Contextualização
A ética é o estudo de princípios que orientam nosso comportamento, valorizando o que é moralmente certo ou errado. Em um mundo globalizado, entender a ética torna-se ainda mais desafiador considerando a diversidade cultural, social, política e econômica.
Ao longo da história, surgem variados sistemas éticos que refletem os contextos em que são formulados, e nesse contexto atual é importante saber aplicar esses sistemas ao encontro das diferentes sociedades e culturas. A ética global, por sua vez, é o campo que explora essas questões em uma escala global, ampliando seu escopo para além das fronteiras nacionais e culturais.
Com a globalização, questões éticas se intensificam e novas surgem, onde uma ação em determinado lugar pode afetar indivíduos, comunidades e até mesmo ecossistemas em diferentes partes do mundo. A propagação de informações e a facilidade com a qual ideias e produtos são trocados, por exemplo, suscitam questões éticas sobre direitos autorais, privacidade de dados e responsabilidade social corporativa.
Este projeto irá explorar diversos aspectos dessas questões, abordando tópicos como ética nas relações internacionais, ética ambiental, ética empresarial e ética na tecnologia. A proposta é aprofundar o entendimento dos alunos sobre como esses tópicos se conectam e se entrelaçam em uma era globalizada.
Para iniciar os estudos, sugiro os seguintes recursos:
- O livro "Ética Prática", de Peter Singer, que lança luz sobre questões éticas atuais.
- O documentário "The Social Dilemma" (O Dilema das Redes), disponível na plataforma Netflix, que discute ética na era digital.
- Artigos científicos disponíveis no portal de periódicos da CAPES.
- Reportagens sobre o tema em noticiários conceituados, como Folha de São Paulo, El País e BBC Brasil.
Esses recursos fornecerão uma base sólida para o desenvolvimento do projeto, estimulando um debate enriquecedor sobre a relevância da ética no mundo globalizado.
Atividade Prática
Título da Atividade: Ética em Perspectiva Global: Um Mosaico Cultural
Objetivo do Projeto:
Aprofundar o entendimento e aplicação prática dos princípios éticos nas diferentes áreas da sociedade globalizada, abordando a ética nas relações internacionais, ética ambiental, ética empresarial e ética na tecnologia. Espera-se que cada grupo de 3 a 5 alunos escolha um desses segmentos para ser explorado durante o projeto.
Descrição Detalhada do Projeto:
Este é um projeto de investigação que exigirá pesquisa, discussão, colaboração e apresentação. Cada grupo de alunos será responsável por escolher uma das quatro áreas do estudo da ética (ética nas relações internacionais, ética ambiental, ética empresarial ou ética na tecnologia) e conduzir um profundo estudo de caso sobre um tema específico dentro desta área. Eles irão investigar, discutir e apresentar suas descobertas em uma apresentação oral e um relatório escrito.
Materiais Necessários:
Os alunos precisarão de:
- Acesso à internet para conduzir pesquisas.
- Computador ou bloco de notas para tomar notas e escrever o relatório.
- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides ou similares) para criar a apresentação oral.
Passo-a-Passo do Projeto:
Segue um guia detalhado para a realização do projeto:
-
Formação dos Grupos: Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
-
Escolha do Tema: Cada grupo deve escolher um tema entre as quatro opções disponíveis (ética nas relações internacionais, ética ambiental, ética empresarial ou ética na tecnologia).
-
Realização da Pesquisa: Pesquisar sobre o tema escolhido, coletando dados, estatísticas, exemplos práticos e teorias existentes sobre o assunto. O objetivo é entender profundamente a questão ética no contexto globalizado.
-
Discussão e Análise: Com base na pesquisa realizada, cada grupo deve discutir e analisar a questão ética escolhida, considerando diferentes perspectivas, práticas culturais e implicação global.
-
Preparação da Apresentação: Com base na pesquisa e discussão, os grupos devem preparar uma apresentação contendo uma descrição detalhada do problema, argumentos éticos, exemplos práticos, possíveis soluções e conclusões.
-
Preparação do Relatório: Paralelamente à preparação da apresentação, os alunos devem compilar um relatório abrangente, incluindo todos os quatro tópicos principais (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia). É importante que o relatório reflita o trabalho em equipe, a pesquisa realizada e os argumentos e conclusões obtidos.
-
Apresentação do Trabalho: Cada grupo apresentará seu trabalho para a turma, seguido de uma sessão de perguntas e respostas com outros alunos e professores.
Considerando suas complexidades, este projeto pode exigir mais de doze horas de trabalho por aluno, abrangendo tanto a pesquisa e discussão em grupo, quanto a preparação da apresentação e do relatório.
Entrega do Projeto e Orientações para o Documento Escrito:
A entrega do projeto consistirá de uma apresentação oral e um relatório escrito. A apresentação oral deve ser clara, envolvente e abrangente, detalhando todas as descobertas e conclusões dos alunos. O relatório escrito deve ser estruturado em quatro partes principais (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia), onde:
-
Introdução: Os alunos devem explicar o objetivo do seu projeto, por que escolheram o tema específico e qual sua relevância no mundo globalizado.
-
Desenvolvimento: Esta parte deve conter detalhes da pesquisa realizada, argumentos éticos considerados, exemplos concretos, teorias existentes e discussões feitas pelo grupo. Nessa seção, é importante descrever a metodologia usada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Os alunos devem retomar os pontos principais, demonstrando os aprendizados obtidos, reflexões e conclusões tiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Deve-se listar todas as fontes que foram consultadas durante a realização do projeto.
Ao final do projeto, espera-se que os alunos tenham adquirido habilidades técnicas, como a capacidade de analisar a ética no mundo globalizado, e habilidades socioemocionais, como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo e proatividade.