Entrar

Projeto: Verbos: Gustar | Metodologia Digital | Projeto

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Gustar

Objetivos

- Reconhecer o sentido do verbo 'gustar' em diferentes contextos.

- Saber aplicar corretamente o verbo 'gustar' em frases.

- Identificar o verbo 'gustar' em textos autênticos em espanhol.

- Familiarizar-se com a estrutura sintática do espanhol.

- Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de textos em espanhol.

Você Sabia?

1. 樂 Você sabia que, em espanhol, o verbo 'gustar' é como aquele amigo que gosta mais de ver filmes do que de ir ao cinema com você? Ele é um pouco 'teimoso' e precisa de uma dor extra de cabeça para ser entendido! 

2.  Quando você diz 'Me gusta la pizza', na verdade está dizendo que a pizza é agradável para você. Imagina só, uma fatia deliciosa com o agradável título de 'ganadora'! 

3.  Procurando uma dica para aquela playlist que seus amigos vão adorar? Experimente falar na próxima vez 'Les gustan los éxitos de los 90'.

Contextualizando

 Ok, galera! Vamos embarcar numa jornada pelo universo do verbo 'gustar'! 朗 Para quem está começando a aprender espanhol, este verbo pode parecer um pouco complicado no começo. Mas calma, você vai domar essa fera! 女 Imagine que 'gustar' é tipo a sereia dos verbos: ele CANTA ao ver um objeto direto. Quase um 'canto de sereia das gramáticas'! 隆‍♂️

 Saber usar 'gustar' é como garantir o ingresso para o show dos seus filmes favoritos em espanhol.  'Me gustan las películas de acción.' Traduzindo: 'Os filmes de ação são agradáveis para mim'. Vocês notaram que a ordem das palavras na frase muda um pouco do que estamos acostumados em português? É isso aí! No espanhol, a ordem direta é a chave. ️ Relaxe, entenda e divirta-se com todas as possibilidades que este super verbão traz!

 E quem não adora um pouco de drama quando se trata de linguagem? O verbo 'gustar' não decepciona: ele pode ser totalmente o oposto do que estamos acostumados, mas isso é que é a beleza da língua. Vamos nos jogar de cabeça, ou se preferir, dar um like nessa vibe! Seus comentários e likes estão prontos? Let's get started, time to 'gustar' this ride! 

Atividade 1:  Mi Vida con Gustos! A Vida Digital e Social do Verbo 'Gustar' 

Descrição

Nesta atividade, toda a turma se unirá para criar um projeto digital interativo chamado 'Mi Vida con Gustos'. O objetivo é explorar os gostos e preferências de todos utilizando o verbo 'gustar' e toda a criatividade digital que vocês têm! Vocês irão criar uma linha do tempo interativa digital, que pode ser apresentada em formato de e-book, blog colaborativo ou até mesmo um site. Essa linha do tempo vai mostrar diversas postagens em que cada aluno ou grupo de alunos compartilhará suas preferências utilizando o verbo 'gustar' em situações variadas e divertidas. A ideia é conectar o aprendizado do verbo 'gustar' com o cotidiano, interesses pessoais, e o uso das redes sociais.

Materiais Necessários

- Acesso à internet

- Celulares com câmera

- Ferramentas de edição de vídeo e imagem (ex.: iMovie, Canva, Adobe Spark)

- Plataforma de blogs (ex.: WordPress, Blogger) ou de sites (ex.: Wix, Weebly)

- Conta de e-mail e plataformas de compartilhamento (ex.: Google Drive, OneDrive)

- Dicionário de Espanhol

- Caderno e caneta

Passo a Passo

  • Divisão de Tarefas: Divida a turma em pequenos grupos, cada um responsável por categorias específicas de postagens (ex.: comida, música, esportes, filmes).
  • Pesquisa e Planejamento: Cada grupo realizará uma pesquisa aprofundada sobre sua categoria de postagens, coletando informações, imagens, e exemplos de uso do verbo 'gustar'.
  • Criação de Conteúdo: Os alunos devem criar conteúdos diversos, como textos, fotos, vídeos, depoimentos em áudio, e outros materiais que ilustrem suas preferências.
  • Edição de Materiais: Use ferramentas de edição de vídeo e imagem para polir o conteúdo criado. Garanta que todos os materiais estejam bem-estruturados e visualmente atraentes.
  • Criação da Linha do Tempo Digital: Comece a montar a linha do tempo interativa em uma plataforma de blogs ou um site, colocando cada postagem na ordem cronológica correta. Não se esqueça de oferecer interatividade na página.
  • Revisão entre Grupos: Permita que os grupos revejam o trabalho dos outros, oferecendo feedbacks construtivos para melhorias.
  • Publicação: Torne a linha do tempo digital acessível ao público, finalizando com um evento de lançamento onde toda a turma apresenta suas seções e compartilha o link com amigos, familiares e outros alunos.
  • Interações e Respostas: A turma deve interagir com as postagens dos outros grupos, respondendo a perguntas, votando em enquetes e compartilhando conteúdos nas redes sociais para promover o projeto.
  • Análise e Reflexão: Após um período de interações, a turma deve coletar as análises e insights obtidos, gerando um relatório ou apresentação final sobre os principais resultados e aprendizados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma linha do tempo digital interativa que explore o verbo 'gustar', composta por postagens, imagens, vídeos, interações da turma e de cada aluno. Esta linha do tempo será hospedada em uma plataforma de blogs ou como um site online, e deve estar organizada de forma clara e atraente. Deve conter interações com enquetes, perguntas abertas, respostas dos seguidores (da turma ou familiares), permitindo uma visão ampla e dinâmica das preferências de todos usando o verbo 'gustar'. Veículos como blogs ou sites devem ser públicos e facilmente acessíveis para professores e alunos da turma.

Atividade 2:  Mini Filme Interativo: Descubra os Muitos Sentidos do Verbo 'Gustar' 

Descrição

 Vamos colocar toda a criatividade e conhecimento linguístico em prática! Nesta atividade, vocês vão trabalhar juntos para criar um mini filme interativo explorando os diferentes contextos de como o verbo 'gustar' pode ser utilizado. Vocês vão misturar língua, cultura e tecnologia para dar vida a personagens, situações e histórias que exemplifiquem os usos variados deste verbo tão interessante! Não é preciso muita experiência com filmagem - o objetivo é se divertir e aprender enquanto vocês criam um filme que servirá de material de estudo e diversão para outros alunos.

Materiais Necessários

- Acesso à internet

- Celulares com câmera ou webcam

- Computador com programas de edição de vídeo (ex.: iMovie, Adobe Spark, Kinemaster)

- Dicionário de Espanhol

- Plataforma de compartilhamento de vídeos (ex.: Google Drive, YouTube, Vimeo)

- Fantasia e adereços básicos para as filmagens (podem ser coisas que você já tem em casa!)

- Conta de e-mail para compartilhamento de arquivos

Passo a Passo

  1. Brainstorm em Grupo: Reúna a turma para discutir ideias sobre diferentes situações nas quais o verbo 'gustar' pode ser utilizado (ex.: músicas, filmes, comidas, hobbies). Dividam-se em equipes responsáveis por cada segmento do filme.
  2. Pesquisa e Roteiro: Cada equipe deve pesquisar sobre sua categoria e elaborar um pequeno roteiro com diálogos que usem o verbo 'gustar' de maneira correta. Lembre-se de contextualizar bem as situações e enriquecer o vocabulário.
  3. Preparação de Cenários e Figurinos: Use a criatividade para criar cenários e conseguir figurinos simples com itens que vocês já tenham em casa. Esses elementos ajudarão a dar vida ao filme.
  4. Gravação dos Segmentos: Utilizem os celulares ou webcams para gravar os diálogos. Ensaiem bem antes para garantir uma boa interpretação. Certifiquem-se de que os lugares estão bem iluminados e o áudio audível.
  5. Edição do Vídeo: Use programas de edição de vídeo disponíveis, como iMovie ou Adobe Spark, para cortar cenas, incluir transições e adicionar legendas em espanhol. Façam um piloto com pequenos trechos para ajustar possíveis falhas.
  6. Interações Interativas: Adicionem alguns momentos interativos entre os segmentos, como perguntas sobre o vocabulário ou pequenos desafios durante o filme. Isso deixará a experiência mais dinâmica e educativa.
  7. Revisão entre Equipes: Troquem o material editado e deem feedback uns aos outros. Façam as correções necessárias e regravem se preciso. A coesão do filme é fundamental.
  8. Lançamento e Divulgação: Após a finalização, subam o filme em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Criem uma campanha de lançamento nas redes da turma e convidem outras turmas para assistir e participar de discussões sobre os usos do verbo 'gustar'.
  9. Reflexão e Discussões: Organize uma sessão de perguntas e respostas após a exibição do filme, discutindo os desafios encontrados, o aprendizado obtido e curiosidades linguísticas que surgiram durante a criação do projeto.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um mini filme interativo, hospedado em uma plataforma de compartilhamento de vídeos, que explore vários contextos de uso do verbo 'gustar'. Este filme deverá conter diversos segmentos com cenas, diálogos e situações onde o verbo 'gustar' é utilizado de maneira correta e criativa. O filme deverá ter uma introdução e uma conclusão, e segmentos interativos, como perguntas ou quiz sobre vocabulário. Garanta que as falas estejam audíveis e que haja legendas em espanhol para auxiliar na compreensão. Ao final, façam uma festa do lançamento do filme, divulguem nas redes sociais da turma e preparem-se para aproveitar essa produção e aprender juntos de forma divertida!

