Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Simulação e Análise Estática de uma Ponte de Palitos

Lara da Teachy


Física

Original Teachy

'EM13CNT306'

Estática: Corpo Rígido

Contextualização

Introdução Teórica

A Física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza, e dentro dela temos a Mecânica, que estuda o movimento dos corpos e as forças que neles atuam. Dentro da Mecânica, temos um ramo chamado "Estática", que é o estudo da Física que trata das condições sob as quais um corpo ou sistema de corpos permanece em repouso ou em movimento uniforme. Em outras palavras, é o estudo dos corpos que não estão acelerando.

O termo "corpo rígido" é usado para descrever um corpo cuja forma e tamanho são fixos e não mudam sob a influência de forças externas. Isto é, um corpo rígido não se deforma ao ser submetido a forças. Na realidade, não existe nenhum corpo perfeitamente rígido, mas usamos este modelo para simplificar o estudo de muitos sistemas físicos.

No estudo da estática de um corpo rígido, dois conceitos são fundamentais: forças e momentos. Uma força é uma ação que tem a capacidade de alterar a velocidade ou a forma de um corpo. Já o momento de uma força, também conhecido como torque, é uma medida da capacidade dessa força de girar um corpo em torno de um ponto ou eixo.

Importância e Contextualização

A estática é muito importante na vida cotidiana e em várias áreas da ciência e da engenharia. Ela nos permite compreender e prever quando e por que os objetos são estáveis ou instáveis. Pontes, edifícios, gruas, prateleiras de livros, e muitos outros objetos e estruturas que usamos todos os dias foram projetados com a ajuda da estática.

Cada vez que você senta em uma cadeira, se apoia em uma mesa, carrega uma mochila, ou até mesmo quando está de pé, você está interagindo com a estática. As forças exercidas por e contra esses objetos devem estar equilibradas para que continuem em repouso. E como podemos descrever e calcular estas forças? Com os conceitos e leis da estática!

Atividade Prática: Simulação e Análise Estática de uma Ponte de Palitos

Objetivo do Projeto

A atividade tem como objetivo aplicar conceitos de estática na construção de uma ponte de palitos, para analisar a resistência dos materiais e os princípios de distribuição de força e equilíbrio. O projeto visa fomentar a colaboração e o trabalho em equipe, o planejamento e execução de um projeto prático, a análise de resultados e a comunicação de suas descobertas.

Descrição do Projeto

Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por projetar e construir uma ponte de palitos que será capaz de suportar a maior quantidade de peso possível. A ponte deve ser feita exclusivamente de palitos de madeira e cola branca.

Após a construção, os alunos realizarão testes nas pontes colocando pesos progressivamente maiores até que a ponte ceda para determinar a carga máxima que sua estrutura pode suportar.

Materiais Necessários

  • Palitos de madeira (podem ser de churrasco ou de picolé)
  • Cola branca
  • Pesos diversos para testar a resistência da ponte (podem ser livros, latas de alimentos, etc.)
  • Escalas para medir a força
  • Régua ou fita métrica

Passo a Passo

  1. Pesquisa e Planejamento: Antes de começar a construção, os alunos devem pesquisar sobre estruturas de pontes, conceitos de força e momento e princípios de equilíbrio. Isso os ajudará a planejar a construção de sua ponte. O plano deve ser esboçado no caderno, indicando a forma da ponte, onde as forças serão aplicadas e como farão para garantir que a ponte esteja em equilíbrio.

  2. Construção: Os alunos, então, iniciam a construção de sua ponte com base no desenho planejado. Deve-se tomar cuidado para garantir que todos os palitos estejam bem colados e que a estrutura esteja o mais simétrica possível para garantir seu equilíbrio.

  3. Testes: Após a ponte estar completamente seca, os alunos deverão realizar o teste de resistência, aplicando gradualmente mais peso à ponte e registrando quanto peso ela consegue aguentar antes de ceder.

  4. Análise e Relatório: Com base nos resultados dos testes, os alunos deverão analisar por que a ponte cedeu onde cedeu, como as forças estavam distribuídas e o que poderiam ter feito para fortalecer a ponte. Essa análise deve ser incluída no relatório do projeto.

Entregas do Projeto e Documento Escrito

Os alunos deverão entregar a ponte construída, bem como um relatório escrito que deve incluir:

  1. Introdução: O aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
  2. Desenvolvimento: Explicação detalhada do desenho e construção da ponte, descrição dos testes realizados e apresentação dos resultados obtidos. Os alunos devem discutir sobre como as forças e os momentos foram pensados e calculados durante a construção. Explicar a seleção e uso de materiais, ferramentas e técnicas empregadas durante o projeto.
  3. Conclusões: Discussão sobre o desempenho da ponte, os resultados dos testes e as conclusões retiradas sobre o projeto. Retomar os pontos principais, explicar os aprendizados obtidos e como os conceitos de estática foram aplicados na prática. Avaliar o trabalho em equipe, os desafios encontrados e como foram resolvidos.
  4. Bibliografia: Indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

A duração do trabalho deve ser de cerca de um mês, e espera-se que cada aluno dedique entre 5 a 10 horas de trabalho ao projeto.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Óptica Geométrica: Problemas de ângulo Limite | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Inércia em Movimento: Entendendo a Quantidade de Movimento
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Desafio da Garrafa Térmica
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Espelhos Convexos e Côncavos: Equação de Gauss | Metodologia Socioemocional | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies