis de usar).
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
-
Pesquisa: A equipe deve reunir informações suficientes sobre a Crise de 1929. Recomenda-se utilizar as fontes sugeridas e buscar outras fontes confiáveis.
-
Roteirização: Após a pesquisa, a equipe deve criar um roteiro para o documentário, dividindo a história em partes como: antecedentes da crise, a crise em si, e consequências globais e no Brasil. O roteiro deve conter todas as informações que serão transmitidas, instruções para as dramatizações e o momento de inserção de imagens.
-
Produção: A equipe grava o documentário de acordo com o roteiro, utilizando imagens, gráficos e dramatizações para ilustrar os fatos.
-
Edição: Os alunos editam o vídeo, adicionando efeitos, legendas e tudo que considerarem necessário para tornar o documentário mais atrativo e informativo.
-
Revisão e Finalização: Assista ao vídeo para garantir que todas as informações estão corretas e que o fluxo do filme está coeso e envolvente. Faça quaisquer correções necessárias.
Entrega do Projeto
Além do vídeo, cada grupo deve entregar um relatório escrito detalhando o processo de produção do documentário. O relatório deve estar dividido em:
-
Introdução: Deve contextualizar a Crise de 1929, explicar sua relevância e a motivação para realizar esse projeto.
-
Desenvolvimento: Deve explicar detalhadamente a teoria por trás da Crise de 1929, detalhar as atividades realizadas para conclusão do documentário (pesquisa, roteirização, produção e edição), demonstrar a metodologia utilizada e quais foram as principais dificuldades e soluções encontradas. Aqui também deve conter um link para assistir o documentário.
-
Conclusões: Deve retomar os principais pontos do estudo realizado, delineando o que foi aprendido e quais são as principais conclusões sobre a Crise de 1929 e seus desdobramentos.
-
Bibliografia: Deve listar todas as fontes de pesquisa utilizadas, sejam elas livros, websites, vídeos, etc.
Espera-se que, através da realização deste projeto, os alunos aprendam a importância da colaboração, gerenciamento de tempo, pesquisa eficiente, apresentação clara das informações e pensamento crítico.