Atividade 3:  História Interativa e Recursos Diários com o Verbo 'Gustar' 

Descrição

Esta atividade tem como objetivo criar uma coletânea digital e interativa de histórias com a turma, onde o verbo 'gustar' será o fio condutor de tramas envolventes e criativas no cotidiano. Cada aluno ou grupo de alunos ficará responsável por uma parte da história, que será integrada a uma narrativa coesa sobre a rotina de pessoas diferentes, abordando seus gostos, hábitos e preferências. O resultado final será uma série de interações digitais (como e-books, podcasts e vídeos) onde cada episódio explore a vida das personagens, utilizando o verbo 'gustar' em situações do dia a dia. Além de desenvolver a compreensão e uso do verbo 'gustar', os alunos vão aprimorar suas habilidades de escrita, criação e interação online.

Materiais Necessários

- Acesso à internet

- Celulares ou computadores com aplicativos de edição de áudio e vídeo (ex.: iMovie, Audacity, Canva)

- Plataforma de compartilhamento de textos e áudios (ex.: Google Drive, Google Classroom, SoundCloud)

- Ferramentas de escrita e criação (ex.: Google Docs, Figma, Canva)

- Dicionário de Espanhol

- Conta de e-mail para compartilhamento de arquivos

- Fones de ouvido (para gravação e edição de áudio)

Passo a Passo

  1. Divisão de Tarefas: Divida a turma em grupos, cada um responsável por um episódio da história. Cada grupo deve definir as personagens e o enredo de seu episódio.
  2. Brainstorm e Planejamento: Realize uma sessão de brainstorming em grupo e defina o esqueleto da narrativa geral. Cada grupo vai detalhar os aspectos específicos do seu episódio (personagens, contexto, conflito principal).
  3. Pesquisa e Criação: Pesquisem sobre o cotidiano das personagens e os gostos que serão abordados. Usem o dicionário de espanhol para enriquecer o vocabulário. Desenvolvam um roteiro detalhado para o episódio.
  4. Escrita e Diálogo: Escrevam os diálogos utilizando o verbo 'gustar' de forma correta e contextual. Se necessário, revisem a estrutura gramatical com o professor. Utilizem ferramentas de escrita para compartilhar e editar os textos (ex.: Google Docs).
  5. Gravação e Edição: Utilizem celulares ou computadores para gravar os diálogos. Editem os áudios e vídeos para garantir clareza e qualidade. Inseram efeitos sonoros e visuais, quando achar necessário.
  6. Integração dos Episódios: Reúnam todos os episódios criados em uma sequência coesa, garantindo a continuidade e interligação das histórias.
  7. Publicação e Interação: Publiquem a coletânea final em uma plataforma de compartilhamento (ex.: Google Drive, SoundCloud). Criem postagens de divulgação nas redes sociais para chamar a atenção de outros alunos e familiares.
  8. Feedback e Discussão: Organizem uma sessão de feedback entre grupos para compartilhar impressões e aprimoramentos do projeto. Discutindo os desafios encontrados e os principais aprendizados com a turma.
  9. Reflexão Final: Com base nos feedbacks recebidos, elaborem um relatório reflexivo sobre o processo de criação da coletânea, destacando os principais ganhos de aprendizado e a aplicação do verbo 'gustar'.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma coletânea digital interativa de episódios, que pode ser apresentada em formato de e-book, podcast ou série de vídeos. Cada episódio constituirá parte de uma história maior, explorando diferentes personagens e suas rotinas, utilizando o verbo 'gustar' para destacar gostos e preferências. A coletânea deverá ser publicada em uma plataforma de compartilhamento, permitindo a interação com a turma e o público. Garanta que o material seja bem-organizado, de fácil acesso e com conteúdo visual e sonoro atrativo. Esta coletânea deve ser pública e facilmente acessível para alunos, professores e familiares.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies